Gehenna.
Gehena ou vale de
Hinom ficava próximo de Jerusalém onde os Israelitas sacrificavam
seus filhos à Moloque; e que depois deles renunciarem esta idolatria
detestável, passou a funcionar como depósito de lixo, carcaças de
animais e cadáveres de criminosos. Sempre era jogado enxofre ali
para que o fogo acesso nunca se apagasse, para que dia e noite tudo
ali fosse incinerado e destruído.
Jesus usou o nome
deste local (Gehena em grego) como lemos no texto bíblico abaixo
(Traduzido nesta versão brasileira por Fogo do inferno):
Porque
vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e
fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5.20-22.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5.20-22.
Neste
relato chamado de sermão do
monte (onde Jesus passa a ensinar seus discípulos), a expressão
“fogo do inferno”
no original grego é Gehenna.
Jesus
usa este termo para se referir à uma punição após um juízo (em
grego Krisis); muitos religiosos modernos tentam deturpar este
conceito ao dizerem que o
Gehena dito
em Mateus 5 era apenas o local geográfico, e que o conceito de
“Inferno” é uma “invenção da igreja para assustar as
pessoas.
Certamente
o vale de Hinom (Gehena) GEOGRÁFICO nos dias de hoje é bem verde e
arborizado e conhecido como
Uádi er-Rababi; mas será que esta mudança piasagística invalida
Mateus 5.22?
Deixemos
Jesus responder:
O
céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de
passar.
Mateus 24.35.
Mateus 24.35.
Sendo
assim; esqueçamos as aŕvores de Uádi er-Rababi (Antiga Gehena
ardente), e analisemos o texto de Mateus 5.20-22:
No
versículo 20 Jesus condena a falsa justiça dos Escribas e Fariseus
(Ocupantes mais influentes do Sinédrio).
No
versículo 21 Jesus menciona um mandamento da Torah (Lei/Pentateuco).
No
versículo 22 Jesus fala que o que se irritar sem motivo contra seu
irmão está sujeito a juízo; quem ofender de tolo a seu irmão será
réu de sinédrio; e quem chamar ao irmão de estúpido será réu do
fogo do inferno (Gehenna), porém se Jesus tivesse se referindo
apenas ao Gehenna geográfico (visível), logicamente ele também
estaria se referindo ao Sinédrio visśivel (como istituição), o
que seria impossível porque no versículo 20 Jesus condenou a falsa
justiça dos membros do Sinédrio.
Logo,
este trecho (Mateus 5.20-22), embora use termos visíveis; aponta
para ensinamentos eternos e invisíveis.
Pois
só Jesus julga com perfeita justiça como diz a profecia à seu
respeito em Isaías:
Porque
brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo
frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Isaías 11.1-5.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Isaías 11.1-5.
Interessante
que no versícula 4 de Isaías 11 é dito que Jesus matará o ímpio
com o sopro (Ruach em Hebraico) de sua boca, e esta expressão
hebraica geralmente é usada pra definir espírito ou vento, logo,
trata se de uma ação invisível, uma justiça invisível e uma
condenação invisível (por enquanto), e não uma mero local
geográfico interpretado por aqueles hereges que não acreditam em
inferno (condenação eterna).
Para
certificar ainda mais, vejamos que a expressão Gehenna não aparec
só em Mateus, mas se repete doze (12) vezes no Novo Testamento:
Portanto,
se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe
de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja
todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 5,29.
Mateus 5,29.
Neste
caso é mencionado o pecado do olhar (um pecado que não é aparente
diante de outras pessoas), isto demostra uma advertência de algo
invśivel, com julgamento invisível e uma condenação logicamente
invisível; e não meramente uma menção a um lugar geográfico.
Se
fossemos usar a lógica dos falsos profetas que não acreditam em
inferno, chegaríamos á conclusão que pelo fato de Gehenna não
existir hoje geograficamente; todos estas advertências feitas por
Jesus não estariam mais valendo hoje em dia, e isso iria contrariar
o Evangelho e todo Antigo Testamento.
O
tema absolvição e condenação é latente em toda a Bíblia.
E,
se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe
de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que
seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 5.30.
Mateus 5.30.
E
não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei
antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o
corpo.
Mateus 10.28.
Mateus 10.28.
Em
Mateus 10 Jesus diz que Deus faz perecer no inferno (Gehena), isto é
um Juízo DIVINO e não uma mera expressão visivelmente geográfica.
E,
se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti;
melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois
olhos, seres lançado no fogo do inferno.
Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
Mateus 18.9-10.
Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
Mateus 18.9-10.
Acima
trata se de ideias opostas (Pai no céu, versículo 10) e (Gehenna,
vesículo 9), impossível
estar se referindo apenas a um local geográfico.
Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar
e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o
fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Mateus 23.15.
Mateus 23.15.
Jesus
acima condena a hipocrisia dos membros do Sinédrio; se ele estivesse
se referindo a Gehenna como local geográfico, porque menciona
descendente se lá era inabitável?
Como
sempre; Jesus menciona um local físico para apontar para um juízo
eterno (condeção e fogo eterno).
Serpentes,
raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Mateus 23.33.
Mateus 23.33.
Jesus
acima se refere aos Fariseus hipócritas; líderes importantes,
tinham enterro digno, jamais seriam lançados no Gehenna físico e
geográfico; é lógico que Jesus fala de Genhenna eterno.
E,
se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na
vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o
fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Marcos 9.43-44.
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Marcos 9.43-44.
E,
se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares
coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no
fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Marcos 9.45-46.
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Marcos 9.45-46.
E,
se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti
entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos,
seres lançado no fogo do inferno,
Marcos 9.47.
Marcos 9.47.
Mas
eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de
matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse
temei.
Lucas 12.5.
Lucas 12.5.
Em
Lucas Jesus fala do lançar no inferno (Gehenna) por ação de Deus,
e depois de matar; isso indica um Gehenna após a morte física, e
não um mero local geográfico como deduzem os falsos profetas de
hoje que não acreditam em inferno.
A
língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está
posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o
curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3.6.
Tiago 3.6.
Tiago
também usa a expressão Gehenna como o que inflama a língua que
peca contra Deus; se fosse apenas um local geográfico como os
hereges deduzem, como inflamaria uma língua humana de alguém vivo?
Quem
ia ser o porco que iria lamber aquele lixão?
Sem
dúvida inferno é a condenação eterna para todos aqueles que não
crerem em Jesus Cristo; o único que salva do inferno.
Marcos
servo de Cristo.
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