O poder que parece fraqueza aos olhos humanos. (Baseado em Efésios 3).

Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.
2 Coríntios 13:4

O texto acima fala de Cristo, e cita a palavra "poder" duas vezes.
Poder pode ser entendido como "capacidade para executar algo; capacidade de Deus".
Esta palavra é usada 120 vezes no Novo Testamento; algumas poucas vezes se refere ao poder do inimigo, em outras muitas, ao poder de Deus.
As vezes é aplicado a milagres e sinais; porém o inimigo também pode fazer sinais.
No entanto existe um poder que o inimigo não pode imitar.
O diabo pode se disfarçar em anjo de luz, mas existem coisas que só Deus pode fazer.
Atualmente como pessoas místicas que somos; é comum as propagandas templos cheios de "poder".
Infelizmente essa expressão bíblica que aparece 120 vezes no Novo Testamento tem sido resumida.
E resumida somente aquilo que satisfaz o ser humano em seu egoísmo; que são curas físicas, e bençãos financeiras.
Frases do tipo "explosão de milagres"; e testemunhos na TV de membros que ganharam bens materiais tem tomado muitas denominações.
Vejamos agora expressões do poder de Deus que são pouco faladas em nossos dias:

1-O caso de Naamã que teve que trocar as fontes de Campos do Jordão pelas águas do Rio Guandú (ilustração).
2-Quando Cristo cuspiu, fez lama e passou nos olhos do cego.
3-A vez em que Jesus disse para a estrangeira que não era certo tirar pão dos filhos e jogar aos cachorrinhos.
4-Quando João batista estava preso antes de morrer e teve dúvidas se Jesus era o Cristo; ali a resposta de Cristo é tremenda, Ele diz que faz milagres, mas também diz que feliz é quem não se escandaliza por sua causa.
Se escandalizar ali era o mesmo que se decepcionar por causa dos sofrimentos.
5-Outro contraste vemos ao comparar Paulo com os atuais representantes das maiores denominações do Brasil(G-12):
Paulo não tinha carro importado, não usava jóias, não tinha jato particular....
Paulo tinha algemas:

Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.
Efésios 3:13

Efésios 3 fala de um poder que não pode ser imitado; só Deus pode realizar, isto é, a capacidade de fazer um pecador voltar para Deus(Reconciliação);
salvação pela Graça, misericórdia, perdão, metanóia (transformar um homem numa nova criatura).
Este poder não é citado nas denominações que têm programas de TV; porque?
Nessas horas vale a pena analisar o original Grego; idioma que a bíblia foi escrita, para vermos como certas expressões bíblicas estão deturpadas em nossos dias.
Poder em Grego é Dinamus; além dos significados acima desta expressão, também pode ser entendida como uma explosão.
Para finalizar, um poder, uma explosão, um dinamus pouco falado é o principal;
quando Deus dinamita um coração de pedra e dá-nos um coração de carne:

Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Ezequiel 11:19

Isso era importante para Paulo, pois ele não dava ênfase em sapatear ou falar em línguas; mas ele sempre mencionava com Cristo o havia resgatado e transformado (mudança de caráter) isso sim é poder de Deus, essa capacidade só Deus pode fazer (Dinamus).
Busquemos o maior poder de todos que é transformação pelo Evangelho de Cristo, mesmo em meio a tribulações e perseguições. Pela Graça.
Se nossa maior esperança for o próprio Deus, nunca cansaremos.

Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;
mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Isaías 40:30-31

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
Efésios 3:20

Já ouvimos muitas musicas atuais no mercado gospel citando o texto acima e atribuindo a bençãos materiais que Deus pode nos dar;
mas quando lemos o contexto dos versículos antes e depois, entendemos que é o contrário, esse "infinitamente mais" fala de coisas espirituais, como por exemplo o céu de glória que vamos morar (insondáveis riquezas do amor de Cristo).
Plenitude de Deus também é deturpado nos nossos dias; plenitude não é ser perfeito, não é um êxtase; plenitude de acordo com o original é ser cheio de Deus, cheio de entender que não somos nada e Cristo é tudo.

a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
Efésios 3:21

Marcos servo de Cristo.






Comentários

  1. GLÓRIAS, GLÓRIAS À DEUS NOSSO SENHOR. Ele disse: Fareis o que EU faço e mais. Esse é o poder abandonado pelo medo da responsabilidade. Criaturas estão morrendo a nossa volta, sem que a piedade seja exercida. Continue firme irmão, estamos juntos. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.