Semelhante a uma música brasileira com o título que fala de uma linguagem dos olhos.

É notável que muitas vezes a trajetória do pecado ou da idolatria é precedido pelo olhar.

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Tiago 1:14

Em Ezequiel 23 e 24, vemos a narração em linguagem figurada da idolatria de Jerusalém e Samaria.
As palavras ali são de impacto e ditadas pelo próprio Deus através do profeta Ezequiel para exortar aqueles dois povos.
Encontramos lá um retrato de idolatria, traição à Deus figurado por um adultério, um ato sexual.

A mais velha chamava-se Oolá, e sua irmã, Oolibá. Elas eram minhas e deram à luz filhos e filhas. Oolá é Samaria, e Oolibá é Jerusalém.
"Oolá envolveu-se em prostituição enquanto ainda era minha; ela se encheu de cobiça por seus amantes, os assírios, guerreiros
vestidos de vermelho, governadores e comandantes, todos eles cavaleiros jovens e elegantes.
Ezequiel 23:4-6

Isso foi quando o povo ao invés de recorrer à Deus; procurou políticos e imperadores, e deuses falsos.

Ela se entregou como prostituta a toda a elite dos assírios e contaminou-se com todos os ídolos de cada homem por ela cobiçado.
Ezequiel 23:7

Nos dias atuais, a idolatria continua de outras formas; quando não buscamos Deus em primeiro lugar, quando superlativamos pessoas,
valores, amizades, sonhos, entretenimento, metas, atos, nós mesmos, e qualquer outra coisa que não seja o único Deus que se revelou em Cristo.

Contudo, ela ia se tornando cada vez mais promíscua à medida que se recordava dos dias de sua juventude, quando era prostituta no Egito.
Desejou ardentemente os seus amantes, cujos membros eram como os de jumentos e cuja ejaculação era como a de cavalos.
De modo que você ansiou pela lascívia de sua juventude, quando no Egito seus peitos eram afagados e seus seios virgens eram acariciados.
Ezequiel 23:19-21

No texto acima vemos duas expressões "membros de jumentos e cavalos"; para figuradamente mostrar-nos que algo superlativo seduziu aquelas cidades.
Hoje podemos ver exemplos de superlativo como a maior casa, o melhor carro, a maior conta bancária, as mulheres com silicone nos seios e nádegas,
homens que tomam anabolizantes.
Com isso entendemos que tanto homens quanto mulheres querem se tornar grandes e procuram coisas grandes; porém a exaltação humana precede a queda.
Assim foi com a torre de Babel; queriam chegar ao céu pelo esforço humano, mas caíram, e também a Babilônia atual em breve cairá quando Jesus voltar.

Veio a mim esta palavra do Senhor:
"Filho do homem, com um único golpe estou para tirar de você o prazer dos seus olhos. Contudo não lamente nem chore nem derrame nenhuma lágrima.
Ezequiel 24:15-16

A Palavra de Deus não é algo para santarrões; constantemente Ezequiel é lembrado que é filho da humanidade (Ben-Adam), filho de Adão, ser humano, mortal e pecador.

Por isso falei de manhã ao povo, e à tarde a minha mulher morreu. No dia seguinte fiz o que me havia sido ordenado.
Ezequiel 24:18

Uma tragédia para ilustrar uma profecia; Deus é Deus, qual é nosso bem maior? Para onde estamos olhando?
Que seja para Cristo, o alvo, o Senhor.

"E você, filho do homem, no dia em que eu tirar deles a sua fortaleza, sua alegria e sua glória, o prazer dos seus olhos, e também os seus filhos e as suas filhas, o maior desejo de suas vidas,
naquele dia um fugitivo virá dar-lhe a notícia.
Naquela hora sua boca será aberta; você falará com ele e não ficará calado. E assim você será um sinal para eles, e eles saberão que eu sou o Senhor".
Ezequiel 24:25-27

Marcos servo de Cristo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.