Shalom não é Osher.
Shalom não é Osher. Amados em Salmos lemos o seguinte:
Orem pela paz de Jerusalém: "Vivam em segurança aqueles que te amam!
Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas! "
Salmo 122.6, 7 (Versão NVI).
No texto original em hebraico desta oração do Salmista pelos seus compatriotas, as palavras paz e segurança são Shalom e Shalva.
Podem ser entendidas como completude, bem-estar, tranquilidade, paz e prosperidade.
O problema é que a palavra prosperidade atualmente no Brasil foi deturpada pela teologia da prosperidade que associa esta palavra à riquezas. Em Jeremias lemos o seguinte:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Jeremias 29.11 (Versão NVI).
Nesta promesa de Deus para o povo de Jerusalém a NVI prefere usar a palavra prosperidade mas no original hebraico é Shalom, a mesma do Salmo 122.
Com isso entendemos que o Antigo testamento esta repleto da palavra Shalom, ou como disse o Dr.Silas Malafaia em entrevista no programa da Marilia Gabriela; "A palavra prosperidade esta presente varias vezes na Bíblia". Porem ele esqueceu de dizer que a palavra Shalom não quer dizer somente prosperidade financeira mas completude, bem-estar, tranquilidade, paz e prosperidade. Ele também esqueceu de dizer que nem sempre a palavra prosperidade aparece como algo bom como por exemplo o Salmo 73:
Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.
Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.
Salmo 73.2, 3
Acima vemos a prosperidade dos ímpios algo que sem Deus não vale nada.
A maioria das vezes que se encontra a palavra prosperidade em alguma versão, no original é Shalom que não quer dizer riqueza.
A palavra hebraica que quer dizer riqueza é Osher como vemos no texto abaixo:
Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça,
12 farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você.
13 Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.
1 Reis 3.11-13
Aqui Deus elogia Salomão pelo fato de não ter pedido Osher (riquezas) em sua oração.
Não confundamos Shalom com Osher, nem prosperidade bíblica com riquezas.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Não foi à toa que Paulo disse a Timóteo:
De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,
pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,
pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.
Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:
Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,
a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,
o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.
1 Timóteo 6.6-16
Marcos servo de Cristo.
Comentários
Postar um comentário