Postagens

Mostrando postagens de abril, 2015

Capacidade artística à serviço do mal. (Base Ex 32).

Imagem
No início do capítulo 32 lemos que o povo em sua maioria ficou impaciente porque Moisés demorava a descer do monte onde tinha subido para se encontrar com Deus. Então cercaram Arão e pediram para ele fazer um deus para os conduzir. E foi apartir disso que a capacidade artística entrou em ação. 1-Escultura. A imagem era de um bezerro feito de ouro, algo valioso, alguns comentaristas bíblicos identificam essa imagem com uma das divindades egípcias. (Ex 32.4). Isso nos leva a meditar numa pergunta; o que é mais evidente em nossas congregações? É Jesus? 2-Canto. Quando Moisés chegou ao acampamento percebeu que o povo estava entoando canções (Ex 32.17-18); mas que canções eram essas? eram pra Jesus ou para um ídolo? E hoje; o que as letras das musicas que cantamos colocam em evidência, Deus ou os desejos humanos egoístas? Os cantores têm como motivação; louvar a Deus ou usar isso como catapulta pra gravar um CD? 3-Dança. Moisés ao chegar no acampamento viu o bezerro de ouro e as dança

A simplicidade do Evangelho de Mateus.

Imagem
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 4:17). Muitos de nós começamos a leitura da Bíblia iniciando por este livro após convertidos. Comecemos de novo, e que o Espírito Santo nos revele a simplicidade da atitude do Pai, em dar seu filho Jesus para nos salvar trazendo-nos para perto dEle. Quatro expressões muito importantes em Mateus: 1-(Evangelion MT 24.14) Em grego; quer dizer boa notícia. 2-(Keryssein MT 4.17) Em grego; quer dizer proclamar, tornar público. 3-(Metanoiete MT 4.17) Em grego; quer dizer mudar mente e atos, arrepender-se. 4-(Basileia MT 4.17) Em grego; quer dizer reinado, soberania, autoridade de Deus. Jesus voltará. Marcos servo de Cristo.  A simplicidade do Evangelho de Mateus. Vídeo de abertura.  

Choro e alegria.

Os magos do oriente se interessaram Os mestres da lei nem ligaram Herodes temeu um golpe de estado E tentou matá-lo. Muitas mães choraram Os pais fugiram Cada perigo e cada agonia Era cumprimento de uma profecia Primeiro choro, depois alegria. (Baseado em Mateus 2). Marcos servo de Cristo.

Três perguntas.

Pergunta 1: Em Hebreus 10.44 é dito que os cristãos dali aceitaram com alegria o confisco dos seus bens (pois eles sabiam que tinam tesouro nos céus). Pois naquela época os cristãos eram persegidos, presos e tinham os bens confiscados pelo império. Porque hoje em dia muitas denominações querem mostrar para os crentes que eles devem ter prosperidade? Será que uma geração mimada como essa aguentaria o que os Hebreus passaram? Pergunta 2: Em Hebreus 13.5 é dito para nos livrar-mos do amor ao dinheiro e contentar-nos com o que temos: (A promessa que Deus nunca abandona). Sinceramente; isto é levado em conta por nós hoje em dia? Pergunta 3: Em Provérbios 8.18 diz que riquezas, honra, prosperidade e justiça estão com a Sabedoria. Mas a palavra prosperidade no Hebraico neste texto dá ideia de algo suficiente durável. Se a ênfase aqui estivesse na área material, seria uma contradição o versículo seguinte onde diz que o fruto da sabedoria é melhor que o ouro puro. Sendo assim; porque

Fé não é motivação.

Fé é a sustância das coisas que se esperam fé é a demostração das coisas que não se vê fé faz entender coisas além de nosso alcance fé traz ciência de que Deus é digno de louvor fé leva nossa dedicação à Deus fé não termina no túmulo fé nos leva a enxergar Deus em todos lugares que vamos fé agrada a Deus fé faz ver a recompensa além fé traz temor à Deus fé faz acreditar mesmo que dez não acreditem fé faz caminhar mesmo sem saber o próximo passo fé faz peregrinar, viver como estrangeiro, desprezar a teologia da prosperidade fé leva um homem a ser pedra no sapato, se vestir de pele e comer gafanhotos no deserto fé faz olhar para uma pátria superior e desapegar da inferior fé da-nos a noção que Deus é fiel fé faz crer na ressurreição e abrir mão do que mais gostamos fé faz ver além do presente fé faz adorar a Deus mesmo velho, doente e apoiado no bordão fé faz adorar Deus até a morte. A fé não é agente salvador; quem Salva é Jesus pela Graça mediante a fé. Fé é meio

Não existe Shopping no deserto.

Imagem
Diga ao povo, tanto aos homens como às mulheres, que peça aos seus vizinhos objetos de prata e de ouro". O Senhor tornou os egípcios favoráveis ao povo, e o próprio Moisés era tido em alta estima no Egito pelos conselheiros do faraó e pelo povo. (Êxodo 11.2-3).  Quando o povo de Israel saiu do Egito levaram consigo ouro e prata que os próprios egípcios deram pra eles; Deus fez isso, porém este é um dos textos bíblicos que nos deixa intrigados pois perguntamos; prata e ouro pra quê?  No deserto do Sinai não tinha Shopping; o povo não pagou taxas pra sair do Egito, e quando chegou em Cades pediram permissão ao rei de Edom para atravessar aquele território (Números 20.14-22), dizendo que pagariam se o gado ou os homens bebessem da água de Edom; coisa que o rei dali não aceitou e foi hostil à eles.  O povo de Israel não teve contato comercial com outros povos para gastar aquela prata e o ouro que tinham; pelo contrário, se alimentaram de Maná, Codornizes e beberam água da Rocha. 

