A noiva e o Noivo.

O livro de Cânticos fala de amor entre homem e mulher; mas alguns acreditam que é só isso.
Esses dias enquanto estava lendo a este livro e resolvi elencar aqui alguns pontos que me lembram a relação entre Cristo e a Igreja.
Em Cânticos 3.6-6.3.

1-Capítulo 4.8:
Venha do Líbano comigo, minha noiva, venha do Líbano comigo. Desça do alto do Amana, do topo do Senir, do alto do Hermom, das covas dos leões e das tocas dos leopardos nas montanhas.
Cânticos 4.8
Aqui lembro o período da perseguição Romana sobre a Igreja primitiva, e uma semelhança que lembra o sofrimento da Igreja de Cristo no mundo até sua volta.

2-Capítulo 4.10:
Quão deliciosas são as suas carícias, minha irmã, minha noiva! Suas carícias são mais agradáveis que o vinho, e a fragrância do seu perfume supera o de qualquer especiaria!
Cânticos 4.10
Duas coisas agradam o noivo neste verso; carícia e perfume, e pensando no relacionamento entre Cristo e a Igreja, nossa carícia é obediência e amor a Deus e ao próximo, e perdão aos inimigos, que se inclui nisso. Já o perfume são nossas orações, comparadas a incenso como vemos em Apocalipse.

3-Capítulo 4.12:
Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada.
Cânticos 4.12
A mulher semelhante a Igreja, é comparada a um jardim fechado ou reservado, algo separado Deus não divide sua Glória e adoração com ninguém. É impossível agradar dois senhores.

4-Capítulo 4.15:
Você é uma fonte de jardim, um poço de águas vivas, que descem do Líbano.
Cânticos 4.15
Água viva é algo em movimento, que prega e testemunha.

5-Capítulo 5.1-2:
Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.
Eu estava quase dormindo, mas o meu coração estava acordado. Escutem! O meu amado está batendo: Abra-me a porta, minha irmã, minha querida, minha pomba, minha mulher ideal, pois a minha cabeça está encharcada de orvalho, o meu cabelo, da umidade da noite.
Cânticos 5.1-2
Frutos do Reino que é arrependimento e frutos do Espírito alimentam Deus e servem como testemunho para pessoas à nossa volta; assim como a expressão quase dormindo mas com o coração acordado;
Lembra a vigilância que Jesus cobrou de seus discípulos, assim como Paulo disse abatidos, mas não mortos. Também o abrir a porta; semelhante a apocalipse, eis que estou à porta e bato.

6-Capítulo 5.7:
As sentinelas me encontraram enquanto faziam a ronda na cidade. Bateram-me, feriram-me; e tomaram o meu manto, as sentinelas dos muros!
Cânticos 5.7
Mas uma vez aqui lembramos das tribulações da Igreja.

7-Capítulo 5.9:
Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, ó você, das mulheres a mais linda? Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, para você nos obrigar a tal promessa?
Cânticos 5.9
Amamos a Cristo porque ele é incomparável; ou seja, o maior combustível do amor da noiva é a essência da Graça do próprio noivo, a beleza da sua santidade, os atributos de Deus, as características de Cristo.
O que aumenta nosso amor por Ele não é nossa força, mas o contemplar do conhecimento de Cristo; como Paulo disse:
Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Efésios 1:7.

8-Capítulo 6.2:
Para onde foi o seu amado, ó mais linda das mulheres? Diga-nos para onde foi o seu amado e o procuraremos junto com você!
Cânticos 6.2
Essa procura contagiante pelo amado lembra a busca do Cristo invisível humanamente, visto pela Fé e conhecimento das Escrituras.
Pela Graça sois salvos mediante a fé.

Essa foi uma explanação de pontos semelhantes à relação de Cristo com a Igreja encontrado neste livro que fala de um amor entre o noivo e a noiva.
Lembremos que isto é diferente de uma leitura mística ou simbólica da bíblia, algo perigoso quando usado em outros livros da bíblia, pois pode deturpar o entendimento
De algo que sempre é claro na Bíblia; o plano de salvação.
Vamos chamar isso de uma leitura cristocêntrica de um poema de amor chamado Cânticos de Salomão.

Marcos servo de Cristo.  







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.