Falsos profetas.

Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos! (2 Pedro 2:14).

O texto acima fala 3 características dos falsos profetas; não param de pecar, iludem instáveis que não conhecem as Escrituras e são levados por ventos de doutrina, e tem o coração exercitado ou "marombado" na ganância. A segunda carta de Pedro diz que surgirão falsos profetas; e cita o comportamento dos existentes que tentavam arrebanhar pessoas para si interessados em dinheiro.

Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça, (2 Pedro 2:15.

Eles estavam no meio das festas de fraternidade das igrejas e tinham uma séria de características, as quais devemos atentar para saber se não as temos e saber identifica-los quando os vermos.
1-Introdussem heresias secretamente (Sofisma; uma mentira camuflada com versículo isolado deturpado); 2-Exploram pessoas por causa da cobiça com histórias inventadas; 3-São voltados pros prazeres da carne; 4-Desprezam a autoridade da Palavra, de Deus e de homens (Uma espécie de anarquismo espiritual); 5-Desprezam a segunda volta de Cristo e o céu (Amam a terra); 6-São insolentes, arrogantes; 7-São libertinos e usam a liberdade cristã como pretexto; 8-Amam o dinheiro; 9-São núvens sem água (Sepulcro caiado); 10-Com palavras de vaidosa arrogância seduzem pessoas (Usam os prazeres da carne, o que os humanos desejam carnalmente como maioria para atrair multidões; SUS, ganhar na loto etc). Como lemos abaixo:

pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.
Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.
Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.
Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido.
Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama". (2 Pedro 2:18-22).

Lembramos também do texto abaixo que fala dos ímpios:

Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão.
Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra.
Por isso o seu povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se.
Eles dizem: "Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo? "
Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. (Salmos 73:8-12).

Deus nos livre disso. Em Cristo.

Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência,
pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado.
Se eu tivesse dito "falarei com eles", teria traído os teus filhos.
Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim,
até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios.
Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína. (Salmos 73:13-18).
Leiamos o Salmo todo.

Marcos servo de Cristo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.