Trilogia da realidade eterna.

1-Amor pra mais de metro. (Esdras 3-4).

Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.
Salmos 118:1

Esta frase foi cantada pelo povo, sacerdotes e levitas para louvar à Deus na ocasião quando foram lançados os alicerces da reconstrução do segundo Templo em Jerusalém:

Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o Senhor, conforme prescrito por Davi, rei de Israel.
Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: "Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre". E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.
Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos líderes de família mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em voz alta quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria.
Não era possível distinguir entre o som dos gritos de alegria e o som do choro, pois o povo fazia enorme barulho. E o som foi ouvido a grande distância.
Esdras 3:10-13

A época era pós guerra e destruição; mas Deus tinha despertado o Imperador Persa, Ciro, para autorizar a obra de restauração do segundo Templo. Ali era o local onde o povo adorava à Deus e fazia sacrfícios; ou seja, tinha comunhão com Deus. Entendemos que Deus queria estar em comunhão com o povo; e por isso eles louvaram o Senhor por que ele é bom e belo, e porque seu favor dura para sempre.
Se o amor de Deus dura para sempre, isso aponta para eternidade, e por causa disso uns choraram e outros gritaram de alegria.
(Ouçamos a música Lágrimas - Oficina G3 (CD Histórias e Bicicletas) - 2013).
O segundo Templo não era tão imponente exteriormente quanto o primeiro; mas a Glória da segunda casa foi maior que a da primeira. A Glória de Deus se manifesta quando um povo é curado e restaurado do pecado para adora-lo.
É impossível ter duas alianças ou amizades; ou somos amigos de Deus ou do mundo (sistema corrompido).

Contudo, Zorobabel, Jesua e os demais líderes das famílias de Israel responderam: "Não compete a vocês a reconstrução do templo de nosso Deus. Somente nós o construiremos para o Senhor, o Deus de Israel, conforme Ciro, o rei da Pérsia, nos ordenou".
Esdras 4:3

No texto acima Zorobabel recusou o acordo de amizade para a reconstrução do templo, ele preferiu só contar com a ajuda de Deus. Porém centenas de anos após; o Império Romano que dominava a maoiria dos reinos, instituiu a família de Herodes como governantes políticos daquela região. Já nesta época os líderes e sacerdotes aceitaram a amizade de Herodes para auterar o templo de Jerusalém, embora exteriormente tenha ficado arquitetônicamente bonito, parece que Deus não aprovou. Jesus falou que aquele templo tinha se tornado um covil de ladrões; e quando esteve perante Herodes (este nome designava vários políticos da mesma família) deu o silêncio como resposta:

Ouvindo isso, Pilatos perguntou se Jesus era galileu.
Quando ficou sabendo que ele era da jurisdição de Herodes, enviou-o a Herodes, que também estava em Jerusalém naqueles dias.
Quando Herodes viu Jesus, ficou muito alegre, porque havia muito tempo queria vê-lo. Pelo que ouvira falar dele, esperava vê-lo realizar algum milagre.
Interrogou-o com muitas perguntas, mas Jesus não lhe deu resposta.
Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam ali, acusando-o com veemência.
Então Herodes e os seus soldados ridicularizaram-no e zombaram dele. Vestindo-o com um manto esplêndido, mandaram-no de volta a Pilatos.
Lucas 23:6-11

Herodes procurava algo interessante que o entretesse, e por isso recusou a vida eterna.

2-Sábado animado. (Salmo 92).

Os dias de sábado geralmente para os que não trabalham em nossa cidade é um dia de lazer, namoro, assistir TV, ir ao cinema, passeio com a família e diversão.
Porém se olharmos para Deus como o autor do Salmo 92; veremos algo além disso.

