Soldado embrasado ou teimoso apedrejado?

(Obs. Embrasado é uma expressão moderna para se referir quando alguém está bêbado ou sob efeito de alguma substância química). 

Já é a segunda vez que ouço na igreja o hino 318 (HNC), Ceifeiros do Senhor, o qual contém o seguinte trecho: 
"Os que esperam no Senhor, renovar-se-ão, 
Crescerão em vigor, subirão até às alturas, 
Correrão e sem fadiga andarão sem se cansar". 
Senti Deus mover algo no meu espírito ao ouvir esse trecho. 
Na hora eu reconheci que Deus verdadeiramente faz isso e hoje o Espírito Santo me acrescentou mais ao ler o texto que deu origem a esse hino. 
Essa leitura e hino me fortaleceram no momento que estou passando por certa tribulação. 
Lembrei que na 2° Guerra mundial, os soldados alemães usavam uma anfetamina (droga sintética) chamada Pervitin, que tirava o sono, deixava alerta, recuperava a fadiga, entorpecia, anestesiava com relação à dor e dava uma sensação de prazer e superioridade. (Além, é claro, de uma bela taquicardia). 
Mas Deus não precisa disso e é muito mais forte que isso. 
Ao ler este texto, notamos: 

Diz o Santíssimo: Com quem me comparareis? Com quem eu me assemelho?
Por que, pois, reclamas, ó Jacó, e por que te queixas, ó Israel: “O Eterno não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?
Não sabes, não ouviste que o Eterno, Yahweh, o SENHOR, o Criador de toda a terra, não se cansa nem fica exausto? Sua sabedoria é insondável, seu conhecimento incompreensível.
Faz forte ao cansado e multiplica o vigor dos que estão fatigados!
Ora, até os adolescentes se cansam e ficam exaustos, e os jovens tropeçam e caem;
mas aqueles que esperam no SENHOR renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.
(Isaías, 40.25, 27-31). 

Através do profeta Isaías Deus ensina que o cativeiro babilônico foi uma tribulação, uma disciplina para aperfeiçoar seu povo e cura-los da idolatria. 
Às vezes nós fazemos o mesmo questionamento em meio à tempestade, achamos que Deus não está interessado na nossa situação. 
Deus não se cansa nem fica exausto, Deus dá força ao cansado. 
Mas força para quê? 
E como é esta força e este esperar? 
Os que esperam no Senhor; diz a frase em português, mas no hebraico, esperar (Verbo) tem significado de esperar, permanecer, suportar e literalmente segurar a corda. 
Apos o verbo, no original, não há contração de preposição, o que dá a ideia de permanecer com o Senhor em meio a tribulação. 
Nossa cultura e linguagem moderna do português brasileiro acaba enfraquecendo um pouco o significado deste trecho da Bíblia. 
Olha um exemplo: 
Quando eu era mais novo na igreja e alguém me perguntava se eu tinha namorada; eu respondia: 
"Não, estou esperando no Senhor". 
Na verdade, eu não estava esperando com o Senhor, estava esperando uma noiva, ou uma promoção de cargo no trabalho, ou qualquer outra meta humana. 
O trecho de Isaías 40.31 não fala de esperar por algo ou que Deus faça algo, mas suportar com Deus, ao seu lado, quando estivermos em tribulação. 
Sendo assim, os que permanecem com o Senhor na tribulação, terão um novo vigor, uma nova força para continuarem com o Senhor. 
Vamos ver um exemplo literal desta expressão de Isaías, sendo realizada por Deus na vida do apóstolo Paulo: 

Chegaram, porém, alguns judeus de Antioquia e de Icônio e, tendo persuadido as multidões, apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, supondo que estivesse morto.
Contudo, quando os discípulos se reuniram em volta de Paulo, este se levantou e voltou à cidade. No dia seguinte, partiu Paulo com Barnabé para Derbe.
E, havendo pregado as Boas Novas naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,
(Atos, 14.19-21). 

Paulo pregou o Evangelho, foi apedrejado e no dia seguinte voltou a pregar o Evangelho. 
É disso que Isaías está falando, não se trata de palestra motivacional de coach para alcançar conquistas materiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.