De cujus vivo!


Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’.
Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.
E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ ."
Jr 45.3-5

Baruque era escriba e foi colaborador do profeta Jeremias; os dois sofreram perseguição por anunciarem a Palavra de Deus. (Jr 36.26).
Escribas eram aqueles que trabalhavam com registros escritos (documentos) de uma nação; e no caso do povo de Deus, os escribas eram os que tinham a profissão de estudar detalhadamente as Escrituras sagradas.
Na porção bíblica acima lemos que foi dada uma resposta de Deus através de Jeremias á um queixa ou pergunta de Baruque quando este disse:

Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’.
Jr 45 3

(Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento). Sofrimento é mesmo que dores e foi isso que Baruque reclamou.
A expressão hebraica no original encontrada no versículo 3 de Jeremias 45 é MAKOB. Esta expressão se repete em varias ocorrências em outros livros da  Bíblia como a que esta abaixo:

Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.
Is 53.3

Neste trecho de Isaías é profetizado o sofrimento de Jesus Cristo na cruz.
Jesus foi familiarizado com o sofrimento (MAKOB EM HEBRAICO).
Voltando ao texto inicial (Jr 45.3-5), após Baruque reclamar com ele do seu sofrimento, Deus manda responder o seguinte:

Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: ‘Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.
Jr 45.4

Isso quer dizer que o momento era tenso e crítico; com disciplina, castigo de Deus, fome e mortes. E a resposta continua assim no ultimo versículo:

E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ ."
Jr 45 5

Deus perguntou (Deverias buscar coisas especiais para você?);
Mas talvez surja a pergunta "mas Baruque apenas reclamou seu sofrimento, ele estava buscando coisas especiais?"
A resposta é a seguinte; o momento era de crise e disciplina de Deus, e a frase no original quer dizer isso mesmo, coisas especiais ou grandes. Ser servo de Deus e se recusar a sofrer é algo grande e absurdo. Lembremos do que disse Jesus:

Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!
Mt 10 25

Jesus neste contexto diz que seus servos seriam também perseguidos.
Voltando ao (Jr 45.5)

E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque; pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’, diz o Senhor, ‘mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá’ .
Jr 45.5

Deus disse que deixaria Baruque escapar com a vida; essa foi a resposta da queixa dele. No original Deus disse (darei sua vida como espólio), em hebraico espólio é SHALAL e quer dizer ganho, montante.
O ganho de Baruque dado por Deus seria a própria vida; mas e se nossa humanidade ingrata perguntar algo do tipo "mas esse seria o ganho de Baruque era uma vida DE SOFRIMENTO?"
Esta frase (seu espólio será a própria vida) ela se repete 4 vezes só no livro da Jeremias (Jr 21.9; 38.2; 39.18 e 45.5), direcionada uma vez a Baruque, uma a Ebede-Meleque (O Etíope que confiou em Deus), e duas vezes ao povo de Jerusalém.
Naquela época espólio era os bens que uma nação tomava da outra após sobrepuja-la em força.
Era também um bem deixado por alguém.
E aí será que sabemos qual espólio Deus nos dá? O que pedimos a Deus como prioridade quando nos aproximamos dele?
"Espólio É o conjunto de bens que integra o patrimônio deixado pelo "de cujus" e que será partilhado no inventário. Note-se que o espólio responde por todas as dívidas do falecido. Ele é representando pelo inventariante e, nos termos do artigo 991, I, do Código de Processo Civil, incumbe a este representá-lo ativa e passivamente, em juízo ou fora dele."
(Definição do dicionário jurídico).
Deus não prometeu algo humanamente extraordinário como riquezas e prosperidade financeira a Baruque, mas sim a vida, e não disse que ia abolir seus sofrimentos nesta terra.
Será que vemos vantagem no texto abaixo:

Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
Lm 3.24

Porção (Cheleq em hebraico) palavra bem parecida com Shalal; o Senhor é minha porção, território, posse. Em Malaquias lemos:

"Vocês dizem: ‘É inútil servir a Deus. O que ganhamos quando obedecemos aos seus preceitos e andamos lamentando diante do Senhor dos Exércitos?
No dia em que eu agir, diz o Senhor dos Exércitos, "eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece.
Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.
Ml 3 14.17.18

Muitas vezes os justos quando olham com limitações humanas não enxergam a grandiosidade do presente que Deus nos dá. Morar no céu adorando o Cordeiro Jesus e na terra ser seu cooperador como vemos em Isaías:

Mas eu disse: "Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus".
E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre para ser o seu servo para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo, pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força;
ele diz: "É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra".
Is 49 4-6

Esta mensagem anuncia Jesus, fala de Israel, de Isaías e de todos os servos de Cristo, com respeito a nossa recompensa.
Paulo disse a seguinte:

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
II Co 12 9

Paulo orou para Cristo tirar o espinho de sua carne e o Senhor respondeu que sua Graça é suficiente. Graça é favor. Só o fato de Deus favoravelmente nos amar e ficar perto de nós já é o tudo que alguém pode desejar.
E também Pedro recebeu o convite:

Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir".
Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: "Siga-me! "
Jo 21 18-19

Muitos deixaram de seguir Jesus dizendo que suas palavras eram duras (João 6.60-66); porem Pedro ouviu Jesus dizer que ele iria glorificar a Deus com seu martírio. Morrendo por ele.
Glorificar a Deus com um testemunho de benção recebida é fácil, o difícil é glorificar a Deus morrendo pelo Evangelho.
O maior presente esta no texto de Isaías:

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Is 9 6

Jesus é nosso presente.
Esta semana estava fazendo uma retrospectiva da minha vida (momentos bons e maus) porque hoje estou fazendo 32 anos; e Deus me abençoou com esta reflexão.
E que sirva para muitos.
Já que é de Graça Senhor
Que nossa oração seja obrigado pelo presente Jesus;
E queremos ser teus para sempre.
Marcos servo de Cristo.
Musicas do tema desta mensagem:
Redenção -Banda Militantes.
Dame a Cristo-Semilla Veracruz.
Firmado estou-Jairo Bonfim.
Compensa servir a Jesus-Hino.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.