Vencendo a auto sabotagem.

Esta tarde ao ver um aplicativo de uma Igreja Batista resolvi baixar. Quando acessei, um dos topícos era "Terças terapêuticas".
Então um alerta soou na minha mente pelo fato da mistura contemporânea de técnicas inúteis da Psicologia nas práticas das igrejas. Não que a Psicologia seja ruim, mas algumas teorias são suspeitas.
O palestrante falava sobre auto sabotagem; e como sou leigo em termos psicológicos, resolvi ouvir. Um dos exemplos usados para definir o problema foi o relato de uma mulher que ele atendeu; o homem disse:
"Ela tinha mania de falar muito para aproximar as pessoas mas as pessoas acabavam se afastando dela....sendo assim, o primeiro passo para lidar com a auto sabotagem (o fato das pessoas sabotarem a si mesmas) é o reconhecimento....reconhecer que estamos nos auto sabotando".
Nesta hora que ouvi isso naquele áudio eu perguntei para mim mesmo se eu não estava fazendo isso porque algumas pessoas acabam se afastando de mim. Eu parei de ouvir o áudio naquele momento porque notei que estava faltando informação ali no relato do psicólogo.
1-A mulher tinha afirmado que falava muito para aproximar pessoas ou ele chegou aquela conclusão por dedução psicológica?
2-Qual era o assunto que aquela mulher dizia quando "falava demais"?
Fiz esses questionamentos porque certa vez quando eu participava de um grupo de Whatsapp do coral de minha igreja, algumas pessoas falaram que os textos que eu escrevia estavam incomodando. Então eu perguntei; como se eles eram bíblicos?
Eu preferi ser excluído do grupo na época e continuar me auto sabotando; coisa que estou fazendo no momento, segundo a parte ruim da psicologia (digo isso para não condenar toda a psicologia porque nesta ciência também tem sua parte boa).
Algumas pessoas já me disseram que muitos se afastam de mim porque falo ou escrevo demais sobre a Bíblia; então eu pensei que é melhor continuar assim a respeito disso, porque passo grande parte do meu tempo lendo a Bíblia, e não vou mudar isso para assistir jogos de futebol somente para ter outro assunto para falar.
Aliás; conheço pessoas que falam pelos cotovelos sobre esporte, política, e até umas palavras feias, e mesmo assim a maioria gosta e ainda dizem "fulano é sincero, sem papas na língua"; e eu me pergunto se sincero é sinônimo de desbocado.
Eu reconheço que sou pecador; até reconheço que sou chato em falar demais da Bíblia, mas não vou abrir mão disso para ser popular e ter uns "amiguinhos" a mais.
É certo que também não quero me isolar; nem gosto de solidão, mas se Jeremias e João Batista se auto sabotavam, deixa eu ser um pouquinho parecido com eles então.
Por isso que eu digo que se alguém quiser ganhar meus ouvidos, fale da Bíblia, não me venha com teorias psicológicas que não cola.
Por fim vou citar a parte boa da psicologia;
Tenho uma amiga cristã e psicóloga que me ajudou muito; certa vez ou mencionei que algumas pessoas se afastavam de mim, e ela por não me conhecer profundamente me perguntou "Marcos; você é uma pessoa que é sincera demais, fala a verdade mesmo que contrarie a maioria?"....
Eu respondi que achava que sim, então ela disse "Marcos acostume-se com isso, a maioria das pessoas gostam de mentira".
É disso que falo irmãos; a Bíblia acima de tudo, e a parte boa da psicologia.

Marcos servo de Cristo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.