O Corvo.

Depois disso a Palavra de Yahweh veio a Elias, ordenando:
“Retira-te daqui, vai para Leste e refugia-te perto do ribeiro de Querite, a Leste do Jordão.
Beberás do ribeiro, e eu ordenei aos corvos que ali te deem alimento!”
(1 Reis, 17.2-4).

Israel estava adorando deuses falsos e Deus mandou Elias profetizar dizendo que tempos de pindaíba viriam.
Deus neste momento disse que ia sustentar Elias através de aves consideradas impuras (Levíticos 11.15); além do fato de alguns corvos serem necrófagos (comerem animais mortos).
Se ao invés do profeta Elias fosse um teólogo da prosperidade, iria morrer de fome; ou se fosse o pastor Abílio Santana iria dar bronca em Deus exigindo caviar.
Elias teve fé em Deus, o qual o sustentou através de situações improváveis, para mostrar que Deus sustenta por seu poder que não depende de capacidade humana.
Outro fato interessante foi a declaração de uma viúva que era ouvinte de Elias durante os dias de sua estadia na casa dela:

Então ela reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz de mal, ó homem de Deus? Vieste para condenar-me pelo meu pecado e matar o meu filho?”
(1 Reis, 17.18).

Isso quer dizer que o estilo da pregação de Elias e o lidar com as pessoas não era com discurso motivacional ou comediante mas exortando os pecados das pessoas.
Se fosse hoje, alguns iriam dizer que ele era acusador, queria causar divisão ou entristecer as pessoas colocando elas "para baixo".

Marcos servo de Cristo.
07/11/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.