Congregar.

Quando pensamos nesta palavra lembramos do seguinte versículo:

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:25.

Muito pastor moderno vai dizer que este versículo é um aviso para os "desigrejados" (como chamam aqueles que deixaram de ir para as igrejas atuais) e não vão explicar o contexto.
Porém hoje vamos entender duas coisas; o contexto de Hebreus 10.25 e o que é um "desigrejados".
A carta aos Hebreus foi direcionada aos cristãos Hebreus; hebreu é o mesmo que israelita, sabemos que a religião oficial dos hebreus era o judaísmo, que provinha da Lei de Moisés e usavam as cerimônias rituais e cerimoniais da época como sacrifício de animais.
Os sacrifícios foram ordem temporárias dadas por Deus através de Moisés, até que o próprio Deus providenciou o Sacrifício maior de uma vez por todas, que foi a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Os Hebreus (israelitas) convertidos ao cristianismo não faziam sacrifícios com animais; enquanto que os Hebreus que diziam seguir a Lei de Moisés faziam.
Os Hebreus chefes religiosos que não creram em Cristo, além de antes terem se corrompido com heresias como o Talmud e o Targun; começaram a perseguir os hebreus cristãos.
Com isso os hebreus cristãos foram presos, mortos e saqueados pelos próprios hebreus não cristãos.
Alguns cristãos hebreus estavam deixando de se reuniram como igreja de Cristo para se reunirem como membros das sinagogas por causa desta pressão e perseguição.
Em outras palavras, é como se o autor da epístola de Hebreus estivesse dizendo:
"Mesmo com o fato de estarmos sendo perseguidos, tendo os bens confiscados, pressionados; não deixemos de confessar nossa fé em Cristo em grupo".
Hoje é diferente;
Muitos crentes estão parando de frequentar denominações não por causa de perseguição mas por causa de escândalos e erros dos líderes destas próprias instituições.
Se alguém parar de ir para uma denominação por conta de um escândalo de erro de algum líder religioso, mas orar e ler a bíblia em família, confessando Cristo, essa pessoa não é  apóstata; embora alguns líderes a chamem de "desigrejada".
Esta na hora dos líderes religiosos modernos deixarem de falar abobrinha e inventar termos extra bíblicos para assim explicarem melhor a Bíblia.
Se você não está indo para nenhuma denominação, isso não tira a salvação.
Confesse Cristo até o fim e se reúna com pessoas que façam o mesmo para fazerem cultos.
Isso é uma igreja.

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.