REFORMA não é guaribada.

TINHA Joás sete anos de idade quando começou a reinar, e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome da sua mãe Zibia, de Berseba.
E fez Joás o que era reto aos olhos do SENHOR, todos os dias do sacerdote Joiada.
2 Crônicas 24.1-2.


O rei Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor somente enquanto o sacerdote Joiada era vivo.
Joiada foi um corajoso homem de Deus que além de ser como um pai para Joás, teve uma importante participação quando fez aliança com alguns líderes militares para proclamar Joás rei com apenas 7 anos porque Atalia, uma mulher ímpia tinha mandado matar todos descendentes reais e se apossado do país (isto está registrado em 2 Crônicas 22-34).
No versículo 4 do capitulo 24 de segunda Crônicas lemos que o rei Joás decidiu fazer reparos exteriores no templo do Senhor Deus; e isso foi uma boa iniciativa, mas o problema foi que Joás esqueceu de reformar o interior do seu próprio coração; pois assim que o sacerdote Joiada morreu, vejam o que aconteceu:


Depois da morte de Joiada, os líderes de Judá foram falar com o rei e lhe prestaram reverência, e ele aceitou o que disseram. Então abandonaram o templo do SENHOR, o Deus dos seus antepassados, e prestaram culto aos postes sagrados e aos ídolos. Por culpa deles, a ira de Deus veio sobre Judá e Jerusalém.
2 Crônicas 24.17-18.


O rei Jóas só agradou foi fiel a Deus enquanto o sacerdote Joiada estava vivo, e o povo de Judá embarcou na idolatria porque se deixou ser influenciado de forma maligna por seus líderes.
Hoje em dia o mesmo erro é cometido quando alguém adora a Deus somente por ter nascido num lar de pais cristãos; quando pentecotais e neo pentecotais endeuzam seus líderes; ou quando reformados se apoiam apenas em antigos ícones da Reforma protestante.
A editora Fiel está preparando uma conferência para jovens em 2017 onde terá 5 palestrantes para falar sobre os 5 Solas da Reforma, e o valor será 140 ou 160 reais; inclusive no site tem uma bela foto publicitária de pessoas sorridentes lotando um ônibus de caravana, mas isso não é a verdadeira Reforma.
Ser um cristão em Reforma não pode ser comprado por 160 reis; não significa ter uma pilha de livros reformados, nem ter frases e fotos de puritanos e reformadores do passado em página de rede social.
Ser reformado não é esse modismo exterior;
Ser reformado é limpar o interior do copo e do prato (coração)como disse Jesus em Mateus 23.26.

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.