Postagens

Mostrando postagens de julho, 2016

A Pedrinha branca.

Estudamos para "ser alguém", queremos ser chamado como "o fulano do carro tal", o doutor, o professor, meritíssimo, vossa excelência, magnificência e outros pronomes de tratamento. Queremos um bom salário reconhecido, uma grife famosa, um produto da moda. Batalhamos e trabalhamos para ter um nome e as vezes até oramos pedindo bençãos materiais com o pretexto de ajudar os outros. Como cantores e pregadores queremos ser como Pedro; mas ao invés de almas convertidas, ter três mil espectadores aplaudindo. Notamos que Saul se importou com o seu nome no seguinte texto bíblico: Saul repetiu: "Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volte comigo, para que eu possa adorar o Senhor seu Deus". 1 Samuel 15.30.  Saul demostra seu interesse em ser honrado perante as autoridades do povo; mas a preocupação dele tinha que ser mais com o fato de ter pecado contra o Senhor. E no texto bíblico abaixo também lemos: Então Saul orde

Bola na trave.

Imagem
A definição de sofisma segundo o site dicionário informal é a seguinte: " É uma mentira, propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros, para que possa parecer real."  O site também usa como exemplo o uso de sofisma nas falsas propagandas políticas com intuito de alcançar o poder. No ambiente cristão, o sofisma é a arma mais perigosa contra nossa fé verdadeira como diz o Apóstolo Pedro em sua carta: No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda. 2 Pedro 2.1-3.  Este trecho de Pedro aprendemos algumas lições:

Não "repreenda" o devorador; coma ele!

Imagem
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3.11. Nesta época o povo de Israel estava dando as costas para Deus, parando de orar, ler a Bíblia e largando as coisas de Deus (Templo) às traças; e por isso Deus estava os castigando com pragas. Devorador se refere à uma espécie de gafanhoto. O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 1.4; 2.13. Este texto (Joel 1) fala de 4 espécies de gafanhotos; e capítulo seguinte (Joel 2) mostra como solução a corversão sincera e não meramente religiosa e hipócrita. Ambos os livros exortam o povo e os líderes religiosos. Com

Carismas pneumáticos.

Imagem
E aconteceu que jumentas de Quis, pai de Saul, extraviaram-se. E ele disse a Saul: "Chame um dos servos e vá procurar as jumentas". 1 Samuel 9:3-3  Uma junta de jumentas (Equus asinus) era algo muito valioso na época; as jumentas são animas com muita resistência para suportar grande peso e trabalho na agricultura. Quem tinha uma junta de jumentas estava rico; até Luiz Gonzaga a homenageou com uma música que dizia: " Jumento sempre foi o maior desenvolvimentista do sertão…”. O família de Saul era rica e influente; e o servo que estava com ele sugeriu que eles procurassem um homem de Deus para saber o paradeiro dessas valiosas jumentas. Buscar a Deus com propósito financeiro já não é um bom começo; ainda mais com meio de troca (barganha), como mostra os versículos seguintes: Saul disse a seu servo: "Se formos, o que poderemos lhe dar? A comida de nossas sacos de viagem acabou. Não temos nenhum presente para levar ao homem de Deus. O que temos para oferecer? &

Acusador é uma coisa; burro outra.

Imagem
Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. Apocalipse 12:10. Este texto diz que o Senhor Jesus derrotou o acusador (diabo), que acusa os cristãos dia e noite diante de Deus. Quando a Bíblia menciona o mesmo substantivo grego (Kategoros) em mais sete ocorrências do Novo Testamento (João 8.10, Atos 23.30, 35, Atos 24.8, Atos 25.16, 18. Apocalipse 12.10); é se referindo a acusadores que têm o intuito de matar alguém (considerar digno de punição). Os líderes religiosos que acusaram Paulo diante dos políticos Romanos queriam vê-lo morto. Os homens que acusaram a mulher em flagrante adultério queriam vê-la morta (apedrejada). O diabo acusa os cristãos diante de Deus porque quer vê-los destruídos. Mas temos Advogado, Jesus Cristo. Lamentavelmente notamos que nos dias modernos os verdadeiros homen

Guerra civil.

