Hoje foi o dia em que eu não senti pena de mim.

Durante as primeiras horas desta manhã comecei a lembrar dos momentos de tristeza que tive na vida.
Não sei por qual motivo, mas simplesmente vieram em minha lembrança momentos específicos dos sofrimentos que enfrentei.
Então eu resolvi orar e enquanto falava com Deus, tive vontade de agradecer por estas dificuldades;
pois entendi que por meio delas Deus estava me ensinando alguma coisa.
Nesta hora reconheci que esta vontade de agradecer só poderia ter sido motivada pelo próprio Deus.
Mais tarde fui ler a bíblia e ali pude confirmar o que eu havia acabado de orar; o texto que eu li foi
2 Samuel 15.
Este trecho da bíblia começa relatando a forma astuta e traiçoeira que Absalão usou para usurpar o trono do reino de seu próprio
pai, o rei Davi.
Nesta ocasião podemos notar que Davi resolve fugir de seu filho que tinha ganhado força política através de promessas e abraços falsos.
Não notamos preocupação em perder o reino por causa de algumas citações de Davi; como esta por exemplo:

Então o rei disse a Zadoque: "Leve a arca de Deus de volta para a cidade. Se o Senhor mostrar benevolência a mim, ele me trará de volta e me deixará ver a arca e o lugar onde ela deve permanecer.
Mas, se ele disser que já não sou do seu agrado, aqui estou! Faça ele comigo o que for de sua vontade".
2 Samuel 15:25-26

Em horas de crise, a melhor coisa que fazemos é buscar a direção de Deus, embora Davi tenha feito isso, é notável que aquela situação lhe trazia profunda tristeza:

Davi, porém, continuou subindo o monte das Oliveiras, caminhando e chorando, e com a cabeça coberta e os pés descalços. E todos os que iam com ele também tinham a cabeça coberta e subiam chorando.
2 Samuel 15:30

O período de lágrimas que Davi passou não o impediu de continuar em comunhão com Deus através da oração, e algo semelhante é o que devemos fazer.
Na continuidade deste relato notamos que enquanto fugia, Davi foi amaldiçoado, por um homem chamado Simei, e naquela hora alguns oficiais que estavam em fuga com Davi sugeriram que
este homem fosse morto, mas nesta hora Davi perdoou aquele homem e reconheceu que o mal que estava vivendo;o fato de ser humilhado e ter que fugir para não ser morto pelo seu próprio filho,
tinha vindo do próprio Deus, como diz este trecho anterior ao acontecido:

"Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia.
Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ".
Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor! " E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá.
Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá".
2 Samuel 12:11-14

A mensagem acima foi dada para Davi através do profeta Natã, isto mostra que todo o sofrimento que Davi estava passando tinha sido predito por Deus.
Embora Davi tenha pecado como diz este versículo:

Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.
2 Samuel 12:9

A disciplina de Deus através dos sofrimentos mostra também o seu amor por nós como diz estes 2 textos:

Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,
pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.
Provérbios 3:11-12

Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.
Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,
pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".
Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
Hebreus 12:4-8

Disciplina, provação, aprendizado, tribulação, caráter aprovado são expressões muito importantes, isso nos mostra como Deus é e como Ele age em nossas vidas.
Motivo de de grande alegria é lembrar estas palavras:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
Romanos 5:1-5

Ao saber isso dá até vontade de cantar assim:

Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.
Salmos 119:71-72

Deus nos abençoe em Cristo.

Marcos servo de Cristo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.