Só vejo?.....Crendo!

"Cogito ergo sum" (Penso ou duvido, logo existo)-Frase de Renê Descartes; (1596-1650).
Este francês foi filósofo físico e matemático; e foi o precursor da filosofia moderna.
Uma das suas obras mais conhecidas foi o "Discurso do método", em 1637; e naquela época
a razão era o que mais influenciava as pessoas.
E neste contexto onde as pessoas queriam racionalizar tudo que estava à sua volta, foi oferecido por
Descartes um modelo de entender o mundo.
Sabemos que tais homens e tais movimentos culturais filosóficos agem nas artes como teatro, músicas e textos de livros;
e acaba influenciando todo o mundo, o que chamamos de modismo ou globalização.
Descartes acreditava que a razão devia liderar todas as áreas da vida humana para libertar-nos do que chamava de dogmatismo.
Dogmatismo era usado para definir tudo aquilo que era considerado como verdade absoluta; e desta forma assim ele expôs para várias pessoas o que ele
tinha como verdade absoluta para ele, e que mais tarde ser tornou o dogma racionalista.
A base do discurso do método é a experiência pessoal, o que entendemos como tudo aquilo que tem contato com um de nossos 5 sentidos.
Descartes queria provar a existência de Deus através da ciência e de evidências; através de uma investigação, ele era católico e também fazia duras críticas ao sistema de ensino nas escolas.
Em um de seus livros Descartes afirma:

"2ª Prova a posteriori pela causalidade das ideias.
“Assim, dado que temos em nós a ideia de Deus ou do ser supremo, com razão podemos examinar a causa por que a temos; e encontraremos nela tanta imensidade que por isso nos certificamos absolutamente de que ela só pode ter sido posta em nós por um ser em que exista efectivamente a plenitude de todas as perfeições, ou seja, por um Deus realmente existente. Com efeito, pela luz natural é evidente não só que do nada nada se faz, mas também que não se produz o que é mais perfeito pelo que é menos perfeito, como causa eficiente e total; e, ainda, que não pode haver em nós a ideia ou imagem de alguma coisa da qual não exista algures, seja em nós, seja fora de nós, algum arquétipo que contenha a coisa e todas as suas perfeições. E porque de modo nenhum encontramos em nós aquelas supremas perfeições cuja ideia possuímos, disso concluímos correctamente que elas existem, ou certamente existiram alguma vez, em algum ser diferente de nós, a saber, em Deus; do que se segue com total evidência que elas ainda existem.”
(Descartes, Princípios da Filosofia, I Parte, p. 64.)
3ª Prova a posteriori baseada na contingência do espírito
“Se tivesse poder para me conservar a mim mesmo, tanto mais poder teria para me dar as perfeições que me faltam; pois elas são apenas atributos da substância, e eu sou substância. Mas não tenho poder para dar a mim mesmo estas perfeições; se o tivesse, já as possuiria. Por conseguinte, não tenho poder para me conservar a mim mesmo.
Assim, não posso existir, a não ser que seja conservado enquanto existo, seja por mim próprio, se tivesse poder para tal, seja por outro que o possui. Ora, eu existo, e contudo não possuo poder para me conservar a mim próprio, como já foi provado. Logo, sou conservado por outro."
(Descartes, Oeuvres, VII, pp. 166-169.)

A parte mais interessante foi que a prova da existência de Deus encontrada por Descartes foi uma concepção interior.
O fato de Descartes ter dito que seu discurso do método era somente uma fábula; não foi isso que aconteceu, pois percebemos a influência deste pensamento em nossos dias.
Aparentemente notamos que nossa sociedade foi influenciada pela pior parte do pensamento de Descartes; o "cogito' baseado no racionalismo como ponto principal.
O pior em nossos dias não é o duvidar; mas sim a ausência do acreditar.
Vemos em nossos dias a exaltação da probabilidade, estatística e do racionalismo; porém o exaltar destas coisas não ameniza o mal que aflige a humanidade;
e este maior mal é a ausência do crer.
Certo homem que viveu antes de Descartes, chamado Anselmo de Cantuária (1033-1109); também escreveu sobre a razão da existência de Deus, porém sem equações.
Anselmo não exaltou a dúvida nem teve como base a "experiência pessoal" como Descartes no discurso do método; a base de Anselmo fica clara no seguinte trecho de seu livro:

