Bola na trave.

A definição de sofisma segundo o site dicionário informal é a seguinte: "É uma mentira, propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros, para que possa parecer real." 
O site também usa como exemplo o uso de sofisma nas falsas propagandas políticas com intuito de alcançar o poder.
No ambiente cristão, o sofisma é a arma mais perigosa contra nossa fé verdadeira como diz o Apóstolo Pedro em sua carta:

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.
Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.
2 Pedro 2.1-3. 


Este trecho de Pedro aprendemos algumas lições:

1- Falsos mestres e profetas sempre existirão; como Jesus advertiu e como seus Apóstolos também, esses pseudos profetas estão no meio do povo de Deus.
2 - Eles são pessoas e não espíritos; eles introduzem furtivamente (ou como o funk malandramente) heresias destruidoras.
3 - Heresia quer dizer uma opinião forte contrária a Verdade de Cristo. E destruidora é porque leva à ruína eterna.

Sendo assim; tudo que contraria o que Jesus disse, contraria o próprio Cristo, e cometer um erro de interpretação bíblica qualquer um de nós pode cometer, mas o erro (engano) tratado na segunda carta de Pedro é um erro proposital, que é cobiçar e explorar as pessoas.
E muitos seguirão esses falsos caminhos; o texto diz muitos.
O fim será a destruição tanto dos falsos profetas quanto dos que se deixam levar por essas mentiras.
Uma verdade pode ser facilmente identificada mas um sofisma é algo secreto e muito perigoso porque vêm transvestido de verdade.
Podemos dizer que um falso profeta que introduz secretamente uma heresia destruidora é como um jogador de futebol, que vem driblando o time adversário todo, e no final, depois de dar um chapéu no goleiro, chuta na trave.
Heresia destruidora é como um gol de placa que finaliza com chute na trave.
Sendo assim sempre que vermos alguém pregando e gritando emocionalmente, esperemos a conclusão do pregador da mensagem para saber se ela será Bíblica até o fim.
Ontem a noite estava ouvindo a rádio Feliz Fm. do Rio de Janeiro e notei um exemplo clássico de heresia destruidora.
O pregador Juanribe Pagliarin usou um texto do Antigo Testamento dizendo que Abraão deu a maior parte da herança para Isaque, mas apenas presentes para os outros filhos....depois disse que Isaque foi o filho do sacrifício que passou por dificuldades que os outros filhos não passaram....e concluiu dizendo que Deus faria diferença entre os filhos que sofrem pelo Evangelho, dando uma benção diferente....e para os filhos que apenas queriam viver sem sacrifícios, Deus daria simples presentes....
Irmãos eu estava quase me emocionando; pois até aí tudo bem, mas no final, Pagliarim disse:
"Se você quer não apenas receber presentes de Deus, mas a herança, faça seu sacrifício!"....
E quando eu estava quase me emocionando, Pagliarim disse:
"Anote o número de nossa conta corrente e faça seu sacrifício!".
Amados irmão; se ele tivesse associado o sacrifício ao caminho estreito, renuncia, sofrer pelo Evangelho e dar a vida; como Jesus ensinou, seria uma Verdade.
Mas ele associou sacrifício a dinheiro; e com isso mostrou seu interesse cobiçoso e explorativo; além de ensinar pessoas a comprarem Deus com dinheiro.

Marcos servo de Cristo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.