Refutando desigrejadores (parte 1).
Refutação das duas bases mais usadas pelos desigrejadores.
Vocês já devem ter ouvido alguém dizer que saiu ou te aconselhar a sair de uma igreja por causa da frase "....os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade"; analisemos alguns detalhes do texto para vermos que este trecho recortado de João 4 não pode ser base para desigrejadores:
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4.9, 20-24.
Jesus se aproxima de uma mulher Samaritana para lhe apresentar o Evangelho; a mulher sem saber quem era Jesus deixa claro no versículo 9 que os Judeus não falavam com os Samaritanos.
No versículo 20 a mulher pergunta justifica o motivo da rixa; os descendentes dos Samaritanos adoravam no monte de Samaria, e segundo ela os judeus "diziam ser em Jerusalém" o lugar da adoração.
Aí ela expõem o motivo da rixa, que era o lugar onde adorar, sendo que ela tinha em mente uma visão da Lei pois era a época que vivia.
E se formos olhar pela Lei, é lógico que só era previsto um lugar para Templo, para sacrifícios e rituais feitos por sacerdotes; logicamente os Samaritanos pecavam contra Deus quando não iam ao Templo de Jerusalém influenciados desde Jeroboão que iniciou a adoração idolatra.
Por isso os versículos 21 e 22 são de suma importância pra entender o que Jesus estava dizendo; versículo 21 Jesus diz que chegaria a hora que nem em Jerusalém, nem no monte de Samaria seria o local de adoração ao Pai; isso denota uma ampliação de mente e limites que foi profetizada desde o Antigo Testamento, o Evangelho alcançando as Nações; e no versículo 22 Jesus deixa claro que os Samaritanos adoravam o que não sabiam, e que os judeus adoravam o que sabiam; ou seja, ele disse que de fato os Samaritanos estavam fora dos parâmetros, e finaliza repetindo uma promessa desde o Antigo Testamento que se cumpriu nele mesmo (pois a salvação vem dos judeus) começou ali em Jerusalém e foi consumada em Cristo.
Nos versículos 23 e 24 Jesus disse que a hora vem que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; ou seja, sinceramente é em qualquer lugar.
Notem que Jesus não mandou ninguém sair do Templo, nem virar desigrejado; mas o que Jesus disse é que os verdadeiros adoradores iriam adorar o Pai em qualquer lugar.
E se o Templo não fosse destruído; talvez lá.
Sem os antigos rituais é claro.
Marcos servo de Cristo.
Comentários
Postar um comentário