Pedagogia de Cristo X Beto Carrero World.

Existem denominações que mereciam ganhar o prêmio Innovare por criativas atividades inovadoras com o intuito de ganhar membros ou manter jovens nos templos. Umas já usaram batismo no toboágua, outras usaram o Paintball, e outras compraram sítios para fazer seus chamados retiros.
Tudo com intuito de atrair pessoas; como por exemplo o estudo dos doutores em psicologia cognitiva de Harward, onde se define tempo e características e locais para um aluno ter uma boa aprendizagem.
Hoje em dia as pregações já não podem se estender muito; e os líderes religiosos procuram não importunar seus ouvintes com muitas informações e nem com textos longos. Certa vez ouvi uma pregação para jovens intelectuais onde o pregador cantava músicas, dizia curiosidades e no final falava rapidamente o trecho do texto bíblico como se fosse a moral da história.
Se continuarmos neste ritmo será melhor construir nossas denominações dentro do Beto Carrero World.
Deixando de lado as técnicas humanas; vejamos abaixo algumas técnicas da pedagogia de Cristo:

Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.
Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.
Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez. (Salmo 78.2-4). 

Enigmas são perguntas difíceis no original hebraico deste texto (Chidah); não que a Palavra de Deus seja difícil mas que vivencia-la não é nada confortável: 

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7.13-15). 

Bem; com os textos bíblicos acima vemos que o ensino de Deus não é fácil e nem tem o interesse de ser atrativo segundo os métodos de Harvard. Vejamos abaixo o tempo adequado: 

E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.
8 E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.
9 E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
10 Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.
11 E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. (Atos 20.7-11). 

Notamos que em nossos dias os métodos de ensino diferenciam de alguns textos bíblicos que vimos acima; então como atrair pessoas para o cristianismo? 
Algumas denominações têm o interesse de serem agradáveis ao público e evitam falar coisas desmotivadoras; e talvez seja esse o motivo para todo esse entretenimento criativo. 
Mas Deus como atrai as pessoas que Ele quer? 

Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
29 Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
30 Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.
31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer. (João 12.28-33). 

Deus glorificou o seu nome levantando Jesus no madeiro (morte) para atrair todos. 
Líderes modernos se acham isso desmotivador continuem inovando. 
Mas se Cristo levantado no madeiro não atrair as pessoas à Deus; pode ter certeza que não vai ser os estudos de Harvard, nem suas técnicas modernas. Essas técnicas podem até servir pra atrair e fazer religiosos hipócritas. Mas Deus para salvar continua usando Cristo levantado no madeiro, morto e ressuscitado ao terceiro dia. 

Marcos servo de Cristo. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.