A Parábola da Dracma perdida.

Dracma é uma moeda graga de prata com valor equivalente a diária de um trabalhador.
Em Lucas 15; Jesus conta três parábolas que expressavam uma só Verdade. O cenário era uma aula ao ar livre:

Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo.
Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles". Lucas 15:1-2

Publicanos eram corruptos coletores de impostos, e pecadores eram pessoas imorais, podiam ser prostitutas, leprosos, mancos, cegos, miseráveis, dentre outros. Os Fariseus religiosos criticaram Jesusb e se achavam acima daquelas pessoas. Então Jesus usa estas parábolas para mostrar o que estava acontecendo ali.
A parábola da Dracma perdida era parecida com a da ovelha perdida; donos de rebanhos de ovelhas e mulheres trabalhadoras eram situações do cotidiano, algo que obviamente qualquer um deles faria pois uma ovelha rende lã e uma dracma é um dia de trabalho. Ninguém quer perder algo precioso. Da mesma forma Jesus estava procurando pecadores perdidos. Quem não se reconhece como pecador não vai se reconhecer perdido, e como será achado? Essa éra a lição para os Fariseus; voltem como o filho pródigo que Deus já está esperando e correrá ao nosso encontro primeiro.
O interessante é das 2 primeiras parábolas é que a fala da Graça, semelhantemente Deus envoiu a luz que é Jesus para achar dracmas perdidas, pois Ele vê como algo especial, Ele nos ama, e se alegram os céus quando um pecador é salvo.
É como se Jesus tivesse mostrando que os Fariseus tinham seu negócios; ovelhas, lã, dracmas, salários e trabalho. E naquele momento o fato de ter publicanos e pecadores ouvindo Jesus, eram os negócios de Deus, Deus estava trabalhando, salvando.

"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?
E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". Lucas 15:8-10
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se". Lucas 15:7

Jesus comendo com pecadores é Deus salvando, trabalhando, pois Ele sempre trabalha, e até hoje. Mas quando Jesus foi enviado à terra era Deus arregaçando as mangas, como se fosse (Agora vou cumprir a jornada de trabalho que voces nao podem aguentar, Justiça para salvar).

Cantem juntamente de alegria, vocês, ruínas de Jerusalém, pois o Senhor consolou o seu povo, ele resgatou Jerusalém.
O Senhor desnudará seu santo braço à vista de todas as nações, e todos os confins da terra verão a salvação de nosso Deus. Isaías 52:9-10

Estamos no mundo mas não somos dele, ainda precisamos de arrependimento, mas depois que conhecemos Cristo, somos dracmas achadas por Ele.
Glória à Deus pela Graça e Paz de Cristo na comunhão do Espírito Santo.

Marcos servo de Cristo.

https://www.youtube.com/watch?v=sh4SKjahvB8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.