Hebreus; a carta de exortação misteriosa.

Até hoje ninguém entre nós sabe quem é o autor desta carta; nela não tem informação do nome do autor. Até Clemente de Alexandria que viveu entre os anos 150-215 deduziu que fosse Paulo pois não tinha certeza; uns sugerem que foi Barnabé, outros Lucas, outros Apolo, alguns até sugeriram Priscila.
Pelo conteúdo da carta podemos entender o porque deste mistério em saber o nome do autor que não registrou quando escreveu; Hebreus mostra a superioridade de Cristo acima dos Anjos, dos homens, e dos rituais do Antigo Testamento; ou seja, combate qualquer coisa que pode ser idolatrada.
Logo no capítulo 1 de Hebreus vemos a exaltação de Cristo; e como Ele está acima dos anjos. Assim como em João 5.4 é mencionado uma crença dos Judeus sobre a descida de um Anjo para agitar as águas do tanque para que o primeiro que entrasse fosse curado, e lendo o texto todo notamos que Jesus não ajuda o homem a entrar no tanque para depois vir um anjo, mas Jesus o cura tirando totalmente o foco do tanque pois a Bíblia é cristocêntrica (Cristo sempre será o centro das atenções). Por isso Paulo disse que somos apenas cooperadores, o crescimento vem do Espírito.
Lamentavelmente os Judeus e chefes religiosos em sua maioria na época de Jesus eram cheios de regras e tradições de homens; não que a tradição seja ruim pois a tradição passada pelos Apóstolos é o que seguimos; mas a tradição com acréscimo humano tendencioso é totalmente prejudicial. Naquela época existia o Talmud ou o Tergum que eram livros de comentários rabínicos cheios de acréscimos ao Torá que era a Lei (5 primeiors livros da Bíblia). Não que a Lei fosse ruim; mas o pecado de todos nós, e principalmente os acréscimos humanos de doutores da lei a esses escritos estragaram tudo.
Logo depois criaram a Cabala judaica, que parece em certas partes com o espiritismo brasileiro, também os Testemunhas de Jová, Mormons e Islâmicos surgiram de supostas mensagens de anjos etregues a pessoas que foram idolatradas.
Atualmente precisamos valorizar mais a Palavra para que tenhamos o discernimento do Espírito para vermos quais acréscimos existem na cultura evangélica brasileira que não combinam com a Bíblia. E também identificarmos em nós mesmos quais costumes ou cultura não combinam com a Bíblia.
Mesmo que passemos as mesmas perseguições que os cristãos passaram no decorrer da história que foram expulsos de sinagogas e religiões que preferiam suas culturas à Palavra de Cristo.
Para isso livros, cd`s de cantores pop star, pregadores internacionais, e até mesmos esse que escreve essas linhas agora, não podem ajudar.
Somente Cristo; porque....

Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,
mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,
tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.
Hebreus 1:1-4

O verdadeiro eis que eu te digo clipe musica A Palavra Art Pella

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.