Jejum das causas impossíveis fail.


Jejum das causas impossíveis fail.


--------------------------------------------------------------------------------

Culto fail, crente fail.
Certa vez o povo de Betel que devia estar cansado 😩 de jejuar, mandou perguntar à Deus se deveriam continuar fazendo:


Foi quando o povo de Betel enviou Sarezer e Régen-Meleque com seus homens, para suplicarem ao Senhor
perguntando aos sacerdotes do templo do Senhor dos Exércitos e aos profetas: "Devemos lamentar e jejuar no quinto mês, como já faz tantos anos que estamos fazendo? "
Zc 7 2-3


Deus responde esta pergunta com outra pergunta dando a entender que o jejum, a ida deles à igreja, o culto deles, os atos religiosos não estavam valendo nada:


"Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?
E quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que o faziam?
Não são essas as palavras do Senhor proclamadas pelos antigos profetas quando Jerusalém e as cidades ao seu redor estavam em paz e prosperavam, e o Neguebe e a Sefelá eram habitados? "
Zc 7 5-7


O jejum (deixar de comer) tinha se tornado algo tão egoísta quanto o mesmo que comer. Um jejum voltado pro próprio estomago, pras próprias entranhas, pro próprio ego, para o bel prazer egoísta e hedonista, era o jejum para realizar suas próprias "causas impossíveis".
Deus que não suaviza sua Palavra dá essa exortação ao povo revelando seu pecado, e também diz a solução, o que eles tinham que fazer para agrada-lo; algo alem de jejum e ir para a igreja:


E a palavra do Senhor veio novamente a Zacarias:
"Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.
Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros’.
Zc 7 8-10


Estas ordens foram para autoridades e todo o povo; misericórdia e compaixão uns para com os outros, para com os desfavorecidos, sem esperar algo em troca.
Porém parece que o povo não gostou destas palavras. Se for para ir na igreja e ouvir uma exortação dessa talvez não seria melhor ficar em casa assistindo o Domingão?
Ou talvez seria melhor ouvir prosperidade e piadas gospel ao invés de exortação?
Não devemos ter a atitude daquele povo:


Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos."
Endureceram o coração para não ouvirem a Lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha falado pelo seu Espírito por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos Exércitos irou-se muito".
" ‘Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei’, diz o Senhor dos Exércitos.
‘Eu os espalhei com um vendaval entre nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas’ ."
Zc 7 11-14


Meditemos na letra da musica Compaixone-se da banda Compasion:
"Repare os muros nas cidades, repare nas comunidades, pessoas não se falam, tampouco se conhecem. Repare os muros nas famílias se entregando dia-a-dia, o que nos separa são os nossos interesses....
Repare os muros no congresso, sujeira, falta de vontade, politica insana, falsa e desumana. Repare os muros nas igrejas pregando cada uma suas verdades, o que nos separa são os nossos interesses. Giramos nossos mundos, nossas vidas em torno de nossas necessidades tão egoístas, tão legalistas, não temos mais nenhum segundo e nem tempo pra nenhum assunto que não fale de nós, não seja por nós.
São simples ações que mudam seu mundo, não espere faça acontecer. Nos compramos, nos vendemos, nós não temos mais pudor. Nesta noite nosso grito é por amor!" (Compasion).

Diga não ao jejum fail.

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.