Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2018

Congregar.

Quando pensamos nesta palavra lembramos do seguinte versículo: Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25. Muito pastor moderno vai dizer que este versículo é um aviso para os "desigrejados" (como chamam aqueles que deixaram de ir para as igrejas atuais) e não vão explicar o contexto. Porém hoje vamos entender duas coisas; o contexto de Hebreus 10.25 e o que é um "desigrejados". A carta aos Hebreus foi direcionada aos cristãos Hebreus; hebreu é o mesmo que israelita, sabemos que a religião oficial dos hebreus era o judaísmo, que provinha da Lei de Moisés e usavam as cerimônias rituais e cerimoniais da época como sacrifício de animais. Os sacrifícios foram ordem temporárias dadas por Deus através de Moisés, até que o próprio Deus providenciou o Sacrifício maior de uma vez por todas, que foi a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os He

Confissão positiva, esqueça versículo isolado de Jó.

Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Jó 3:25 Esse é um dos versículos isolados usados pela herética confissão positiva. Os falsos profetas dizem que Jó pensava muito em coisas negativas as quais temia e por isso lhe sobreveio tal mal. Porém quando lemos o início do livro de Jó sobreveio naquela situação por dois motivos: 1 Deus permitiu em sua vontade o sofrimento sobre Jó para mostrar o poder de sua Graça; como vemos abaixo: E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Jó 1:8 E 2 - Satanás queria tentar a Jó para que abandonasse sua amizade com Deus. Como vemos abaixo: Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Jó 1:11 Portanto, em Jó 3.25, quando Jó diz que aquilo que temia lhe sobreveio; não pode ser distorcido pelos falsos profetas da confissão positiva como se Jó e

O homem nu.

Saul era rei de Israel escolhido por Deus através de Samuel. Saul cometeu o maior de todos os erros, desprezar a Palavra do Senhor. Deus o reprovou como rei, mesmo assim ele não queria perder poder e status humanos, nem as coisas materiais referentes. Davi seria o novo rei escolhido por Deus, mas Saul pretendia mata lo. Mas isso era lutar contra o próprio Deus. Numa destas tentativas de matar Davi, o Espírito de Senhor o dominou em transe e o colocou nu. Nu para saber que riquezas não trazem felicidade. Nu para saber que status de rei não trás alegria. Nu para saber que nu veio ao mundo. E nós? O que mais amamos? Que seja o Senhor.

Confusão positiva.

Certa feita ouvi uma missionária dizer duas frases numa pregação: "Tome posse!" "Pessoas que ficam te falando coisas negativas não te amam". Usando a lógica da segunda frase podemos deduzir erroneamente o seguinte; 1- Jesus não amava Pedro? Pois em João 21.18-19, Jesus prediz que Pedro seria preso e conduzido a morte em sua velhice. 2- Jesus não amava Paulo? Pois em Atos 9.16, Jesus disse que mostraria a Paulo o quanto deveria sofrer pelo seu Nome. 3- (Atenção, essa é de lascar o cano!) Satanás amava Jesus? Pois em Lucas 4.6, Na tentação do deserto, Satanás oferece a Cristo glória, poder e riquezas terrenas; as quais Jesus renunciou. Todas essa perguntas absurdas tem a resposta negativa. Confissão positiva ou palavra da fé é uma heresia que falsos profetas propagam ao dizer que palavras positivas que são pronunciadas atraem boa sorte, como um olho de boi atrás da porta ou uma figa pendurada no retrovisor. Abandone frases motivacionais, heresias e falsa

Contente.

Segundo o dicionário português, estar contente é o mesmo que estar feliz ou com suas aspirações satisfeita. Segundo o dicionário grego, Autarkeia (substantivo) indica estar auto-suficiente ou suprido. Por isso a versão King James traduz assim o seguinte versículo: Não vos declaro isso por estar necessitado, porquanto aprendi a viver satisfeito sob toda e qualquer circunstância. Filipenses 4.11. Paulo nesta ocasião estava sem recursos, após receber donativos dos cristãos de certa região, diz que sua suficiência vinha de algo além das coisas materiais. Esse algo era alguém, o próprio Cristo. Paulo não estava meramente com sorriso nos lábios ou fazendo piadas, mas suprido em Cristo, no muito ou no pouco. O conselho é se supra e satisfaça em Cristo e não meramente um "ponha um sorriso nesses lábios!". Vejamos alguns homens que mesmo sem sorriso exterior nos lábios fizeram a vontade de Deus: 1 Jesus. Sua depressão foi tão profunda antes da crucificação que suou gotas

Mais uma porrada na teologia da prosperidade.

Aqui estou! Testemunhai contra mim diante do SENHOR e do seu ungido: a quem tomei um único boi ou jumento? A quem defraudei e a quem oprimi? De quem tenho recebido presentes, a fim de que finja não ver a injustiça? E eu vos restituirei!” 1 Samuel 12.3. Presenteie a quem você ama? Presentes. Como é bom e perigoso recebe los. Lula disse que recebeu presentes. Mais uma porrada na teologia da prosperidade. Saul tentou dar presentes a Samuel em troca da benção "bispa macedina". Mas Samuel não era teólogo da prosperidade. Marcos diácono de Cristo.

Ebenézer.

(Este texto sobre o Evangelho dedico a minha mãe). A quem vou comparar esta geração que gosta de instituições e pregadores que propagam a teologia da prosperidade? Compararei com o homem que disse a Jesus a seguinte; parafraseando.... "Se és tu o Filho de Deus desce da cruz! Pois és cabeça e não cauda!". Hoje li em 1 Samuel o seguinte trecho: Então Samuel mandou que uma pedra fosse erguida entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Éven-Haézer, Ebenézer, que significa “Rocha do Socorro”, querendo dizer: “Até aqui nos ajudou o SENHOR!” 1 Samuel 7.12. Interessante notar que a frase é (até aqui nos ajudou o SENHOR) e não até que enfim nos ajudou o senhor. Isso quer dizer que a vida do povo de Deus nem sempre é vitória. Samuel disse que em todos os momentos nos ajuda o SENHOR e não apenas na vitória. O dia que Samuel disse isso Israel antes tinha sido ajudado por Deus na guerra contra os filisteus. Samuel não era um herege da teologia triunfalista. Aproveitando o ensejo,

Ratos de praia.

Os ratos atacam plantações e nadam quilômetros. Os Filisteus faziam parte dos povos do mar que vieram navegando e tentaram tomar o território dos Egípcios, não conseguiram e se estabeleceram em cinco cidades cananéias. Os Filisteus eram agressivos, ladrões e subornavam pessoas. Viviam de interesses territoriais e financeiros, até uns com os outros. O que importava para eles era o crescimento financeiro; não importava se para isso tivesse que passar por cima de outros povos ou um dos outros. Certa vez venceu o exército Israelita por permissão do próprio Deus de Israel. Nesta ocasião cometeram o maior erro de suas vidas ao roubar algo muito perigoso; a Arca da Aliança do Deus de Israel. Então o Imparcial Deus de Israel que não aceita soborno (2 Crônicas 19.7) deu uma lição neles. Os filisteus foram atingidos por tumores como lemos a seguir. Entretanto, logo depois que a Arca chegou àquela cidade, o SENHOR Deus castigou severamente aquele povo e pôs medo em todos habitantes daque