Eu decreto!

Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, para que fossem obedecidas.
Atos 16:4

Sim, ok; mas que decisão foi essa?

Esta decisão vem do grego "Dogmah"; quer dizer dogma ou decreto.
Hoje em dia devemos lembrar o que os apóstolos decreetaram ou deram ênfase como doutrina primária e comparar com os "eu decreto!" das musicas gospel atuais.
Agora vamos ver o que os apóstolos decidiram de acordo com o capítulo anterior, Atos 15 e comparar com os "eu decreto!" das musicas gospel atuais tocadas nas rádios.
Em Atos 15 vemos que alguns judeus estavam dizendo aos irmãos que para serem salvos tinham que serem circuncidados de acordo com a Lei de Moisés.
Então os apóstolos fizeram um concílio em Jerusalém que após muita discussão, decidiu quais pontos os gentios que estavam se convertendo deviam observar.
Primeiro os apóstolos ressaltaram que a salvação é pela Graça de Deus no sacrifício de Cristo.
Depois de enfatizar a misericórdia de Deus, os apóstolos designaram 3 observações ou situações que os gentios convertidos tinham que se abster ou se manterem longe.

"Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus.
Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.
Pois, desde os tempos antigos, Moisés é pregado em todas as cidades, sendo lido nas sinagogas todos os sábados".
Atos 15:19-21

(se abstenham de 1-comida contaminada pelos ídolos, 2-da imoralidade sexual, 3-da carne de animais estrangulados e do sangue.)
Esse era o "eu decreto" dos apóstolos para os gentios recém convertidos daquela região.
Resumindo; 1-Não só manter-se longe da comida, mas da idolatria em si.
2-Manter-se longe da imoralidade sexual que é tão forte em nossos dias; seja na tv, internete ou ao vivo.
3-Manter-se longe do sangue; não por questões de judaismo, mas porque naquela época era comum o uso de sangue em várias refeições dos gentios, até as mais simples pr causa de cultura idólatra. Não era simplesmente uma galinha ao molho pardo, mas os gentios daquela regiaão usavam o sangue em praticamente tudo, até em acordos entre pessoas eles bebiam; era algo ritual que tinham que abandonar.
Esses três decretos ou dogmas dos apóstolos tinha como resumo a luta contra o pecado por amar a Deus e o respeito ao próximo; através da Graça que de antemão nos alcansou em Cristo.
Agora é só pegarmos esses decretos de Atos 15 e compararmos com os "eu decreto!" nas musicas gospel de hoje; será que tem algo diferente?
Decretar benção e prosperidade hoje é fácil; mas decretar luta contra o pecado através da Graça de Cristo foi o que foi feito em Atos 15.

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.