Graça e paz ou paz e amor.


Os orientais buscam a paz através do Zen; seja com meditação selenciosa e comtemplativa ou ensinos budistas. Os Hippies Norte Americanos buscavam a paz através de sexo, drogas e Rock.
Mas a Biblia nos ensina o que é paz e onde encontra la de verdade.
Paz não se resume apenas a ausência de guerra com o mundo.
A pior guerra é a travada com Deus.
E esta todos estavam porque todos pecaram (erraram) e se rebelaram contra o Deus da Bíblia.
Por isso a verdadeira paz é estar em paz com Deus.


Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
Romanos 5.1-4.


O termo grego para paz no original é Eirene (paz espiritual) algo interior; por isso é possível que esta paz seja possível mesmo em meio à guerras (perseguições e tribulações), essa paz não é estar de bem com sigo mesmo nem de bem com a vida (como diz a Xuxa), essa paz é estar de bem com Deus.
Todos homens são injustos para terem essa paz com Deus (que é justo); mas quando por meio da fé (Pistin em grego), por meio desta convicção e crença de que Jesus Cristo (o Filho de Deus) nos justifica (Dikaio em grego), nos inocenta, nos torna e declara justos por sua perfeita justiça (obediência perfeita a Deus); então temos PAZ.
Por isso o termo Graça e paz; porque a salvação é pela Graça (Charis em grego) presente de Deus e não por obras humanas para que ninguém se glorie.
Isto é o que nos ensina o Senhor Jesus em todo o Novo Testamento.
Este é o Evangelho de Cristo.
Os que são justificados além de ter seus pecados perdoados, dia a dia são renovados e aperfeiçoados por Cristo para que embora imperfeitos, não vivam na prática constante do pecado.
Sendo assim; estar em paz é estar em guerra, guerra contra o pecado.
Como lemos também no Antigo Testamento.


E Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.
Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles.
2 Reis 3.1-3.


Este rei de Israel chamado Jorão repudiou a idolatria ao deus falso baal; mas aderiu à idolatria dos bezerros de ouro. O Deus único e verdadeiro se desagradou disso porque é impossível agrada lo se não for com adoração total. Jorão devia ter também repudiado a idolatria aos bezerros de ouro, mas não fez.


E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?
2 Reis 9.22.


Jeú era um comandante do exército que Deus levantou para executar castigo contra a família do rei Acabe (pai de Jorão), no versículo acima é narrado o encontro entre os dois antes de Jorão ser morto por Jeú.
Jorão tolerava as corrupções e idolatrias de sua mãe (Jezabel esposa de Acabe) que tinha feito crimes e pecados terríveis em Israel.
Jorão não foi totalmente dedicado ao Senhor e não depôs sua mãe do cargo político.
É impossível ter paz sem guerra contra o pecado.
Jeú, embora imperfeito e depois também castigado por Deus, aqui expressa um instrumento do Juízo de Deus.
O mundo inteiro se preocupa com a “paz”, mas seria bom que se preocupasse com o que Jesus disse:


Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16.16.

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.