Imagem
Certa vez perguntaram a Einstein com que armas seria travada a terceira guerra mundial e ele respondeu "Não sei; mais a quarta será lutada com pedras". Karl Kraus também disse o seguinte "a guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se dar mal; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se deu mal". No final do livro de Juízes é narrado o episódio de um crime que culminou com o quase extermínio de uma das tribos de Israel. Em Juízes 19 vemos que uma mulher foi infiel (Jz 19.2) ao seu marido (um levita); homem este que depois demostrou uma terrível indiferença (Jz 19.26-28) quando essa mulher foi violentada e morta após a omissão dele (Jz 19.22). Estes criminosos que violentaram a mulher do levita eram de Gibeá, uma cidade elevada da tribo de Benjamim (Jz 19.12). Quando os Israelitas das outras tribos souberam do crime, reuniram 400 m

Ame o próximo, ame o Trófimo.

Imagem
Anteriormente eles haviam visto o efésio Trófimo na cidade com Paulo e julgaram que Paulo o tinha introduzido no templo. Atos 21.29. Os líderes religiosos estavam deduzindo que Paulo tivesse introduzido um estrangeiro (Trófimo) no templo; templo este que segundo o historiador Flávio Josefo, foi reformado (adulterado) por Herodes (Um político da região). Herodes ao fazer uma média para Cézar e para os judeus, resolve reformar o templo, algo que também não era permitido tanto como a suposta entrada de Trófimo na área reservada só para os judeus no templo. O grande Herodes pôde; mas o pé rapado do Trófimo não? Os líderes judeus tentaram matar Paulo por pregar o evangelho de Cristo e por essa suposta profanação gentílica (estrangeira). Em Mateus 21.12, Jesus vira as mesas dos vendedores de animais (cambistas) dentro do pátio do templo; local este que era reservado aos estrangeiros. Além dos líderes corruptos religiosos aprovarem o lucro com as coisas de Deus, estavam fazendo acepç

Aos Presbíteros de Éfeso.

Imagem
Em Atos 20, apartir do versículo 18, Paulo deixa algumas recomendações para os líderes das igrejas de Éfeso: 1-Forma, conteúdo e propósito da mensagem. Paulo usa sua própria vida como exemplo; era uma vida de sofrimento e cospirações; e mesmo assim pregava a mensagem do Evangelho de Cristo, sem destinção racial ou social, mensagem essa com o seguinte tema; voltar-se para Deus com mudança de mentalidade e fé em Jesus Cristo. (Leia Atos 20.17-27). Paulo manda os Presbíteros cuidar de si e do rebanho, que é a igreja de Deus comprada pelo sangue de Cristo. Interessante notar que Igreja de Cristo é uma congregação, o coletivo dos que creram em Jesus, os que são chamados para fora do mundo e para perto do Senhor. Igreja não é instituição; é coletivo. Igreja é mais que uma denominação; é o coletivo dos que creem no Nome (Jesus). Após Paulo mostrar o que é ser Presbítero e o que é ser Igreja; ele mostra como não ser, Ele afirma que após sua partida lobos ferozes penetrariam no meio das

O testemunhaço e o demagogo.

Imagem
"Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca. Você será testemunha dele a todos os homens, daquilo que viu e ouviu. Atos 22.14-15.  Ananias disse para Paulo o que temos que entender; Deus nos escolheu (não por nossos méritos), para conhecer sua vontade, ver o Justo (Jesus) e ouvir as palavras de sua boca (Bíblia). E temos que testemunhar. Testemunha é Martyr em grego; e significa aquele que afirma algo que viu e ouviu, e com exemplos bíblicos podemos ver que são aqueles os quais afirmam que Cristo salva, mesmo que esta afirmação seja diante da dor da morte. Neste capítulo 22 de Atos, a vida de Paulo estava por um fio; e mesmo assim na hora de sua defesa, ele não se preocupa em livrar sua pele, mas em repetir para aquelas pessoas que observavam, a mesma frase que estavam usando para o condenar: Que Cristo salva. Semelhante ao testemunho de Paulo; o que afirmou que Cristo salva, quando es

Vida em abundância.

Essa expressão "Jesus veio para que tenhamos vida em abundância" está em João 10.10..... Lendo os versículos anteriores e posteriores vemos que Jesus disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude. João 10.10 O ladrão mencionado neste texto não é o diabo; mas os mercenários assalariados; ou seja, os líderes corruptos dos Judeus; que eram sacerdotes, governantes, políticos e religiosos.... Estavam interessados em tirar dinheiro e vantagem do povo. ...queriam roubar, matar e destruir.... Mas Jesus veio para dar vida em abundância; isto é vida eterna....oportunidade de ser livre do pecado que traz morte..... Quando os pregadores modernos pegam essa expressão de Jesus para ensinar que "vida em abundância" é conforto ou qualidade de vida material, é o mesmo que ensinar ao povo a serem interessados nos mesmos objetivos que os mercenários que matavam, roubavam e destruíam, se interessavam. Mar

Orem por mim.

