Paulo ou Félix?

Então Félix, que tinha bom conhecimento do Caminho, adiou a causa e disse: "Quando chegar o comandante Lísias, decidirei o caso de vocês".
At 24 22
Félix tinha um bom conhecimento do Caminho. Em sua vida podemos ver a diferença de um ouvinte negligente para um operoso praticante.

Vários dias depois, Félix veio com Drusila sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus.
Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo".
At 24 24-25
Félix gostava de ouvir a Palavra, mas quando ouviu Paulo explicar três coisas não pode suportar; se desagradou de continuar ouvindo. 1-Justiça. Cristo morreu por nos para fazer a justiça que não conseguiríamos, Ele pagou nossos pecados. 2-Domínio próprio. O fato de Crermos em Jesus resulta em obedece-lo no poder do Espirito Santo observando a Palavra. Essa Palavra nos domina sendo expressa em nossas ações. 3-Juízo vindouro. Todos aqueles que não crerem em Cristo(nossa justiça); que nao terem fé que resulta em atitudes bíblicas (domínio próprio) serão condenados. (Juízo vindouro). Isso incomodou Felix. E hoje? As denominações pregam estes três temas que Paulo pregou? As denominações incomodam os "Felix's" modernos? Alguma parte do Evangelho nos incomoda a ponto de dizermos "Basta! Sobre isso ouviremos outro dia." Outro dia pode ser tarde demais.

Ao mesmo tempo esperava que Paulo lhe oferecesse algum dinheiro, pelo que mandava buscá-lo freqüentemente e conversava com ele.
At 24 26
Esse texto nem precisa comentar. Não se pode adorar a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo.

Passados dois anos, Félix foi sucedido por Pórcio Festo; todavia, porque desejava manter a simpatia dos judeus, Félix deixou Paulo na prisão.
At 24 27
Félix era politico; hoje em dia vemos muitas denominações agindo como os Fariseus agiam; buscando amizades politicas. Vemos isso na mídia e em varios lugares. Porem certa vez lamentavelmente li um texto de um homem influente no meio gospel dizendo que a Igreja tinha mesmo que se envolver com politica; e citou um texto isolado do A.T. Todos nós conhecemos essa desculpa fajuta. Quem quiser ser amigo do mundo se constitui inimigo de Deus.

Resumindo; Felix conhecia o caminho, não gostava de pregações sobre justiça-domínio proprio-juízo vindouro, gostava de dinheiro, e era politico.

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.
II Tm 3 12-14

Escolha hoje seu estilo de vida: Enganando e sendo enganado; ou perseguido por obedecer a Cristo?
Escolha seu herói, Félix ou Paulo?

Marcos servo de Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.