A noiva e o Noivo.

O livro de Cânticos fala de amor entre homem e mulher; mas alguns acreditam que é só isso.
Esses dias enquanto estava lendo a este livro e resolvi elencar aqui alguns pontos que me lembram a relação entre Cristo e a Igreja.
Em Cânticos 3.6-6.3.

1-Capítulo 4.8:
Venha do Líbano comigo, minha noiva, venha do Líbano comigo. Desça do alto do Amana, do topo do Senir, do alto do Hermom, das covas dos leões e das tocas dos leopardos nas montanhas.
Cânticos 4.8
Aqui lembro o período da perseguição Romana sobre a Igreja primitiva, e uma semelhança que lembra o sofrimento da Igreja de Cristo no mundo até sua volta.

2-Capítulo 4.10:
Quão deliciosas são as suas carícias, minha irmã, minha noiva! Suas carícias são mais agradáveis que o vinho, e a fragrância do seu perfume supera o de qualquer especiaria!
Cânticos 4.10
Duas coisas agradam o noivo neste verso; carícia e perfume, e pensando no relacionamento entre Cristo e a Igreja, nossa carícia é obediência e amor a Deus e ao próximo, e perdão aos inimigos, que se inclui nisso. Já o perfume são nossas orações, comparadas a incenso como vemos em Apocalipse.

3-Capítulo 4.12:
Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada.
Cânticos 4.12
A mulher semelhante a Igreja, é comparada a um jardim fechado ou reservado, algo separado Deus não divide sua Glória e adoração com ninguém. É impossível agradar dois senhores.

4-Capítulo 4.15:
Você é uma fonte de jardim, um poço de águas vivas, que descem do Líbano.
Cânticos 4.15
Água viva é algo em movimento, que prega e testemunha.

5-Capítulo 5.1-2:
Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.
Eu estava quase dormindo, mas o meu coração estava acordado. Escutem! O meu amado está batendo: Abra-me a porta, minha irmã, minha querida, minha pomba, minha mulher ideal, pois a minha cabeça está encharcada de orvalho, o meu cabelo, da umidade da noite.
Cânticos 5.1-2
Frutos do Reino que é arrependimento e frutos do Espírito alimentam Deus e servem como testemunho para pessoas à nossa volta; assim como a expressão quase dormindo mas com o coração acordado;
Lembra a vigilância que Jesus cobrou de seus discípulos, assim como Paulo disse abatidos, mas não mortos. Também o abrir a porta; semelhante a apocalipse, eis que estou à porta e bato.

6-Capítulo 5.7:
As sentinelas me encontraram enquanto faziam a ronda na cidade. Bateram-me, feriram-me; e tomaram o meu manto, as sentinelas dos muros!
Cânticos 5.7
Mas uma vez aqui lembramos das tribulações da Igreja.

7-Capítulo 5.9:
Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, ó você, das mulheres a mais linda? Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, para você nos obrigar a tal promessa?
Cânticos 5.9
Amamos a Cristo porque ele é incomparável; ou seja, o maior combustível do amor da noiva é a essência da Graça do próprio noivo, a beleza da sua santidade, os atributos de Deus, as características de Cristo.
O que aumenta nosso amor por Ele não é nossa força, mas o contemplar do conhecimento de Cristo; como Paulo disse:
Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Efésios 1:7.

8-Capítulo 6.2:
Para onde foi o seu amado, ó mais linda das mulheres? Diga-nos para onde foi o seu amado e o procuraremos junto com você!
Cânticos 6.2
Essa procura contagiante pelo amado lembra a busca do Cristo invisível humanamente, visto pela Fé e conhecimento das Escrituras.
Pela Graça sois salvos mediante a fé.

Essa foi uma explanação de pontos semelhantes à relação de Cristo com a Igreja encontrado neste livro que fala de um amor entre o noivo e a noiva.
Lembremos que isto é diferente de uma leitura mística ou simbólica da bíblia, algo perigoso quando usado em outros livros da bíblia, pois pode deturpar o entendimento
De algo que sempre é claro na Bíblia; o plano de salvação.
Vamos chamar isso de uma leitura cristocêntrica de um poema de amor chamado Cânticos de Salomão.

Marcos servo de Cristo.  







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exortar é julgar?

Profeta ou vidente?

Kai conjunções.