Devo confiar nos segredos da Cabala?

Notável é que nestes dias está se cumprindo o que Jesus profetizou quando disse que nos últimos tempos haveriam escândalos religiosos e inúmeros falsos profetas; e por causa de tais homens gananciosos, o caminho da Verdade seria difamado. Mas tenho percebido também que neste momento crítico como o atual, alguns judaizantes estão se infiltrando em igrejas e grupos de redes sociais.
Tais judaizantes se dividem entre os que creêm ou não em Jesus Cristo; outros discordam do nome e de alguns versículos, e outros discordam da letra “j”.
Alguns destes proselitistas se aproveitam dos escândalos de algumas denominações evangélicas para apresentar uma espécie de gnose pura e superior em relação à todas igrejas evangélicas.
Eles exaltam e defendem a Cabala dizendo que existem dois tipos dela, uma é boa e outra nem tanto; mas quando alguém contexta tal livro esses judaizantes ficam muito irritados.
Tantando compreender o motivo de tal ira judaizante, resolvemos pesquisar declarações deles mesmos do que este livro significa; para depois, se Deus permitir, lermos os absurdos dentro da Cabala em si.
Começemos observando os absurdos de sua definição a princípio.
De acordo com otexto de Daniel Schneider no site da revista Super Interessante;
“...todos os cabalistas concordam que o ensinamento sagrado veio diretamente do Criador, assim como os 613 mandamentos judaicos contidos na Torá, a bíblia judaica, que os cristãos chamam de Pentateuco”;
ou seja, os cabalistas dão o mesmo valor sagrado para esta tradição judaica (Cabala) como se fosse própria Torah (Os cinco primeiros livros da Bíblia), enquanto que os evangélicos apenas a chamariam de uma espécie de comentário como as das muitas Bíblias de estudo como a de Genebra, Plenitude, a Dake e outras.
No meio evangélico Reformado por exemplo valorizamos bons comentários dos textos bíblicos como os de Matthew Henry, Agostinho de Hipona, Calvino; mas jamais damos a tais autores o mesmo valor que damos a Bíblia pura em si.
Aliás nem a Bíblia temos como algo “mágico” pois a pessoa pode ler como um advogado le o Código penal, mas se não for alcançado pela Graça de Deus nenhuma diferenra ocorrerá; mas a Cabala dos judaizantes é ultra sagrada para eles.
Nisto lembramos o que Jesus disse com respeito a tradição judaica corrompida:


Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa".
Marcos 7.13.


Os líderes religiosos judeus em sua maioria eram intelectuais e altamente corrompidos pela ganacia e pecado desde a idolatria dos bezerros de ouro e de baal; mesmo assim muitos até os dias de hoje endeusam a tradição destes rabinos mais que a Bíblia (Mandamento de Deus).
Ainda no site da Revista Super interessante; observemos a contraditória declaração do que é a Cabala:
“Ok, cabala NÃO É religião, autoajuda, superstição, magia, bruxaria, sociedade secreta, meditação, adivinhação, interpretação de sonhos, ioga, hipnose ou espiritismo, embora possa estar relacionada a todas essas coisas”.
A Cabala não é porcaria mais pode estar relacionado com porcaria; complexo não?
"Ela nos diz por que o homem existe, por que nasce, por que vive, qual é o objetivo de sua vida, de onde vem e para onde vai quando completa sua vida neste mundo", diz Marcelo Pinto, representante do centro de cabala Bnei Baruch no Brasil.
Para nós Evangélicos, Somente Jesus é o Caminho como lemos na Bíblia:


Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? "
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14.5-6.

Tomé queria saber qual caminho deveria seguir, e Jesus disse que ele é o Caminho; e não apontou a contraditória tradição rabínica.
Ainda no site Super Interessante lemos o seguinte:
"O ser humano tem muitas questões, e a cabala é um caminho espiritual que permite trazer de volta o elo com a verdadeira origem de tudo", explica Ian Mecler, professor de cabala no Rio de Janeiro e escritor de livros como O Poder de Realização da Cabala (Editora Mauad).
Acima há uma deurpação do real problema do ser humano; quanto da solução para o ser humano, pois a Bíblia (Torah que é o Pentateuco, Salmos, Profetas que formam o Antigo Testamento e todo Novo Testamento) diz que o ser humano tem muitos PECADOS e não muitos “questionamentos”; e a solução é a MISERICÓRDIA de Deus em Cristo, e não a Cabala.
O livro de Jó e o próprio Jesus Cristo condena a lei causa-efeito (idéia de que o sofrimento é por um motivo merecedor); mas no site Super Interessante com respeito a Cabala lemos:
“Para Shmuel Lemle, professor da Casa da Cabala, também no Rio, "nada acontece por acaso. Existem leis de causa e efeito. Assim como existem leis físicas como a lei da gravidade, existem leis espirituais".
Certa vez em debate com um judaizante, ele disse que o hebraico era um idioma sagrado; porém isso não é verdade vejamos o que disse Jeremias:


" ‘Como vocês podem dizer "Somos sábios, pois temos a lei do Senhor", quando na verdade a pena mentirosa dos escribas a transformou em mentira?
Os sábios serão envergonhados; ficarão amedrontados e serão pegos na armadilha. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria é essa que eles têm?
Por isso, entregarei as suas mulheres a outros homens, e darei os seus campos a outros proprietários. Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; tanto os sacerdotes como os profetas, todos praticam a falsidade.
Jeremias 8.8-10.


Os Escribas eram os estudiosos que escreviam esses comentários da Lei Bíblica; quando o Escriba era corrompido, naturalmente seu escrito jamais pode ser sagrado como a Bíblia.
É interessante notar que semelhantemente os judaizentes de hoje sempre têm uma falsa sabedoria espetacular para passar para os outros.
A Cabala é um comentário contraditório e complexo de rabinos que no decorrer dos séculos interpretaram mal o Mandamento de Deus; uns afirmam que a Cabala é complexa mas Moisés declara:


se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se se voltarem para o Senhor, para o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Vida ou Morte
O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.
Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.
Deuteronômio 30.10-14.


Acima Moisés explica o que é a Lei (Torah em Hebraico) e não Cabala; A Lei não é extraórdináriamente difícil, a Cabala é por ser falsa.
O termo hebraico Niphal (em português “difícil” em relação a Lei de Deus que não é difícil) se encontra tambem em Salmos 118 versículo 22:


A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.
Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós.
Salmo 118.22-23.


Só que em Salmo o português de Niphal é a palavra “Maravilhoso”.
Com isso concluímos; o Caminho é Jesus Cristo e não a Cabala, Maravilhoso é a Pedra Jesus e não a Cabala.

Marcos servo de Cristo.

Este texto é a primeira parte de uma refutação; se Deus permitir aguardem o próximo com os absurdos dentro da Cabala.
(Fontes: A Bíblia pura, sites:
Biblehub.com
e
super.abril.com.br/historia/cabala-o-misticismo-judaico-revelado ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.