Tu me alegras, Senhor, com os teus feitos; as obras das tuas mãos levam-me a cantar de alegria.
Como são grandes as tuas obras, Senhor, como são profundos os teus propósitos!
O insensato não entende, o tolo não vê
que, embora os ímpios brotem como a erva e floresçam todos os malfeitores, serão destruídos para sempre.
Pois tu, Senhor, és exaltado para sempre.
Mas os teus inimigos, Senhor, os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os malfeitores!
Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo.
Os meus olhos contemplaram a derrota dos meus inimigos; os meus ouvidos escutaram a debandada dos meus maldosos agressores.
Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano;
plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.
Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes,
para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça.
Salmos 92:4-15

Coisa boa e bonita é rasgar elogios à Deus porque ele é o maioral; anunciar logo demanhã o seu favor, e de noite a sua infalibilidade. Porque ele nos alegra com suas obras e propósitos profundos que os insensatos não veem.
Suas obras são as seguintes; o ímpio que não se importa com Deus floresce exteriormente breve como a erva do campo mas será destruído para sempre, enquanto que os que se rendem a Jesus e são por ele justificados, florescerão e crescerão como a palmeira e o cedro do Líbano. Vejamos algumas características destas árvores:
A palmeira dá um fruto doce chamado Tâmara, e permanece dando este fruto até aproximadamente 200 anos; geralmente são encontradas em regiões desérticas onde aprofunda suas raízes a aproximadamente 300 metros de profundidade no solo; por isso elas são resistentes a temporais e ventanias; inclusive tem um ditado antigo à respeito dela que diz "raiz na água e copa no fogo".
O cedro do Líbano tem em média 30 metros de altura, com grande largura, e chegam a viver até 2000 anos. É uma madeira aromática ótima para construção civíl, e também o símbolo na bandeira do Líbano.
Estejamos até a velhice na presença do Senhor dando frutos por sua Graça; porque ele age com justiça e tudo que faz é justo.
Vejamos Deus em Cristo, na Bíblia.

(Ouçamos a música Sem TV eu te enxergo muito mais - Kim).

3-O Verdadeiro e o falso. (1 João 5).

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.
Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.
1 João 5:1,2

Quem crê em Jesus Filho de Deus unigênito tem o gene de Deus e se torna geneticamente imitador de Cristo, e todo que ama a Deus o obedece os mandamentos.

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
1 João 5.4

Ser vencedor não é se dar bem no mundo tendo um bom 2016; ser vencedor é vencer o mundo, não se deixar corromper por ele. Isso só com fé.

(Ouçamos a música Remadores do Último Porão - "Fé").

Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
Há três que dão testemunho:
o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
1 João 5:5-8

Não basta ter fé; mas a fé tem que estar depositada no alvo certo, não é ter fé em nós mesmos, muito menos fé no positivismo, mas fé no Jesus da Bíblia. Filho de Deus unigênito morto crucificado, ressuscitado ao terceiro dia que subiu e voltará.

E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.
1 João 5:11,12

Atualmente muitos dizem "eis que eu te digo"; outros "deus te manda dizer isso"; mas o que Deus realmente quis comunicar foi o fato de ter enviado seu Filho Jesus para nos dar vida eterna ao crer nele.

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.
E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.
1 João 5:14,15

Não basta orarmos fazendo pedidos para 2016; é melhor pedirmos para saber qual a vontade de Deus para nós em 2016.

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.
1 João 5:16

Estamos numa batalha contra nós mesmos entre o real e o ilusório; o pecado é ilusão e devemos orar pelos irmãos e ter cautela conosco. Não devemos somente orar para Deus realizar os sonhos dos irmãos mas orar para que os livre dos pecados.

Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
1 João 5:17-19

Quem é nascido de Deus o Maligno não toca; ok mas não podemos citar esse versículo pela metade como se fosse uma carranca pra afastar maus fluídos. O texto completo diz que quem tem o gene de Deus por crer em Cristo, não está no pecado, ou seja, mesmo que peque, não estaciona ali, não se entrega, mas se arrepende; também diz que quem nasceu de Deus, o maligno (aqui também pode se referir a maldade) não o atinge, ou seja a maldade ou o maligno não manipula. Podemos até ser tentados pelo Maligno ou por nosso proprio pecado (maldade); mas jamais devemos ser manipulados ou dominados por estes como fantoches.

Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
1 João 5:20,21

Jesus veio para dar entendimento do Verdadeiro Deus, ou seja, o real.
Protejamo-nos dos ídolos deste mundo, ou seja, o que é falso.

(Ouçamos as músicas Vencedores Por Cristo (VPC) - Cristo é Real; Marina de Oliveira - Faça um Teste).

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.