E o meu amigo oculto é....

Em Isaías 39 vemos um rei que deu um presente para outro rei:

Naquela época, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou a Ezequias cartas e um presente, porque soubera de sua doença e de sua recuperação.
Isaías 39:1

Naquela época o rei da Assíria dominava outros reinos por ser a potência dominante;
e o rei de Judá, Ezequias estava debaixo deste domínio.
Anteriormente Deus havia curado Ezequias de uma doença grave e prometido que o livraria das mãos do rei da Assíria (Isaías 38.4-6).
E naquela época; não diferente de hoje, era "cobra engolindo cobra", e os homens trocavam presentes, interesses e favores, e uma colisão que unia alguns países talvez poderia dar fim ao tirano Assírio; mas como diz frase de certo filme, a corrupção não acaba, só se trocam lideranças.
Após receber o presente; Ezequias foi recíproco, tinha que dar algo em troca segundo a lei humana de interesses, e fez o seguinte:

O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio? " Ezequias respondeu: "Viram tudo que há em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado".
Isaías 39:4

Ostentação; naquela época era assim que se faziam alianças internacionais e coalisões militares.
Talvez seria melhor dizer que Deus o tinha curado e prometido que o livraria do rei da Assíria.
Porém não foi isso que ele fez, um relato disso encontra-se em 2 Crônicas 32.24-33:

Possuía Ezequias muitíssimas riquezas e glória; construiu depósitos para guardar prata, ouro, pedras preciosas, especiarias, escudos e todo tipo de objetos de valor.
2 Crônicas 32:27
Mas, quando os governantes da Babilônia enviaram uma delegação para perguntar-lhe acerca do sinal miraculoso que havia ocorrido no país, Deus o deixou, para prová-lo e para saber tudo o que havia em seu coração.
2 Crônicas 32:31

Quando as pessoas querem ouvir uma mensagem de nós, elas podem até gostar de uma mensagem de prosperidade e ostentação, mas o que elas precisam mesmo é ouvir sobre Deus, e como Ele livra.
Temos que escolher qual tipo de embaixadores somos; de Cristo como disse o Apóstolo Paulo no Novo Testamento, ou embaixadores da Babilônia como no texto inicial.
Certa vez Jesus disse pra usarmos a riqueza deste mundo pra fazermos amigos; o texto e o contexto fala de doar e de renúncia; melhor é dar que receber.
Usar a riqueza deste mundo pra fazer amigos é diferente de usar para atraí-los de forma egoísta e interesseira.
Neste final de ano vamos dar presentes: oração, pregação, conselhos, abraços, provisões, talvez até um pão e uma banana para um mendigo andarilho; e ter o prazer de ouvir ele dizer que vai voltar pra casa para comer, e poupá-lo suas pernas doentes de sua lenta caminhada em procura de lixo.
Que Cristo nos faça lembrar disso.
Dedico este texto para todos e em especial para a pessoa que deu este pão para o mendigo;
quando você ler saberá de quem estou falando, Deus te recompensará.
Feliz 2015 para todos.
E o meu amigo oculto é.....
Cristo.

Marco servo de Cristo.
Rio de janeiro, 31-12-2014.
Blog DespenseiroRJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.