Um de treze.
Primeiro partido, com a maioria no senado, PSD.
Total de 15 senadores, após sorteio aleatório, o escolhido foi Daniella Ribeiro, eleita pelo Estado da Paraíba.
Sua bancada é "Bloco parlamentar da resistência democrática" com 28 integrantes e três partidos mistos, sendo eles (PSD, PT e PSB).
De acordo com o site do congresso, bloco parlamentar é:
"Aliança de representações parlamentares de dois ou mais partidos políticos que passam a atuar na Casa Legislativa como uma só bancada, sob liderança comum."
RICD, art. 12; RISF, art. 61.
"O Senado é considerado a Câmara Alta do Poder Legislativo Federal, compondo o Congresso Nacional junto com a Câmara dos Deputados. Também com status de Casa revisora, o Senado tem uma grande diferença em relação à Câmara: os mandatos são de 8 anos, enquanto na Câmara o mandato dura 4 anos".
Fonte: Agência Senado.
O salário de um Senador é 33 mil reais ao mês, porém Senadores tem com benefícios; auxílio moradia, cota para exercício da atividade, despesas com saúde sem limite (as vezes inclui estética, como por exemplo os gastos autos com dentistas do deputado Marcos Feliciano que foram expostos há alguns anos atrás), verbas extras para contratação de até 11 "ajudantes" de acordo com a escolha de cada senador, uma espécie de décimo terceiro e décimo quarto salário para início e término de mandato; no total um senador custa em média para nós brasileiros 156 mil reais ao mês.
O PSD (partido social democrático) é um partido de centro fundado em 2011, de acordo com sua ideologia, o que chama mais atenção é a promessa de combater a desinformação, corrupção, não promover radicalismo político e liberdade de expressão.
O presidente do partido é Luiz Montenegro, envolvido em dias empresas de Portugal, deputado português e futuro primeiro ministro de Portugal; iniciado na maçonaria em 2008, embora negue ser maçom.
Interessante é que o presidente de um partido de centro aliado com partidos de esquerda brasileiro é atuante da direita de Portugal.
Ficou confuso? Essa dedico para os que ficam brigando defendendo direita ou esquerda.
Daniella Ribeiro tem 22 funcionários em seu gabinete, em 2024 já gastou 1.500,00 com Correios, 35.000,00 com passagens, 67.000,00 com serviços de apoio parlamentar e 6.000,00 com aluguéis para escritório político.
Votou a favor de leis para microempresas e monitorização de presos.
Ela é presidente da CMO (comissão mista palmos, orçamento público e fiscalização).
Atua nas seguintes comissões:
Comunicação e direito digital, combate a violência contra a mulher, relações exteriores, defesa nacional e inteligência artificial.
Comentários
Postar um comentário