Esta manhã.


Esta manhã quero meditar em dois temas:
1-Memoriais de Deus.
2-Quero trazer a memória o que me pode dar esperança.
Primeiramente quando pensamos em (memorial de Deus), nossa mente acostumada com o positivismo tende a lembrar somente dao coisas boas.
E em segundo lugar, quando lemos a frase (....trazer a memoria o que me pode dar esperança....), o mesmo positivismo nos direciona para as vitórias que tivemos e achamos que elas podem nos trazer esperança. Porém está errado esse contexto.
Os memoriais da Bíblia eram costume daqueles povos e em alguns casos eram ordem de Deus. As pessoas nomeavam crianças, cidades, levantavam monte de pedras, celebravam festas ordenadas por Deus (algumas); mas tudo com o intuito de exaltar a fidelidade de Deus, ou o cumprimento de sua Palavra de forma positiva ou negativa; como por exemplo os cascalhos dos incensos dos que foram mortos pelo Senhor na revolta de Datã e Abirão (Nm 16.36-40).
Sendo assim, memorial não são lapsos de vitórias positivistas.
Memorial é algo que exalta Deus e sua fidelidade.
E Graças a Deus é isso porque imagina se os memoriais fossem os testemunhos na maioria das denominações ?
Seriam meros desaparecimento de caroços e aquisição de bênçãos matérias como carro, dinheiro e empresas.
Não devemos lembrar somente as coisas boas da nossa vida mas as ruins também.
Esse negócio de apagar da memoria coisas negativas e coisa de regressão, hipnotismo ou psicologia moderna.
O texto não diz "quero apagar da memoria os fatos negativos do trauma passado e lembrar só de vitórias positivas".
Analisemos com calma o texto de lamentações:

Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.
Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!
Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
Lm 3 20-24
(Lembro-me também), não quer dizer para apagar da memória as percas.
O que dava esperança á Jeremias não eram os fatos humanamente positivo;
Mas o que dava esperança a ele era o SENHOR COMO SUA PORÇÃO, E A MISERICÓRDIA DE DEUS.
A esperança de Jeremias não estava nas bênçãos recebidas de outrora mas no SENHOR E SUA FIDELIDADE.
Vejamos abaixo como não devemos deletar as percas em nossas vida:

Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.
Ec 7 14

Devemos abandonar a confissão positiva e o G-12. Essas heresias fizeram um estrago em diversas denominações.
Não pregue quadros em sua sala somente das orações respondidas; de graças pelas respondidas e pelas "não respondidas",  faça como Paulo:

Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
II Co 12 8-9

Vamos parar de querer só vitoria.
Tragamos a memória o que pode dar esperança:
Graça.
Vamos parar de ficar cantando "restitui....eu exijo de volta o que é meu"....
Vamos voltar ao primeiro amor?
"Graças pelo azul celeste e por nuvens que há também,
 Pelas rosas do caminho, por espinhos que elas têm,
 Pela escuridão da noite, pela estrela que brilhou,
 Pela prece respondida, pelo sonho que falhou."
(Hino graças dou).
No HNC é o de número 61, e na HC é 597.

Marcos servo de Cristo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.