Alegria. Tenha sempre isso em mente, e nunca ficarás triste.

Este texto é uma resposta de oração:

Alguns dias atrás pedi em oração para que Deus não deixasse eu ficar triste, pois só o fato de ser salvo em Cristo já é suficiente para ser eternamente feliz.
Porém em oração reconheci, confessei e pedi que Deus tirasse a tristeza que as vezes me afligia.
Dias depois desta oração, quando minha mente humana já nem lembrava, orei e pedi para Deus por seu Espírito fazer eu compreender de forma prática a Escritura,
como costumeiramente oro e reconheço antes de ler.
E o texto que li foi Tiago capítulo 1; e ali 3 versículos Deus intensificou em mim:

1-O motivo da alegria:

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
Tiago 1:2-3

Motivo de grande alegria é o fato de passarmos diversas provações(dores);
e nos versos seguintes tem um ciclo que termina com Coroa da Vida que Deus dará ao que os amam.
Então pensei; se motivo de alegria é o que PaPai disse, porque tendemos a querer saciar falta de alegria em
qualquer outra coisa que não seja o fato de sofrer por, e sofrer em Cristo?

2-Gloriar-se em Deus perdendo ou ganhando:

O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.
E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo.
Tiago 1:9-10

Se tudo que não é Deus passa como a flor do campo, porque tendemos a ver o Evangelho como algo de conquista
humana ao invés de ver como caminho estreito?
Deus não tem obrigação de realizar meus sonhos, eu é que tenho que me agradar dEle.

3-O que é ser uma pessoa feliz.

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
Tiago 1:12

Lendo isso vemos que feliz é quem persevera na oração, e perseverar não é só ir na igreja; mas é obedecer a Deus pela Graça em Cristo,
seguir sua vontade, orar com as portas do quarto fechadas, pois essa oração é mais importante que as feitas em público, ler a bíblia em casa e
praticar no dia-a-dia; tudo isso é perseverar, mais que ir a igreja, e ir a igreja também é perseverar, amar ao próximo, manter-se incontaminado pelo mundo,
ou seja, Tiago 1.27.
Agora que já tinha visto o que é perseverar na provação, e o que é ser feliz, pois ser feliz é perseverar na provação;
perguntei-me o porque de acharmos que ser feliz é alguém que faz piada com todos, e é brincalhão, isso não é ser feliz; isso é traço de personalidade e muitas vezes euforia e estado de espírito passageiro.
Prefiro ficar com o que o PaPai me disse, ser feliz é aquele que persevera na provação, rindo ou chorando;
já ouvi muitas pessoas falarem sobre pessoas como um ator de uma emissora, frases do tipo "fulano é animado, transmite vida no olhar, põe as pessoas pra cima";
mas isso é ser feliz? não, isso é uma personalidade, não é pecado ser assim, mas infelizmente a concepção do que é ser feliz ta errada em muitas mentes.
Deus me respondeu que posso ir a entretenimentos, mas só como passeio, e não como lugar para se encontrar a felicidade; felicidade se acha na oração:

Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore.
Tiago 5:13

Sendo assim felicidade não esta nas pessoas ou juventudes extravagantes nem nos louvores pulantes, nem nos tremzinhos nem nos yuhuuu! Ser e fazer isso não é pecado, deixar de fazer também não é; ser feliz é perseverar na provação.
Sendo assim, também, felicidade não está nos lanchezinhos, isto é só confraternização, pecado também não é, mas as vezes não é comunhão.
Sendo assim, felicidade não se acha em cinema, em programas de humor no domingo a noite; as igrejas não precisam colocar louvores pulantes domingo a noite, coloquem domingo de manhã também, não precisa competir com o domingão do faustão,
isso não traz felicidade, a cultura brasileira diz que quem canta seus males espante; mas prefiro ficar com a voz de PaPai:

Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore.
Tiago 5:13

Então após ouvir a poderosa e simples voz de Deus na bíblia dizendo o motivo de alegria e o que é verdadeiramente ser feliz;
lembrei que uma vez quando tinha acabado de comprar meu carro, e bati acabando com a leteral dele, naquela época não tinha garagem e guardava
o carro em minha antiga igreja, e naquela noite o presbítero abriu a porta e conversou comigo, eu contei o ocorrido, e naquele momento,
eu não estava diante de um comediante de TV, estava diante de um homem de pouca instrução, homem de sofrimentos, muito simples, e com toda a simplicidade dele,
ele não imitou uma voz engraçada nem contou uma piada, mas vendo-me triste, porque eu estava mesmo, disse com a mão no meu ombro "calma, fica assim não irmão,
isso é só bem material".
E não é que aquilo naquele momento me consolou?
Resumindo, após este testemunho de oração respondida na Palavra, lembrei-me que no final daquela noite que li Tiago 1,
orei a Deus agradecendo pela Palavra, relembrei quando tinha batido com o carro, vi a ligação neste fato; e Deus me incomodou
dizendo que faltava algo na minha oração, que não era pra agradecer a leitura, mas também agradecer que Ele estava respondendo minha oração de semanas atrás.
Tenha sempre isso em mente, e nunca ficarás triste.

Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito.
Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;
em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns;
em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;
na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;
por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros;
como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos;
entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.
2 Coríntios 6:3-10

Isso Deus falou comigo primeiro, e que sirva pra muitos;
Marcos servo de Cristo.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.