Ebenézer.

(Este texto sobre o Evangelho dedico a minha mãe).

A quem vou comparar esta geração que gosta de instituições e pregadores que propagam a teologia da prosperidade?
Compararei com o homem que disse a Jesus a seguinte; parafraseando....
"Se és tu o Filho de Deus desce da cruz!
Pois és cabeça e não cauda!".
Hoje li em 1 Samuel o seguinte trecho:

Então Samuel mandou que uma pedra fosse erguida entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Éven-Haézer, Ebenézer, que significa “Rocha do Socorro”, querendo dizer: “Até aqui nos ajudou o SENHOR!”
1 Samuel 7.12.

Interessante notar que a frase é (até aqui nos ajudou o SENHOR) e não até que enfim nos ajudou o senhor.
Isso quer dizer que a vida do povo de Deus nem sempre é vitória.
Samuel disse que em todos os momentos nos ajuda o SENHOR e não apenas na vitória.
O dia que Samuel disse isso Israel antes tinha sido ajudado por Deus na guerra contra os filisteus.
Samuel não era um herege da teologia triunfalista.
Aproveitando o ensejo, gostaria de contar que há alguns dias visitei minha antiga igreja (Nova vida) e levei minha mãe que tinha amputado um um dedo há poucos dias.
No final do culto no dia da visita eu disse a uma das obreiras que se aproximou:

-Ainda bem que Deus nos ajudou com a bíblia que informa que provações vêm na vida dos cristãos; se dependesse da igreja nova vida com sua teologia triunfalista teríamos nos escandalizado.

Aquela irmão rebateu assim:

-Mas foi culpa da tua mãe que pôs a mão no tanquinho de lavar roupa.

Naquele dia eu não quis discutir na frente da minha mãe que não reparou no comentário dela, mas em casa fiquei perguntando como alguém pode dizer isso.
Lembrei também que no dia que minha mãe se acidentou ela disse chorando "não lavo mais roupa para ninguém".
Então pude ver que minha mãe perdeu o dedo servindo os parentes como dona de casa, já se passou alguns dias apos a recuperação e ela não abriu mão de servir, com afazeres domésticos.
Porém aquela obreira; tomara que tenha se arrependido de dizer coisas más e estar concordante com uma teologia falsa e um pastor que leva política para o púlpito.

Marcos diácono de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.