Tu me amas?

Este estudo surgiu após uma conversa com uma de minhas queridas irmãs em Cristo; a qual tenho muito respeito. Que Deus a abençoe e a todos que lerem este texto.
Graça e Paz de Cristo.
Marcos servo de Cristo.

Assunto: Democracia nas igrejas.

Quero deixar claro que esta exposição não pretende definir o termo democracia no sentido político; mas se é viável o uso da mesma na Igreja atual; para isso devemos observar se na Bíblia é mencionado a prática de algo parecido com ela na Igreja antiga.

Definição de democracia: "Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder  é exercido pelo povo através do sufrágio universal." (Retirado do site http://www.significados.com.br/democracia/ ).

Nesta breve definição notamos que para o contexto de Igreja atual, não seria uma boa idéia o "poder de escolha" na mão da maioria; pelo menos em alguns assuntos.
Pequenas decisões que envolvessem a maioria poderiam ter algumas votações; como por exemplo a cor que fosse pintada após uma obra (Fato ilustrativo).
Em questões de doutrina Bíblica a democracia poderia arruinar uma congregação, pois tudo que precisamos crer já está escrito.
Porém não devemos descartar todos os elementos da democracia; entendendo que para termos êxito como um grupo, não devemos analisar formas de governo, mas somente a Bíblia. Alguns elementos da democracia poderiam ser usados nas igrejas atuais; ou melhor, alguns pontos da democracia não deveria causar tanto medo em algumas lideranças.
O sufrágio universal (um dos pontos da democracia) é a "extensão do direito de voto a todos indivíduos considerados intelectualmente maduros". (Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Sufr%C3%A1gio_universal ).
Esta extenção de direito de voto teve início na Grécia, era praticada pelo império Romano em certo momento (Quando Pilatos antes da crucificação de Jesus deu o direito do povo de escolher, embora influenciado pelos líderes do templo MT 27.20 ).
O direito de voto também foi dado na escolha dos Diáconos em AT 6.2-4; ali os Apóstolos mandaram a Igreja escolher os Diáconos e orientaram quais qualidades e características Bíblicas eles deveriam ter.
No Antigo testamento Moisés atendia ao povo quando tinha fome e sede e orava à Deus, que fazia milagres.
Embora sendo vontade de Deus que o Reino fosse dividido, Roboão não deu o direito de voto aos povo que trabalhava duramente e pagou por isso.
Cabe relembrar que durante certo tempo o Papa achou que o povo não era capaz de interpretar a Bíblia nem de entende-la, e por isso expulsou Lutero que queria traduzi-la para o Alemão para que todos lessem. Alguns Papas tinham tanto medo da voz do povo, que não dava o direito de estudarem e tinha como base para a opressão uma heresia cahamda infalibilidade papal. (O que o Papa fala, tá falado!).
Por um lado a democracia não é totalmente viável para a igreja atual; porém mais perigoso que isso é o autoritarismo humano como vemos abaixo:

Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe.
Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja.
3 João 1:9-10

Que Deus nos livre de acharmos que estamos acima de erros.
Os apóstolos em Atos 15 dão um bom exemplo de como agir; dainte da Igreja em alvoroço e com dúvidas por causa dos Judaízantes convertidos, podemos ver:

Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés".
Os apóstolos e os presbíteros se reuniram para considerar essa questão.
Depois de muita discussão, Pedro levantou-se e dirigiu-se a eles: "Irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu dentre vocês para que os gentios ouvissem de meus lábios a mensagem do evangelho e cressem.
Atos 15:5-7

Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos.
Com eles enviaram a seguinte carta: Os irmãos apóstolos e presbíteros, aos cristãos gentios que estão em Antioquia, na Síria e na Cilícia: Saudações.
Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando suas mentes com o que disseram.
Assim, concordamos todos em escolher alguns homens e enviá-los a vocês com nossos amados irmãos Paulo e Barnabé,
homens que têm arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Atos 15:22-26

Notamos um certo interesse de ouvir a todos, e no final foram decidos três dogmas que são mais importantes de acordo com a Graça de Cristo. (Ler o Capítulo 15 todo).
Ao contrário disso existe o sufrágio restrito que é "quando o poder de participação se confere somente àqueles que preenchem certos requisitos econômicos, sociais e culturais." (Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Sufr%C3%A1gio_restrito ). Nisso foi tirado em certo momento o direito de voto das mulheres.
Algumas vezes é citado o fato no AT, quando o povo pede a Samuel um rei como sendo o início da democracia, porém lendo as escrituras, isso não é o que parece, ali ´erro do povo não era o fato de escolherem a democracia, aliás que no caso de Saul nem tanto democracia foi, mas sim no caso de Davi, o erro do povo ali foi o fato de quererem se igualar a outros povos:

Naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que vocês mesmos escolheram, e o Senhor não os ouvirá".
Todavia, o povo recusou-se a ouvir Samuel, e disseram: "Não! Queremos ter um rei.
Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas".
1 Samuel 8:18-20

Isto foi dito pelo povo após ouvir o que Deus tinha mandado Samuel dizer ao povo sobre os direitos que um rei ia cobrar deles.
A ordem de Deus sempre foi clara para os Reis do Antigo testamento; eles tinham que admnistrar justiça imparcialmente; mas na maioria das vezes não fizeram isso, em alguns casos Deus levantou o filho de um carpinteiro  e até um leigo boieiro e colhedor de sicômoros para advertir reis, sacerdotes e profetas parciais.
No AT vemos que as tribos eram representadas por Anciãos que no original hebraico diz alguém experiente e notamos Deus dizendo isso a Moisés:

Depois Deus disse a Moisés: "Subam o monte para encontrar-se com o Senhor, você e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta autoridades de Israel. Adorem à distância.
Êxodo 24:1

Essa era a ordem natural naquela época, e isso não impediu Israel de pecar.
A desordem nas instituições não se deve à forma de governo, mas sim ao pecado do ser humano, ao egoísmo.
Com isso vemos que nenhum tipo de sistema democrático ou não é ordenado por Deus para ser usado nas igrejas.
Porém uma coisa é certa:
Todos devem ser ouvidos, todos maduros (Biblicamente) devem participar, líderes devem ouvir mais seus liderados, não para satisfazer suas vontades, mas para refletir sobre si e sobre o grupo.

Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
João 21:16
Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.
Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.
Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.
1 Pedro 5:2-4

Apascentar; orientar, alimentar, cuidar, guardar, ouvir, amar.

Este texto é dedicado à líderes e chefes de famílias.

Marcos servo de Cristo.

Blog DespenseiroRJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.