Gehenna.


Gehena ou vale de Hinom ficava próximo de Jerusalém onde os Israelitas sacrificavam seus filhos à Moloque; e que depois deles renunciarem esta idolatria detestável, passou a funcionar como depósito de lixo, carcaças de animais e cadáveres de criminosos. Sempre era jogado enxofre ali para que o fogo acesso nunca se apagasse, para que dia e noite tudo ali fosse incinerado e destruído.
Jesus usou o nome deste local (Gehena em grego) como lemos no texto bíblico abaixo (Traduzido nesta versão brasileira por Fogo do inferno):


Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5.20-22.


Neste relato chamado de sermão do monte (onde Jesus passa a ensinar seus discípulos), a expressão “fogo do inferno” no original grego é Gehenna.
Jesus usa este termo para se referir à uma punição após um juízo (em grego Krisis); muitos religiosos modernos tentam deturpar este conceito ao dizerem que o Gehena dito em Mateus 5 era apenas o local geográfico, e que o conceito de “Inferno” é uma “invenção da igreja para assustar as pessoas.
Certamente o vale de Hinom (Gehena) GEOGRÁFICO nos dias de hoje é bem verde e arborizado e conhecido como Uádi er-Rababi; mas será que esta mudança piasagística invalida Mateus 5.22?
Deixemos Jesus responder:


O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mateus 24.35.


Sendo assim; esqueçamos as aŕvores de Uádi er-Rababi (Antiga Gehena ardente), e analisemos o texto de Mateus 5.20-22:
No versículo 20 Jesus condena a falsa justiça dos Escribas e Fariseus (Ocupantes mais influentes do Sinédrio).
No versículo 21 Jesus menciona um mandamento da Torah (Lei/Pentateuco).
No versículo 22 Jesus fala que o que se irritar sem motivo contra seu irmão está sujeito a juízo; quem ofender de tolo a seu irmão será réu de sinédrio; e quem chamar ao irmão de estúpido será réu do fogo do inferno (Gehenna), porém se Jesus tivesse se referindo apenas ao Gehenna geográfico (visível), logicamente ele também estaria se referindo ao Sinédrio visśivel (como istituição), o que seria impossível porque no versículo 20 Jesus condenou a falsa justiça dos membros do Sinédrio.
Logo, este trecho (Mateus 5.20-22), embora use termos visíveis; aponta para ensinamentos eternos e invisíveis.
Pois só Jesus julga com perfeita justiça como diz a profecia à seu respeito em Isaías:


Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Isaías 11.1-5.


Interessante que no versícula 4 de Isaías 11 é dito que Jesus matará o ímpio com o sopro (Ruach em Hebraico) de sua boca, e esta expressão hebraica geralmente é usada pra definir espírito ou vento, logo, trata se de uma ação invisível, uma justiça invisível e uma condenação invisível (por enquanto), e não uma mero local geográfico interpretado por aqueles hereges que não acreditam em inferno (condenação eterna).
Para certificar ainda mais, vejamos que a expressão Gehenna não aparec só em Mateus, mas se repete doze (12) vezes no Novo Testamento:


Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 5,29.


Neste caso é mencionado o pecado do olhar (um pecado que não é aparente diante de outras pessoas), isto demostra uma advertência de algo invśivel, com julgamento invisível e uma condenação logicamente invisível; e não meramente uma menção a um lugar geográfico.
Se fossemos usar a lógica dos falsos profetas que não acreditam em inferno, chegaríamos á conclusão que pelo fato de Gehenna não existir hoje geograficamente; todos estas advertências feitas por Jesus não estariam mais valendo hoje em dia, e isso iria contrariar o Evangelho e todo Antigo Testamento.
O tema absolvição e condenação é latente em toda a Bíblia.


E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 5.30.


E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 10.28.


Em Mateus 10 Jesus diz que Deus faz perecer no inferno (Gehena), isto é um Juízo DIVINO e não uma mera expressão visivelmente geográfica.


E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
Mateus 18.9-10.


Acima trata se de ideias opostas (Pai no céu, versículo 10) e (Gehenna, vesículo 9), impossível estar se referindo apenas a um local geográfico.


Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Mateus 23.15.


Jesus acima condena a hipocrisia dos membros do Sinédrio; se ele estivesse se referindo a Gehenna como local geográfico, porque menciona descendente se lá era inabitável?
Como sempre; Jesus menciona um local físico para apontar para um juízo eterno (condeção e fogo eterno).


Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Mateus 23.33.


Jesus acima se refere aos Fariseus hipócritas; líderes importantes, tinham enterro digno, jamais seriam lançados no Gehenna físico e geográfico; é lógico que Jesus fala de Genhenna eterno.


E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Marcos 9.43-44.


E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Marcos 9.45-46.


E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
Marcos 9.47.


Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Lucas 12.5.


Em Lucas Jesus fala do lançar no inferno (Gehenna) por ação de Deus, e depois de matar; isso indica um Gehenna após a morte física, e não um mero local geográfico como deduzem os falsos profetas de hoje que não acreditam em inferno.


A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3.6.


Tiago também usa a expressão Gehenna como o que inflama a língua que peca contra Deus; se fosse apenas um local geográfico como os hereges deduzem, como inflamaria uma língua humana de alguém vivo?
Quem ia ser o porco que iria lamber aquele lixão?
Sem dúvida inferno é a condenação eterna para todos aqueles que não crerem em Jesus Cristo; o único que salva do inferno.

Marcos servo de Cristo.

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