Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2016

De cujus vivo!

Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’. Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra. E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ ." Jr 45.3-5 Baruque era escriba e foi colaborador do profeta Jeremias; os dois sofreram perseguição por anunciarem a Palavra de Deus. (Jr 36.26). Escribas eram aqueles que trabalhavam com registros escritos (documentos) de uma nação; e no caso do povo de Deus, os escribas eram os que tinham a profissão de estudar detalhadamente as Escrituras sagradas. Na porção bíblica acima lemos que foi dada uma resposta de Deus através de Jeremias á um queixa ou pergunta de Baruque quando este disse: Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou trist

Esta manhã.

Esta manhã quero meditar em dois temas: 1-Memoriais de Deus. 2-Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. Primeiramente quando pensamos em (memorial de Deus), nossa mente acostumada com o positivismo tende a lembrar somente dao coisas boas. E em segundo lugar, quando lemos a frase (....trazer a memoria o que me pode dar esperança....), o mesmo positivismo nos direciona para as vitórias que tivemos e achamos que elas podem nos trazer esperança. Porém está errado esse contexto. Os memoriais da Bíblia eram costume daqueles povos e em alguns casos eram ordem de Deus. As pessoas nomeavam crianças, cidades, levantavam monte de pedras, celebravam festas ordenadas por Deus (algumas); mas tudo com o intuito de exaltar a fidelidade de Deus, ou o cumprimento de sua Palavra de forma positiva ou negativa; como por exemplo os cascalhos dos incensos dos que foram mortos pelo Senhor na revolta de Datã e Abirão (Nm 16.36-40). Sendo assim, memorial não são lapsos de vitórias positivistas

Tome posse do Tsedek.

Tome posse do Tsedek. Estavamos de manhã no shopping e por ser hora do almoço, entramos na fila de um local onde tinha comida à quilo. A fila estava demorada na porta porque era um restaurante conhecido; pudemos perceber que algumas pessoas que ali estavam muito bem vestidas expressavam um ar de superioridade. Então por fim desistimos pela demora. Quando estava indo para casa; ao lembrar da cena do local começei a ensinar para minha sobrinha de 4 anos a seguinte frase: Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. Eclesiastes 11:10 Chegando em casa li o seguinte texto: Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. 2 Pedro 3:11,12 Tudo que vemos como belo nesta terra será desfeito; tudo que a soc

Um mal feitor de amigos.

Um mal feitor de amigos. Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti. Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra. Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem. Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas. Sl 138 1-4 Este é um Salmo de Davi que no inicio expressa seu estilo de vida diante dos governantes. (diante dos deuses cantarei louvores a ti Senhor). A palavra "deuses" encontrada na NVI (tradução da Bíblia Nova versão internacional), vem da palavra hebraica (Elohim), pois o antigo testamento originalmente foi escrito em hebraico. A palavra Elohim se repete 680 vezes no Antigo testamento em livros como Genesis, Êxodo e outros; porém algumas vezes ela se refere a Deus (o único), outras se refere a deuses (os falsos), e outras

Ossishinobu! Por isso ponha a mão no fogo!

Imagem
A expressão "OSS" usada em muitas artes marciais; segundo o The Shotokan Karatê Dictionary, foi criada na Escola Naval Japonesa. Porém alguns sites estrangeiros dizem que ela vem desde a época do Japão feudal, nos treinamentos dos samurais. Mundialmente esta expressão é usada para várias saudações como bom dia, obrigado, licença, sim, desculpa, por favor. No idioma japonês ela vem de 2 caracteres (OSU)  押忍  O significado literal é perseverança sob pressão ; Oss significa pressionar, e shinobu significa suportar; Ossishinobu.  Estes dias estava lendo o seguinte texto bíblico:  E assim que Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado, os sacerdotes, os profetas e todo o povo o prenderam e disseram: "Você certamente morrerá! Por que você profetiza em nome do Senhor e afirma que este templo será como Siló e que esta cidade ficará arrasada e abandonada? " E todo o povo se ajuntou em volta de Jeremias no templo do Senhor. Quando os líderes

Salmo 128 de ponta capeça.

Salmo 128 de ponta cabeça. Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Sl 128 1-3 Feliz é o homem que teme ao Senhor. Exatamente assim que devemos entender esta frase; e não "quem temer ao Senhor, em troca Deus dará felicidade". Isso quer dizer que o ato de temer/reverenciar o Senhor, em si já é a felicidade. A primeira frase deste Salmo é (temer ao Senhor), e somente nos versículos seguintes é mencionado felicidade no fruto do trabalho, com a esposa e com os filhos. Mas temos que ser sinceros em reconhecer que na maioria das vezes cometemos o mesmo erro de Freud ao achar que podemos ser felizes sem em primeiro lugar temer a Deus e andar em seus caminhos. Foi isso que o povo, chefes políticos e religiosos fizeram quando foram exortados por Jeremias. Eles adoravam a o falso deus B

Os zé`s ninguén`s de Cristo.

Imagem
Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor, e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora, também os nossos olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus, esperando que ele tenha misericórdia de nós.  Salmo 123.2  O fato de lermos no versículo 4 onde menciona a reclamação contra a zombaria dos orgulhosos e o desprezo dos arrogantes; leva a deduzirmos que este Salmo foi escrito durante ou pós-exílio.  Quando o povo de Jerusalém estava no cativeiro babilônico.  Logo no início desta oração em forma de louvor, o salmista olha para o Senhor Deus que ocupa o trono nos céus, em meio ao desprezo de homens maus na terra. (Versículo 1).  No versículo 2 é feita uma comparação à relação de patrão e empregado (senhor e servo) onde o servo olha atentamente as mãos do seu senhor esperando receber alguma coisa; da mesma forma o altor do Salmo que os olhos deles também estavam atentos ao Senhor para receber MISERICÓRDIA.  Somente o reconhecimento dos nossos pe

Shalom não é Osher.

Shalom não é Osher.                            Amados em Salmos lemos o seguinte: Orem pela paz de Jerusalém: "Vivam em segurança aqueles que te amam! Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas! " Salmo 122.6, 7 (Versão NVI). No texto original em hebraico desta oração do Salmista pelos seus compatriotas, as palavras paz e segurança são Shalom e Shalva. Podem ser entendidas como completude, bem-estar, tranquilidade, paz e prosperidade. O problema é que a palavra prosperidade atualmente no Brasil foi deturpada pela teologia da prosperidade que associa esta palavra à riquezas. Em Jeremias lemos o seguinte: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29.11 (Versão NVI). Nesta promesa de Deus para o povo de Jerusalém a NVI prefere usar a palavra prosperidade mas no original hebraico é Shalom, a mesma do Salmo 122