Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2016

Deus vai fazer você pedir penico.

Pedir penico é uma expressão usada para se referir quando alguém se rende numa batalha ou partida de futebol. Em Ezequiel 40-43 Deus da uma visão das medidas detalhadas do novo templo feita por um homem que parecia de bronze aos olhos de Ezequiel. Este homem de bronze tinha nas mãos uma cana de medir e estava vestido de linho; isso mostra que Deus queria reconstruir o templo com purificação, um renovo do prédio e da religião daquele povo que a tinha corrompido. As medidas são metricamente detalhadas em 122 versículos para serem relatadas aos exilados judeus na Babilônia com o seguinte propósito: "Filho do homem, descreva o templo para a nação de Israel, para que fiquem envergonhados dos seus pecados. Que eles analisem o modelo, e, se ficarem envergonhados por tudo o que fizeram, informe-os acerca da planta do templo — sua disposição, suas saídas e suas entradas — toda a sua planta e todas as suas estipulações e leis. Ponha essas coisas por escrito diante deles para que sejam fiéi

Contrastes berrantes parte 2. Oleo de alegria e manto de justiça.

É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias. Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano Senhor fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações. Isaías 61.10-11 Este trecho de Isaías fala de libertação para o povo de Deus cativo no exílio; mas principalmente é uma profecia com respeito a Jesus Cristo que veio para nos libertar das trevas de nossos pecados. Estes dois versículos (10, 11) demonstram uma ação e iniciativa de Deus (GRAÇA) em vestir seu povo com SALVAÇÃO e colocar o manto da JUSTIÇA neles. Justiça é o contrário de pecado e só a Graça de Deus pode fazer isso. No versículo 8 de Isaías 61 lemos que o Senhor ama a justiça e odeia o roubo. A palavra manto de justiça no versículo 10 é muito interessante porque esse vestuári

Contrastes berrantes: C.L.T e C.L.J.

‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados. Isaías 58.3 Acima esta a reprovação de Deus á manifestação do povo que estava exigindo dele seus direitos ou recompensas por terem jejuado. Uma espécie de C.L.J (Consolidação das leis dos jejuadores). O mesmo erro que hoje em dia muitas denominações ensinam seus membros a fazerem; jejum para benefício próprio, principalmente material e financeiro. E quando alguns conseguem, acabam dando seus testemunhos que abriram suas micro empresa e deu certo. Já notaram quanto tem aumentado esses testemunhos nas denominações de hoje? Acabam repetindo um antigo erro encabeçado por uma grande denominação, cujo bispo que não quero mencionar mas começa com "Ma" e termina com "cedo"; que prosperou com a compra de uma emissora de TV que também não vou mencionar. Só sei que começa com rede e termina co

Vencedores ou mercadores?

Para casa. (Texto 1). " ‘Ora, a sua impureza é a lascívia. Como eu desejei purificá-la mas você não quis ser purificada de sua impureza, você não voltará a estar limpa, enquanto não se abrandar a minha ira contra você. Ezequiel 24.13 Lascívia, volúpia e luxuria são sinônimos. Significa grande prazer nos sentidos; se deliciar nos sentidos. Sentidos: Tato, olfato, visão, audição e paladar. Oolá envolveu-se em prostituição enquanto ainda era minha; ela se encheu de cobiça por seus amantes, os assírios, guerreiros" Ezequiel 23.5 Cobiça, ânsia e ambição são sinônimos. Significa afeição desordenada, desejo veemente por alguma coisa. Cobiça e lascivia foi o motivo da queda das cidades de Samaria e Jerusalém. Todo ser humano tem essa estrutura falha e por isso Deus enviou Jesus como solução: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os

Evangelho sem tênis caro.

Pois assim diz o Senhor: "Vocês foram vendidos por nada, e sem dinheiro vocês serão resgatados". Isaías 52.3 Deus não pode ser comprado, não favorece os milionários, e pra salvar não cobra uns trocados. O povo de Deus perdeu a guerra e foi exilado; e isso foi disciplina de Deus, e Deus também iria resgata-los. Tudo de Graça. Deus trabalha de Graça. Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! " Isaías 52.7 Um mensageiro de boas notícias daquela época não tinha tênis caro; o terreno das montanhas era acidentado; Em seus pés deviam ter quantos calos? Os pés eram desgastados pois não usavam carros. Aqueles pés eram belos não pelo estado Mas por anunciar um reinado; Não de homens falhos. A boa nova é que Deus, e não os homens,  reina e salva. Cantem juntamente de alegria, vocês, ruínas de Jerusalém, pois o Senhor consolou o seu povo, ele

Qinah um lamento em quarta de cinzas.

O fogo espalhou-se de um dos seus ramos principais e consumiu toda a ramagem. Nela não resta nenhum ramo forte que seja próprio para o cetro de um governante’. Esse é um lamento e como lamento deverá ser empregado". Ezequiel 19.14 O capitulo 19 de Ezequiel é uma elegia; ou seja, um poema hebraico cantado em momentos fúnebres ou muito tristes. Esta melodia melancólica expressa o pecado dos líderes e do povo, e sua consequência final que foi o exílio. O final do verso faz entender que qualquer um que o ouvisse ou lesse o poema, saberia que é um poema triste. (Esse é um lamento e como lamento deverá ser empregado"). O nosso pecado deve nos causar este sentimento de tristeza; o pecado da nação também, pois o amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; como lemos em 1 Co 13.6. Ha 16 anos atrás era comum em igrejas históricas um momento no culto chamado de contrição. Estar contrito é ficar triste por ter ofendido a Deus com pecados. Um exemplo é o Salmo 51 ond

Doxologia além da utopia.

Esse é o tipo de texto que talvez poucos leiam até o fim. Na minha adolescência, antes de ser convertido ao Evangelho, costumava ouvir um rap do grupo racionais que contava o desenrolar de um assalto à banco; e certo trecho onde um dos ladrões vislumbrando o sucesso da ação dizia algo parecido com isso: "....depois, só praia e drogas, e se relacionar sexualmente com as burguesas em Fernando de Noronha". Hoje na minha maioridade tenho percebido que todos têm um sonho de consumo. Por exemplo o arquipélago de Fernando de Noronha no estado de Pernambuco é o paraíso de artistas, empresários, jogadores de futebol, cantores, líderes religiosos, políticos e criminosos. Aliás todo ser humano deseja um paraíso. Todos são utopianos; e utopia foi o título do livro de Thomas Morus em 1516. Alguns historiadores dizem que ele ficou impressionado com as narrações de Américo Vespúcio sobre a descoberta de Fernando de Noronha, em 1503. Utopia quer dizer lugar que não existe. Todas correntes po