Capacidade artística à serviço do mal. (Base Ex 32).

No início do capítulo 32 lemos que o povo em sua maioria ficou impaciente porque Moisés demorava a descer do monte onde tinha subido para se encontrar com Deus. Então cercaram Arão e pediram para ele fazer um deus para os conduzir. E foi apartir disso que a capacidade artística entrou em ação.
1-Escultura.
A imagem era de um bezerro feito de ouro, algo valioso, alguns comentaristas bíblicos identificam essa imagem com uma das divindades egípcias. (Ex 32.4). Isso nos leva a meditar numa pergunta; o que é mais evidente em nossas congregações? É Jesus?
2-Canto.
Quando Moisés chegou ao acampamento percebeu que o povo estava entoando canções (Ex 32.17-18); mas que canções eram essas? eram pra Jesus ou para um ídolo? E hoje; o que as letras das musicas que cantamos colocam em evidência, Deus ou os desejos humanos egoístas? Os cantores têm como motivação; louvar a Deus ou usar isso como catapulta pra gravar um CD?
3-Dança.
Moisés ao chegar no acampamento viu o bezerro de ouro e as danças e se irou; depois jogou as tábuas da aliança no chão quebrando-as (Ex 32.19). E hoje? As danças em nossas congregações servem pra mostrar curvas e silhuetas?

Seja o que for, qualquer ato que fazemos diante de um ídolo com intenções humanas, enquanto que a Palavra estiver desprezada e despedaçada no chão, não é adoração.
Esta é a solução, as tábuas não poder ser despedaçadas, a Palavra tem que estar no centro, o culto tem que ser cristocêntrico.
Vejamos agora características de um povo que adora um ídolo:
A-Come, bebe e se entregua a farra (Ex 32.6). A palavra Hebraica aqui traduzida por "Farra" é Tsachac e tem significado como entretenimento, brincadeira, riso. E hoje o que as congregações se preocupam em fazer? Proclamar a Palavra ou querer ser agradável para o mundo? Se for pra ir a uma congregação para ser entretido, é mais fácil assistir as video-cassetadas do Domingão. Temos que ir à congregação para ouvir o Evangelho de Cristo.
B-O povo estava desenfreado (Ex 32.25); ou seja tipo aquela música "Tô sem freio", que Deus nos livre disso; estava em orgias e desejando coisas que o mundo valoriza, estava sem nenhuma diferença das nações pagãs à sua volta. E hoje como estamos? qual diferença causamos na sociedade? O sal tá insípido? Ah Deus; nos livre disso!

Agora a solução é a conclusão; quando Deus disse que ia destruir o povo e poupar só Moisés, ele não foi egoísta, intercedeu orando pelo povo (Ex 32. 10-11). Naquela época eles usaram espdas para matar os rebeldes (Ex 32.27-29), mas a palavra chave aqui não é a espada, pois hoje não agimos assim, se fosse ninguém escaparia, todos pecaram, porém o importante aqui neste verso é a imparcialidade, ninguém agiu com panelinha, aquelas que tem em muitas congregações. A solução hoje é imparcialidade na proclamação do verdadeiro Evangelho, a solução é orar uns pelos outros, a solução é Palavra no centro, Cristo no centro do culto e de nossas vidas.
Sempre por Graça.

Marcos servo de Cristo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.