Um ex-ladrão e sua certeza. (Continuação do texto Herodes e suas perguntas).

Em Lucas 23 lemos que Jesus foi crucificado entre dois criminosos:

Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! "
Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?
Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".
Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".
Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".
Lucas 23:39-43

Um dos criminosos insultava Jesus e o tentava mandando-o descer da cruz, salvar a si e a eles; ou seja, ele queria uma resposta imediata, e essa resposta não era de uma expectativa em Jesus, pois o estava insultando. Parecia estar interessado em descer da cruz, quem sabe para cometer mais crimes.
Porém o outro criminoso expressou temor à Deus ao repreender o que estava insultando Jesus; ele também demonstrou saber que estava sendo punido com justiça, ele reconheceu seus erros; isso se chama arrependimento como vemos Jesus dizer já ressuscitado em Lucas 24.46,47:

E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia,
e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Lucas 24:46-47

A palavra arrependimento no grego é Metanóian; que significa mudança de mentalidade no homem interior, alguém que não via seus erros passa a ver, alguém que vivia de crimes ou para conseguir coisas desta terra e passa a olhar para as coisas do céu.
Foi isso que o outro criminosos demonstrou quando disse que Jesus era inocente e ao fazer seu pedido; ele não pediu para descer imediatamente da cruz, lembrando que provavelmente ali ambos os três deviam estar sofrendo dores terríveis devido a natureza da crucificação, o pedido dele foi para que Jesus se lembrasse quando entrasse no Reino.
A palavra Reino no grego é Basiléia, quer dizer Autoridade, realeza, domínio de Deus; e isso vai além de Marxismo, Socialismo, Capitalismo ou qualquer outro ismo.
Aqule homem viu Jesus com olhos da fé, enquanto que o outro o desprezava; aquele criminosos viu Jesus na forma mais fraca e humilhante que alguém podia estar, talvez com o rosto inchado devido a bofetadas dos soldados, ali não estava acontecendo nenhum milagre visível, mas estava acontecendo o maior de todas as vitórias, o cumprimento do propósito de Deus em salvar-nos. E foi esse Jesus humanamente humilhado que ele viu futuramente entrando no Reino.
Que vejamos Jesus como Ele é; mesmo que nossas circunstâncias momentâneas sejam críticas, que peçamos a Jesus somente sua Graça que é melhor que a vida e coisas deste mundo.

Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.
Salmos 33:22

Marcos servo de Cristo.

"A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor; estão firmados no Senhor".
Trecho do hino Firmeza na fé de Edward Mote; estrofe em inglês "On Christ, the solid Rock, I stand. All other ground is sinking sand"; tradução:  Em Cristo, a sólida Rocha, estou; todos os outros fundamentos são areia movediça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.