Contente.


Segundo o dicionário português, estar contente é o mesmo que estar feliz ou com suas aspirações satisfeita.
Segundo o dicionário grego, Autarkeia (substantivo) indica estar auto-suficiente ou suprido.
Por isso a versão King James traduz assim o seguinte versículo:

Não vos declaro isso por estar necessitado, porquanto aprendi a viver satisfeito sob toda e qualquer circunstância.
Filipenses 4.11.

Paulo nesta ocasião estava sem recursos, após receber donativos dos cristãos de certa região, diz que sua suficiência vinha de algo além das coisas materiais.
Esse algo era alguém, o próprio Cristo.
Paulo não estava meramente com sorriso nos lábios ou fazendo piadas, mas suprido em Cristo, no muito ou no pouco.
O conselho é se supra e satisfaça em Cristo e não meramente um "ponha um sorriso nesses lábios!".
Vejamos alguns homens que mesmo sem sorriso exterior nos lábios fizeram a vontade de Deus:

1 Jesus.
Sua depressão foi tão profunda antes da crucificação que suou gotas de sangue.

2 C.H. Spurgeon.
Conhecido como príncipe dos pregadores reformados.

3 John Bunyan.
Escritor do livro O peregrino que ficou preso 12 anos por pregar o Evangelho.

4 Willian Cowper.
Compositor de hinos.
O qual escreveu a seguinte ilustração:

Tendo um copo de bençãos ao lado;
"Vamos", ele disse, "derramar nele tudo o que pudermos;
Que as riquezas do mundo, que jazem dispersas se contraiam numa única medida".

Assim, a força, primeiramente, abriu caminho;
Então, a beleza a seguiu; e aí, sabedoria, honra, prazer;
Quando quase tudo estava fora, Deus parou,
Percebendo que, de todos os seus tesouros,
Somente o descanso estava no fundo.

"Se eu", disse ele,
"Conceder também esta jóia à minha criatura,
Ela vai adorar meus presentes, em vez de me adorar,
E descansar na natureza, e não no Deus da natureza:
E assim, ambos sairemos perdendo.

Mesmo assim, que ele receba o descanso,
Mas mantenha-o com impaciência descontente;
Que ele seja rico e fatigado, para que, no mínimo,
Se ele não for guiado pela bondade, a fadiga o lance ao meu peito.
(Willian Cowper).

Disse Jesus:

Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso.
Mateus 11.28.

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.