Conselho de um velho.

Em ti, Senhor, busquei refúgio; nunca permitas que eu seja humilhado.
Resgata me e livra me por tua justiça; inclina teu ouvido para mim e salva me.
Salmos 71.1-2.


Os versículos 9 e 18 indicam que Davi escreveu este Salmo quando estava velho.
Davi pede a Deus para não ser humilhado; e este termo no original se repete em Isaías 19.9, com referência à vergonha completa dos que buscam futilidades.
Davi pede também para Deus o resgatar (arrebatar), pela justiça do próprio Deus; e não a justiça humana própria.
Justiça de Deus (Tsedek em hebraico) se repete 5 vezes nos versículos 2, 15, 16, 19 e 24 do Salmo 71.
A salvação pedida por Davi era mais que prosperidade material e vida longa; semelhante a promessa de Deus em Ezequiel:


Não se contaminarão mais com seus ídolos e imagens detestáveis, nem com nenhuma de suas transgressões, pois eu os salvarei de todas as suas apostasias pecaminosas e os purificarei.
Eles serão meu povo e eu serei seu Deus.
Ezequiel 37.23.


Essa promessa é ampliada para todos nós através do sangue de Cristo. Como Davi declara:


Falarei dos teus feitos poderosos, ó Soberano Senhor; proclamarei a tua justiça, unicamente a tua justiça.
Salmos 71.16.


Esta justiça de Deus são os méritos e a honestidade única de Deus.
A justiça de Deus é singular, como lemos em Atos:


Este Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram, e que se tornou a pedra angular.
Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.
Atos 4. 11-12.


Além de buscar em Deus uma justiça além da justiça própria (humana); o velho Davi confessa em louvor:


Tua justiça chega até as alturas, ó Deus, tu, que tens feito coisas grandiosas.
Quem se compara a ti, ó Deus?
Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir.
Salmos 71.19-20.


Davi declarou que Deus o fez passar por muitas e duras tribulações, mas também declarou que o mesmo Deus o daria vida eterna e ressurreição.
Sendo assim; o pagé curandeiro promete cura, o feiticeiro do terreiro anda em brasa e caco de vidro, a médium faz premonições e diversas denominações promete a prosperidade financeira da religião, não nos deixemos enganar, pois somente em Jesus há
Justiça perfeita, perdão, purificação, salvação e ressurreição.

Marcos servo de Cristo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.