Deus tem uma obra na sua vida.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
João 14.1, 2

Jesus começa a preparar os discípulos que dariam procedimento à sua obra como cooperadores; algo que não seria nada fácil por causa das perseguições que iriam sofrer. O remédio para um coração turbado é crer e lembrar que Jesus está nos preparando lugar no céu. Esta esperança é tudo que precisamos nesses dias de desejos de consumo terrenos e preocupações da vida.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
João 14.3, 4

Jesus prometeu voltar para buscar os que acreditam nele porque ama e tem o desejo de ficar perto de nós. E por isso nos ensinou o caminho.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14.5, 6

Tomé aí pode ter pensado vários coisas para fazer esta pergunta; talvez pensou "Será que esse caminho do céu seria uma corda jogada lá de cima para subirmos na força do braço?".
Não. O Caminho é Jesus; Ele é a sinalização da pista escura, isso é pela Graça, mas também cabe ressaltar que a palavra Caminho em grego é Hodos; isso pode ser traduzido por caminho,  uma maneira, estrada, viagem, trajeto. O Caminho é uma maneira de viver. 

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
João 14.8, 9

Felipe fez um pedido sobrenatural, uma visão ou aparição; mas Jesus disse que ele é a imagem do Pai. Ele é Santo, salva, nos ama, tem as características do Pai. Jesus é a imagem de Deus pra conhecermos temos que ler sua Palavra. Isso é melhor que visões sobrenaturais.

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
João 14.10-12

Jesus fala de obras; Deus faz as obras, as obras de Cristo se parecem com as do Pai, e nós os que cremos faríamos obras maiores. Erroneamente alguns líderes dizem que essas obras são milagres; porém não são. Quando o Novo testamento que foi escrito em grego quer falar de milagres, ele fala mesmo e umas das expressões é Semeion quer dizer Sinais. Porém a palavra obras em grego é Ergom; e tem o significado diferente de milagres. Ergon é trabalho, tarefa, emprego; uma ação, que é feito. E que feitos maiores (mais amplos) são esses? 
Lembremos que o texto inicia falando de salvação e vida eterna; e essa é a obra de Deus. O ministério de Jesus teve aproximadamente 3 anos e foi voltado para Israel; mas a obra de prosseguimento como cooperadores é de sua Igreja que anuncia à toda terra. Jesus não estava dizendo que os discípulos fariam milagres maiores mas algo parecido com "olha; eu estou subindo após morrer e ressuscitar como Cordeiro que tira o pecado do mundo, mas vocês serão meus cooperadores e terão junto com os que ainda vão crer uma obra maior pra fazer, ou seja, uma missão extensa, longa e árdua. 

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
João 14.13, 14

Jesus manda orarmos, e termos fé.

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14.15

Nem precisa explicação. Amar é obedecer e não cantar.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João 14.16, 17

O Espírito da verdade nos faz companhia eterna que o mundo não pode ver.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
João 14.23

Esses são os frutos de um crente de verdade.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 14.26

Aí é mostrado a principal tarefa e função do Espírito Santo; que é fazer lembramos do que Jesus ensinou. Muitas denominações alteram isso monopolizando o Espírito aos que falam em línguas apenas, colocando assim essa manifestação visível acima da principal função. Com isso se vê crentes que não obedecem a Palavra de Cristo mas falam em línguas e são tidos como mais espirituais que os outros. Ocorre também uns que caem, dançam, giram, engatinham, mas não pregam a Palavra nem vivem o que Jesus ensinou.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
João 14.27, 28

Jesus diz que o mundo (Kosmos)  não pode dar paz e no decorrer deste capítulo fala da morada no céu e da paz que só ele pode dar. Mesmo assim denominações atuais fazem campanhas mundanas de prosperidade; exaltam cura física acima da espiritual, e muita gente acha que não se deve criticar outras denominações.
Sinceramente; isso que pregam em muitas denominações atuais é cósmico (mundano); maligno.
Subamos pras moradas do alto pelo sangue de Cristo.

Marcos servo de Cristo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.