Quando oramos por alguém, geralmente pedimos coisas boas; mas oremos de joelhos para não fugirmos do sofrimento. Desembarcamos em Tiro, onde o nosso navio deveria deixar sua carga. Encontrando os discípulos dali, ficamos com eles sete dias. Eles, pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém. Mas quando terminou o nosso tempo ali, partimos e continuamos nossa viagem. Todos os discípulos, com suas mulheres e filhos, nos acompanharam até fora da cidade, e ali na praia nos ajoelhamos e oramos. Atos 21.3c-5. Muitos cristãos modernos gostam de pegar onda, mas aqueles gostavam de orar de joelhos. Não sabemos se a oracão deles entrou em "concordância" ali; porém sabemos que Paulo estava decidido e provavelmente orou disposto a ir para o lugar mais perigoso do mundo para ele (Jerusalém). Os cristãos de Tiro recomendaram que Paulo não fosse a Jerusalém pois lá sua cabeça estava à prêmio; mas as vezes existe uma diferença entre recomendações dos irmãos e vontade

Chamem o baterista.

Chamem o baterista. Não falo em línguas estranhas; mas creio no dom de línguas humanas e estranhas. Creio que nem todos falarão em línguas. Creio que existem dons variados; mas o amor tem que ser priorizado. Creio que não deve se proibir o falar em línguas; mas creio que isso não é evidência para dizer quem foi batizado pelo Espírito Santo. Creio que se um dia eu falar em línguas, virá do alto, do Espírito Santo; e não se eu enrolar a língua para ver se pega no tranco. Creio que o dom de línguas verdadeiro não é pra tirar onda de santo, nem pra dar uma pitada de sobrenaturalidade na pregação; Mas algo simples como uma oração, e que seja silenciosa a não ser que tenha um irmão com dom de interpretação. (Leia Atos 19.6; e também 1 Coríntios 13-14). O Apóstolo Paulo não fez um milagre.... E, por intermédio de Paulo, Deus fazia milagres extraordinários, Atos 19.11. ....era Deus quem fazia através das mãos de Paulo. E o lenço era usado.... de tal forma que lenços e pa

O mais forte do mundo ou mais forte que o mundo?

Imagem
"Eu vou com uma galera até o topo do mundo"; dizia Chorão do Charlie Brown. Numa batalha onde 301 homens vencem aproximadamente 135.000 é uma excelente vitória; mas se torna derrota quando no final é feito um objeto idólatra, e se busca prazer em muitas mulheres, como lemos em Juízes 8.27 e 30. Em Provérbios aprendemos: Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Provérbios 16.32  Ou como ouvimos no filme da biografia do lutador José Aldo, a frase dita por seu treinador: "Você só será um campeão quando aprender a vencer a si mesmo". As vezes melhor é a dor que o prazer, perder para vencer; como é dito em Jó:   Ele sela as mãos de todo o homem, para que conheçam todos os homens a sua obra. Jó 37.7  O fato de Deus selar é lacrar ou fechar; ou seja, impedir nossa ação para percebermos que de cima vem a salvação.  Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória qu

Existem coisas boas na vida.

Hoje minha oração é para que tu Senhor me livre das coisas que eu acho boas nesta vida. Me ensina a gostar das coisas que o Senhor diz que são boas. Me livra dos meus critérios de escolha. Que nada além de ti me domine. Que nada além de ti me conquiste. Que meus olhos, desejo e prazer estejam em ti. Amém. Esses dias li um conceito de John Bunnyan; (o homem que ficou 12 anos preso por pregar o Evangelho), a questão não é que Deus supera os prazeres profanos somente, Ele é melhor que os prazeres sagrados também. Ainda agora li Jó: Mas ninguém diz: Onde está Deus, meu Criador, que inspira canções durante a noite; que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves do céu? Jó 35.10-11 Nos momentos de folia esquecemos de Deus. Reconheço isso. Queremos inventar coisas, caçar tesouro; mas devemos fazer mais a pergunta sugerida por Eliú. Onde está meu Criador? Pela manhã li o relato de um homem que buscava riquezas (Sísera o comandante dos exé