Cruzeiros de Társis.

Parte da vida de Ana e do sacerdote Eli é descrita em 1 Samuel.
Façamas agora uma breve comparação destas pessoas diante de dois temas:

1-Desapego de algo estimado.

Ana era estéril e humilhada por isso; então orou e pediu à Deus um filho, o qual prometeu que o ofereceria para trabalhar e morar no Templo caso seu pedido fosse atendido.

E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados". 1 Samuel 1:11

Eli era sacerdote e pai de dois sacerdotes que tinham uma vida de fensa à Deus; eles tinham relações sexuais com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro, e também engordavam às custas das ofertas das pessoas que sacrificavam no Templo. Eli sabia disso mais não tomava atitudes mais sérias em relação a isso pois era apegado aos seus filhos.

Por que vocês zombam de meu sacrifício e de minha oferta que determinei para a minha habitação? Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas pelo meu povo Israel? ’1 Samuel 2:29

Deus se importa com o salário e com o luxo de um sacerdote; e quando essas coisas não são observadas, Deus cobra do superior destes sacerdotes. Um sacerdote não pode escolher a quantidade de carne, muito menos seu teto salarial.

2-Força própria.

Ana quando ora agradacendo o milagre recebido diz que não é pela força que um homem prevalece.

Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece. 1 Samuel 2:9

Eli é advertido por confiar e manter sua própria força.

É chegada a hora em que eliminarei a sua força e a força da família de seu pai, e não haverá mais nenhum idoso na sua família, 1 Samuel 2:31

Que Deus nos mostre se estamos apegados a algo mais do que a Ele; para que renunciemos este algo.
Que Deus nos leve a depender dEle adorando e não nos apoiarmos na força própria pecando.
As denominações precisam de reforma, e nós também, que não façamos como os servos dos filhos de Eli que só queriam prosperidade e pediam um pedação de carne da oferta, e se alguém não desse eles diziam que iriam tomar à força.

Mas, antes mesmo de queimarem a gordura, vinha o auxiliar do sacerdote e dizia ao homem que estava oferecendo o sacrifício: "Dê um pedaço desta carne para o sacerdote assar; ele não aceitará de você carne cozida, somente crua".
Se o homem lhe dissesse: "Deixe primeiro a gordura se queimar e então pegue o que quiser", o auxiliar respondia: "Não. Entregue a carne agora. Se não, eu a tomarei à força".
O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor. 1 Samuel 2:15-17

Isso quer dizer que a prosperidade, o luxo, o teto salarial, o status, o carro, a conquista, desejados pode se tornar uma armadilha.
Em Salmos 48.7 diz que Deus destruiu os navios de Társis; isso é o espírito empreendedor do ser humano, pois estes Navios do porto de Tersis transportavam metais e objetos preciosos enriquecendo pessoas e nações que os usavam.

Inclinarei os meus ouvidos a um provérbio; com a harpa exporei o meu enigma:
Por que deverei temer quando vierem dias maus, quando inimigos traiçoeiros me cercarem,
aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas?
Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida,
pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre
para que viva para sempre e não sofra decomposição. Salmos 49:4-9

Mas ao ímpio Deus diz: "Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança?
Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras!
Você vê um ladrão, e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura.
Sua boca está cheia de maldade e a sua língua formula a fraude.
Deliberadamente você fala contra o seu irmão e calunia o filho de sua própria mãe.
Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma.
"Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário os despedaçarei, sem que ninguém os livre.
Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos. "
Salmos 50:16-23

Lembremos de Deus Pai, desapeguemos do que nos faz esquece-lo, e que Jesus seja nossa força santificando-nos pelo Espírito Santo.

Marcos servo de Cristo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.