Mano a mano.

E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. 

Gênesis 32.22-28 


Deus mandou Jacó voltar para a terra de seus pais mas lá, Esaú que era irmão mais velho, queria matá-lo quando eles haviam se separado devido a uma desavença a mais de 20 anos atrás. 
Jacó não sabia como seu irmão o receberia e enquanto passava no vau de Jaboque, algo inesperado aconteceu. 
Vau de Jaboque era um rio afluente do rio Jordão que se encontrava num vale ermo, local de solidão. 
O texto bíblico acima fala que Jacó ficou sozinho e um homem se pôs a lutar com ele. 
Este homem era o próprio Deus. 
Existem lutas em nossas vidas que Deus proporciona para nos abençoar, e esta luta será um mano a mano onde ninguém pode nos ajudar. 
Quantas vezes já tivemos a impressão de estarmos sozinhos sem ninguém para ajudar? 
Jacó queria uma benção e lutou a noite toda para recebê-la, mesmo com a coxa deslocada Jacó implorou a benção e Deus o abençoou mudando-lhe o nome de Jacó para Israel. 
Mudar nome é também mudar o caráter, os pensamentos e atitudes de alguém. 
O nome anterior Jacó queria dizer traidor; mas o nome novo, Israel, aquele que luta com Deus. 
Lembrei que houve momentos em minha vida que pensei que fui abandonado; mas Deus me mostrou que ele estava me guardando. 
Se você tiver a impressão que está sozinho, lembre-se que Deus está presente para lhe abençoar. 
Mas Deus quer que você se esforce. 
Nunca estaremos sozinhos porque Deus sempre estará conosco desde que creiamos em Cristo; aquele que realmente ficou sozinho para pagar nossos pecados. 


E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 
Mateus 27.46


Marcos servo de Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.