Baluarte.

Só Ele é minha rocha e salvação, meu baluarte.
Ele jamais me deixará desesperar! (Salmo 62.2 KJV).

Baluarte é uma fortaleza alta inabalável; um posto avançado que serve de proteção.
Na guerra é usada para lançar fogos por cima contra outras artilharias.
Localiza-se nas esquinas.
Em hebraico é Misgab; é um lugar em Moabe, mas em geral significa uma proteção.
Em 2 Crônicas 20 vemos como Deus protege um povo.
1-Moabitas, Amonitas e Meunitas resolveram fazer uma coalizão para irem à guerra contra Josafá que era rei de Judá (20.1).
2-A notícia que deram a Josafá era desesperadora; um exercito enorme estava marchando rapidamente para destruir seu país (20.2).
3-Josafá teve medo e foi buscar o Senhor; apregoou jejum em todo país para se humilharem diante de Deus; é isso que devemos fazer diante dos perigos (20.3).
4-Todo povo se reuniu num só propósito que era buscar o Senhor e pedir socorro (20.4). Deus seja nosso S.O.S. Essa sigla era um pedido de ajuda universal que antes era CQD; mas devido a dificuldade de reproduzi-lo em código morse, foi trocado para sos, que pode significar frases como por exemplo "Save Our Souls" (salve nossas almas). Esta sigla foi extinta em 1998 por não ser mais necessária devido á tecnologia de satélites e rastreadores; porém o S.O.S de Deus continua vive e se chama oração à Cristo. Ele é nosso socorrista. Deus não vai enviar o socorro; Ele é o socorro personificado. O principal deste texto não é o livramento, e sim o Deus que livra.
5-Josafá ficou de pé diante do povo reunido; e como líder político ele não fez um discurso, mas ele orou (20.5).
6-Esta oração nos ensina muita coisa; o que devemos fazer em momentos de angústia, que é buscar o Senhor, e ensina como devemos fazer. Josafá se dirige a Deus dizendo quem ele é; devemos conhecer Deus através de Cristo e da Bíblia, o Espírito Santo revela o conhecimento de Deus na Bíblia. Quem é Deus para nós? Para Josafá Ele é Deus de nossos antepassados que reina nos céus. (20.6). Deus acima de tudo e de todos os reis estrangeiros e perigos.
7-Josafá disse que Ele é Deus  de força e poder que ninguém pode resistir (20.6).
8-Josafá lembra das coisas boas que Deus já tinha feito. Ele ainda faz milagres (20.7).
9-Josafá diz que Deus foi amigo de Abraão (20.7) que Abraão foi alvo do amor de Deus, amado por Deus. Deus não é alguem que concede coisas boas; Deus é bom.
10-Josafá faz sua oração pautada na Bíblia mencionando algo prometido por Deus no Antigo testamento (20.9) Leiamos a Bíblia. A palavra clamar em hebraico quer dizer grito, choro, chamar Deus na angústia que é causada por pecados nossos ou quando são provações. Josafá cita que se clamarmos à Deus, ele ouvirá e livrará. Aí parece lembrar da oração de Salomão ao dedicar o Templo quando foi construido.
11-Só depois de Josafá em sua oração; adorar, louvar, dizer quem Deus é, os milagres que Ele já fez, aí sim Josafá mencionou o perigo que o angustiava. Nao diga para Deus que tens um grande problema; diga pro problema que tens um grande Deus. Começemos nossa oração adorando a Deus e lembrando de quem Ele é, para depois fazermos pedidos. (20.10).
12-Cristãos não sao sortudos terrenos; cristãos são injustiçados na terra. O caminho é estreito. (20.10-11).
13-Josafá lembra na oração, que Deus julga injustiças e um fato muito importante; ele disse que neles não havia forças para lidar com aquela situação; (20.12) ele diz que não sabiam o que fazer diante daquele exercito inimigo imenso.
14-E agora vem a parte mais importante deste versículo; Josafá diz que com tudo isso, porém, os nossos olhos estão postos em ti Deus! (20.12).
15-Após a oração é mencionado que todos homens do país de Judá, junto com suas mulheres e crianças de colo, estavam ali buscando o Senhor. Deus se importa com as famílias! Aleluia! As famílias tem que busca-lo. (20.13).
16-O Espírito do Senhor veio sobre Jaziel para profetizar; a iniciativa sempre é de Deus. (20.14).
17-A batalha é de Deus mas para entender isso, temos que dar ouvidos(hebraico é inclinar as orelhas), dar atenção, importância à voz de Deus, a leitura da Bíblia. Essa expressão é bem íntima; Deus é Deus vivo, e quer se relacionar com você. (20.15).
18-O povo não precisou lutar; mas por ordem de Deus apenas assistir ao show. (20.17) Isso fala de Graça sem méritos humanos.
19-A ordem de Deus prometia a vitória para seu povo sem eles lutar; mas Deus requereu deles um passo de fé. (20.16-17). Além dos inimigos serem em maior número, eles  também estavam em posição superior no terreno (Penhasco de Ziz) e o povo de Judá tinha que descer. Todos sabemos que numa guerra quem está em posição alta está em vantagem. Deus quer que tenhamos fé e ajamos com iniciativas e crendo em sua Palavra(mesmo que pareça loucura), que Ele vai à nossa frente. Jesus esta conosco até a consumação do século.
20-O povo do Senhor prostrou-se em adoração antes de receber a vitória, apenas por ouvir a Palavra através de Jaziel. (20.18).
21-Eles louvaram o Senhor em alta voz (20.19).
22-Tenham fé no Senhor e estarão seguros disse Josafá ao povo (20.20).
23-Os cantores e musicos foram na frente do exercito louvando ao Senhor e o tema do louvor era a beleza de sua santidade (20.21).
24-Eles deram graças porque o amor de Deus dura para sempre (20.21).
25-Deus desbaratou os inimigos com emboscadas enquanto seu povo louvava (20.22). Misericordia Senhor; as vezes acordamos e fazemos um monte de coisas para resolver nossos problemas de forma a nao ter tempo para ti.
26--O povo de Judá saqueou ouro e riquezas dos inimigos mortos (20.25).
27-Nomearam aquele lugar como vale de louvor e benção. (20.26).
28-Deus os encheu de alegria (20.27).
29-O povo foi ao templo após a vitória (20.28).
30-A glória foi de Deus pela vitória (20.29-30).
31-Josafá fez o que o Senhor aprova; contudo fez algumas que o Senhor reprova. Isso quer dizer que Deus não é só um abençoador, Ele é vivo e nos olha. Pela Graça de Cristo nossa vida seja para seu agrado e não desagrado. (20.32-33).
32-Coisas que Deus desaprova é adoração dividida; Deus desaprova idolatria, adoração a deuses falsos, ídolos em hebraico é algo inútil, que não preenche como só Deus pode preencher. Jesus é o único que é útil para nos salvar e nos preencher. (20.33).
33-Deus desaprova tratados políticos com pessoas de vida ímpia (afastadas de Deus) para conseguir sucesso.
34-O tratado era uma frota de navios mercantes para ir a Tarsis conseguir riquezas. (20.36).
35-Eliézer foi um profeta corajosos que falou com Josafá que Deus iria destruir os navios dele (20.37).

Deus é nosso refúgio e quer ser nosso amigo vivo; quer ter um tratado conosco  através do sangue de Cristo.


Marcos servo de Cristo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.