Confissão positiva.

Imagem
Tudo é possível ao que crer. Mas crer em quem? Leiamos o texto bíblico completo.

Adoração viva.

"Estas letras humildes eu quero que toquem teu coração, de agradecimento que apresento com minha adoração, mais além de uma canção eu quero que saibas Jesus O peso de glória que na minha vida tem a sua cruz a convivência, a paixão, transpassada pelos cravos, para eu ser adotado e nunca mais ser um escravo, gozando de privilegio, bençãos e beneficios, ninguém por mim se atreveria, a fazer tal sacrificio, porque me amas e sou uma oferta viva me encontrava à deriva mais me fizestes olhar pra cima, vencendo o que me confrontara porque é evidente, que tu mudastes tudo e agora tudo é diferente, já não tenho o que temer o que me pode fazer o homem, sim, meu gozo e proteção têm um só nome, e eu me rindo, agradecidamente me motivas, a converter meu ser em uma adoração viva. coro. Quem é o homem para que tu o estimes, e o ser humano para que o escutes? sendo Tu sem pecado, destes tua vida, e agora te darei adoração viva. não há palavras para expressar meu agradecimento, com s

A Paciência de um agricultor

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Salmos 37:7-8 Salmo 37 é um poema acróstico de Davi; isso quer dizer que cada dois versículos são dedicados a uma letra do alfabeto Hebraico. Em português podemos dizer que Davi quis passar neste Salmo algo tão importante que chega a ser de A até Z. O tema é Prosperidade dos ímpios passageira X Benção de Deus eterna. No video abaixo é recitado os dois versículos acima com trecho de Tiago 5.1-10. As imagens no video são de o nascer de uma semente. Esperemos como agricultores em Cristo a recompensa eterna e não coisas efêmeras. Pacientemente como o semeador aguarda a chuva que rega a terra. Marcos servo de Cristo. A Paciência de um agricultor

Hebreus; a carta de exortação misteriosa.

Até hoje ninguém entre nós sabe quem é o autor desta carta; nela não tem informação do nome do autor. Até Clemente de Alexandria que viveu entre os anos 150-215 deduziu que fosse Paulo pois não tinha certeza; uns sugerem que foi Barnabé, outros Lucas, outros Apolo, alguns até sugeriram Priscila. Pelo conteúdo da carta podemos entender o porque deste mistério em saber o nome do autor que não registrou quando escreveu; Hebreus mostra a superioridade de Cristo acima dos Anjos, dos homens, e dos rituais do Antigo Testamento; ou seja, combate qualquer coisa que pode ser idolatrada. Logo no capítulo 1 de Hebreus vemos a exaltação de Cristo; e como Ele está acima dos anjos. Assim como em João 5.4 é mencionado uma crença dos Judeus sobre a descida de um Anjo para agitar as águas do tanque para que o primeiro que entrasse fosse curado, e lendo o texto todo notamos que Jesus não ajuda o homem a entrar no tanque para depois vir um anjo, mas Jesus o cura tirando totalmente o foco do tanque pois

Um ex-ladrão e sua certeza. (Continuação do texto Herodes e suas perguntas).

Em Lucas 23 lemos que Jesus foi crucificado entre dois criminosos: Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! " Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal". Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino". Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso". Lucas 23:39-43 Um dos criminosos insultava Jesus e o tentava mandando-o descer da cruz, salvar a si e a eles; ou seja, ele queria uma resposta imediata, e essa resposta não era de uma expectativa em Jesus, pois o estava insultando. Parecia estar interessado em descer da cruz, quem sabe para cometer mais crimes. Porém o outro criminoso expressou temor à Deus ao repreender o q

Herodes e suas perguntas.

Imagem
Imaginemos a cena(Ilustração): Jesus sentado numa mesa; e passando algumas pessoas pelo lado de fora, e ao olharem pela janela o cumprimentarem dizendo: "Beleza Jesus? Aí te admiro muito, a Bíblia tem umas palavras bonitas, as musicas são muito boas que falam do Senhor....tu é show! Mas valeu; fui!" Agora imagine Jesus dizendo "Isso não adianta, eu queria mesmo é que tu sentasse aqui e comesse comigo, batesse um papo, mas sua correria não deixa". Do que adianta achar Jesus um cara legal se não querermos andar com Ele? Algo parecido com isso aconteceu no texto abaixo: Quando Herodes viu Jesus, ficou muito alegre, porque havia muito tempo queria vê-lo. Pelo que ouvira falar dele, esperava vê-lo realizar algum milagre. Interrogou-o com muitas perguntas, mas Jesus não lhe deu resposta. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam ali, acusando-o com veemência. Então Herodes e os seus soldados ridicularizaram-no e zombaram dele. Vestindo-o com um manto e

Feliz dia da mentira; que nossa vida diante de Deus seja um livro aberto.

A maior mentira não é aquela contada diante de homens, mas a contada diante de Deus; seja por desculpas humanas ou omissão e falta de conversa com Ele. Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa Salmos 32:3-4 Falta de Deus é pior que seca, por isso om Salmista orou; e orar não é algo místico, mas é uma conversa com Deus. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa Salmos 32:5 Glória à Deus pois pecado confessado é pecado perdoado; Ele não coloca prendas religiosas para pagarmos, Ele apenas nos transforma para não cometé-los mais. Ele também nos dá direção; nos só precisamos segui-las. Cristo faz isso por isso nas cartas bíblicas há a expressão Graça e Paz. Esse é o único jeito de ter um feliz todos