Ossishinobu! Por isso ponha a mão no fogo!

A expressão "OSS" usada em muitas artes marciais; segundo o The Shotokan Karatê Dictionary, foi criada na Escola Naval Japonesa.
Porém alguns sites estrangeiros dizem que ela vem desde a época do Japão feudal, nos treinamentos dos samurais.
Mundialmente esta expressão é usada para várias saudações como bom dia, obrigado, licença, sim, desculpa, por favor. No idioma japonês ela vem de 2 caracteres (OSU) 押忍 
O significado literal é perseverança sob pressão; Oss significa pressionar, e shinobu significa suportar; Ossishinobu. 
Estes dias estava lendo o seguinte texto bíblico: 

E assim que Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado, os sacerdotes, os profetas e todo o povo o prenderam e disseram: "Você certamente morrerá!
Por que você profetiza em nome do Senhor e afirma que este templo será como Siló e que esta cidade ficará arrasada e abandonada? " E todo o povo se ajuntou em volta de Jeremias no templo do Senhor.
Quando os líderes de Judá souberam disso, foram do palácio real até o templo do Senhor e se assentaram para julgar, à entrada da porta Nova do templo do Senhor.
E os sacerdotes e os profetas disseram aos líderes e a todo o povo: "Este homem deve ser condenado à morte porque profetizou contra esta cidade. Vocês o ouviram com os seus próprios ouvidos! "
Disse então Jeremias a todos os líderes e a todo o povo: "O Senhor enviou-me para profetizar contra este templo e contra esta cidade tudo o que vocês ouviram.
Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.
Quanto a mim, estou nas mãos de vocês; façam comigo o que acharem bom e certo. 

Jeremias 26.8-14 

Deus ordenou que o profeta Jeremias falasse para o povo de Jerusalém que eles deveriam se arrepender e deixar seus pecados; porque se não seriam devastados por exércitos inimigos. Esta mensagem irritou os sacerdotes do templo que estavam corrompidos, e eles prenderam Jeremias. Quando os líderes políticos ouviram que isso tinha acontecido foram até lá. Jeremias então não temeu nem procurou agradar os líderes políticos mas repetiu a mesma mensagem desafiadora que Deus lhe tinha ordenado. Jeremias estava preso e em risco de vida. 
Jeremias era um verdadeiro profeta que não temeu mesmo preso, e exortou o povo a se arrepender dos pecados; diferentemente dos falsos profetas que sempre têm uma mensagem ecumênica concordante com outras religiões que priorizam bençãos materiais e visíveis, como podemos ver em Jr 27.9 onde é mencionado que tanto os falsos profetas quanto os adivinhos, interpretes de sonho, médiuns e feiticeiros que estavam profetizando sucesso militar para um povo corrompido pela idolatria. 
Após notar a perseverança de Jeremias nos perguntamos: qual motivação leva um homem a fazer isso? 
Podemos saber que a resposta está no que vemos como algo de maior valor para nós. 
Leiamos o texto abaixo: 

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. 
Mateus 13.44 

Nesta parábola de Jesus aprendemos que a renuncia de bens, desejos e paixões é algo automático quando encontramos algo que nada pode superar em valor. 
A salvação pela Graça de Deus dada a nós pelo sangue de Jesus. 
Qual é nosso bem maior? 
Pelo quê colocamos nossa mão no fogo? 
Algumas fontes dizem que a expressão "por a mão no fogo" vem da época da inquisição da idade média onde religiosos capturavam supostos hereges e os torturavam eles amarrando um pano encharcado de cera à uma tocha de ferro acesa com fogo na mão. 
Em Apocalipse lemos: 

Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.
Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.
Portanto, celebrem, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo". 

Apocalipse 12.10-12 

Nossa motivação é o céu onde louvaremos ao Cordeiro Jesus que nos comprou com seu sangue. 
Deus com sua Graça, e não nossa força, nos conceda perseverança em meio ao sofrimento. 
Em nome de Jesus, 
Amém. 

Marcos servo de Cristo. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.