Lutando o bom combate.


Certamente Deus faz promessas; no entento quem Deus amava mais, Jacó ou Paulo?
A Jacó a promessa foi (Gn 28.13-15; Te darei a terra que estás deitado e farei de ti uma grande nação).
A Paulo a promessa foi (At 9.15-16; Ele será meu instrumento e lhe mostrarei o quanto  deve sofrer pelo meu nome).
A resposta é que Deus amava igualmente os dois.
A maior benção de Jacó não foi a prosperidade, mas quando ele lutou com Deus e teve o nome mudado. (Ler Gn 32-33).
Jacó voltou para sua parentela pr ordem de Deus (Gn 31.3), Neste percurso avistou anjos de Deus que vieram ao encontro dele (Gn 32.1), estava escoltado por um exército celestial, isso o podia deixar soberbo, mas ele queria fazer as pazes com seu irmão Esaú.
Quando ficou sabendo que Esaú também estava vindo ao seu encontro com 400 homens (Gn 32.6) talvez poderia pensar "se é briga que ele quer, terá", mas não foi isso que Jacó pensou. Jacó teve medo e se angustiou (Gn 32.7-12) mas ele não parou por aí, mas orou e pediu para que Deus o livrasse.
O medo não o paralizou, ele orou e continuou no intuito de fazer as pazes com Esaú, isso de forma humilde respeitosa e se sujeitando a seu irmão (Gn 32.13-14).
Quando chegou a noite Jacó passou por uma luta que marcaria sua vida, e essa luta não tinha ninguém com ele , era só ele e Deus no vale (Gn 32.22-24).
Jacó lutou, perseverou, chorou, teve a coxa deslocada pelo Anjo, mas não parou, e implorou que só o deixaria ir embora quando o abençoasse (Gn 32. 25-26); em hebraico a palavra utilizada aí é Barak, dizer que sou bendito, encontrada em muitos outros textos da Bíblia.
Então o anjo que era Deus se mostrando em forma de homem perguntou qual era o nome dele que ra Jacó (Usurpador); ali Deus o abençoou assim:

Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". Gênesis 32:28

O verbo hebraico que a NVI traduz como "lutou", na Bíblia de Jerusalém diz "Fostes forte contra Deus...." essa expressão só aparece 2 vezes no original, a outra é neste texto (Os 12.4):

Efraim alimenta-se de vento; vai atrás do vento oriental o dia inteiro e multiplica mentiras e violência. Faz tratados com a Assíria e manda azeite para o Egito.
O Senhor tem uma acusação contra Judá, e vai castigar Jacó de acordo com os seus caminhos; de acordo com suas ações lhe retribuirá.
No ventre da mãe segurou o calcanhar de seu irmão; como homem lutou com Deus.
Ele lutou com o anjo e saiu vencedor; chorou e implorou o seu favor. Em Betel encontrou a Deus que ali conversou com ele.
Sim, o próprio Senhor, o Deus dos Exércitos! Senhor é o nome pelo qual ficou famoso.
Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus. Oséias 12:1-6

Sabemos que no antigo oriente quando se mudava o nome de alguém não era só estética, mas se mudava o caráter, a história, a vida da pessoa, ainda mais sendo Deus quem mudou o nome. Em Hebreus lemos também:

Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão. Hebreus 11:20-21

Devemos lutar assim, por mudança de nós mesmos como Paulo combatia o bom combate:

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.
Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 2 Timóteo 4:2-8

Acima recomendações de Paulo à Timóteo líder de pastores.
Abaixo, estilo de luta de Paulo:

Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. 1 Coríntios 9:26-27

Pra finalizar, Jacó encontrou-se e fez as pazes com seu irmão:

Mas Jacó insistiu: "Não! Se te agradaste de mim, aceita este presente de minha parte, porque ver a tua face é como contemplar a face de Deus; além disso, tu me recebeste tão bem! Gênesis 33:10

Que coisa marcante; Jacó viu Deus em seu irmão, isso não é mera coinscidência:

Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão. 1 João 4:20-21

No final do relato; Jacó edificou um altar e chamou de El Elohe Israel. (O Deus de Israel é poderoso! ).
Só Ele transforma vidas em Cristo.
Amém.
Dedico esse texto ao meu pastor que ontem pregou "E Jó orou por seus três amigos".

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.