"E agora, ó homenzinho, foge um momento às tuas ocupações, escondete
um pouco dos teus pensamentos tumultuosos. Atira fora agora os
teus pesados cuidados e deixa para depois os teus laboriosos trabalhos.
Reserva um pouco de tempo para Deus e repousa n’ele por instantes.
“Entra na cela” da tua alma, expulsa tudo, excepto Deus e o que te ajuda
a procurá-lo; “fechada a porta”, procura-o!(Mateus 6.6) Diz agora, “ó meu coração”
todo, diz agora a Deus: “Busco o teu rosto, O teu rosto, Senhor,
eu procuro.”(Salmo 26.8).
E agora, pois, tu Senhor meu Deus, ensina o meu coração onde e
como te procurar, onde e como te encontrar. Ó Senhor, se tu não estás
aqui, onde te buscarei, ausente? E se tu estás em toda a parte, porque
não te vejo eu presente? Mas certamente tu habitas “a luz inacessível”3(1 Timóteo 6.16).
(Páginas 8-9 de Proslogion seu Alloquium de Dei existentia-anselmo de Cantuária).

Anselmo não rejeitava a razão; ele apenas pensava da seguinte forma como é o título de um de seus livros;
"Fides quaerens intellectum-Crer para compreender-Anselmo".
Isso porque Deus e a fé estão acima do limitado intelecto humano.
Nesta parte do livro de Anselmo (que foi escrito antes do método de Descartes), entendemos que descartes basicamente falou a mesma coisa a respeito de Deus:

"Nós acreditamos, com efeito,
que tu és “alguma coisa maior do que a qual nada pode ser pensado”.
Será que não existe uma tal natureza, uma vez que o “insensato disse
no seu coração: ‘Deus não existe’ ”? (Salmo 13.1  Romanos 3.10-12) Mas certamente este mesmo
insensato, quando ouve isto que eu digo – ‘alguma coisa maior do que
a qual nada pode ser pensado’ –, compreende o que ouve, e o que ele
compreende existe na sua inteligência, mesmo se ele não compreende
que isso existe <na realidade>."
(Página 12 de Proslogion-Anselmo de Cantuária).

Atualmente muitos de nós já ouvimos um apresentador de TV e empresário dizer a seguinte frase:
"Só acredito?.....vendo!". Este apresentador fazia a pergunta e a plateia respondia.
E se invertermos a frase dizendo Só vejo?.....Crendo! Como Anselmo pensava?
Pesquisar e investigar não é proibido; mas é de suma importância o local que iremos fazer e o que será o ponto alto na pesquisa.

No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos.
Daniel 9:2

Daniel investigou na Bíblia.

Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.
Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,
pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.
Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,
procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.
1 Pedro 1:6-11

(Mesmo não o tendo visto, vocês o amam); como podemos explicar de forma racional isso? Desta forma:

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1

A fé é a prova das coisas que não vemos; a fé que está dentro de nossos corações, uma convicção de coisas que não vemos; explicável segundo o método racional de Descartes.

Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.
Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".
Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.
Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.
João 20:24-31

Felizes os que creem em Jesus mesmo sem te-lo visto com olhos humanos.
Recentemente fui sincero numa oração com Deus quando pedi mais fé; sempre devemos pedir mais fé.
Na oração relatei que ha alguns dias atrás estava debatendo com pessoas que não acreditavam em Cristo;
e neste debate pude ver que não importa quão inteligente o argumento for, se alguém estiver decidido a não crer.
Por isso não é por força, mas pelo Espírito de Deus que as pessoas se rendem a Verdade que é Jesus.
Depois dessa oração de confissão, li os texto Bíblicos mencionados nas linhas acima, e pude aprender que
quando um descrente perguntar porque cremos em Deus não devemos explicar arqueologicamente com achados do mar morto.
Não tentemos responder com intelecto humano, nem com oratória, nem com equações.
O que aprendi é que a maior prova da existência de Deus, tanto pra mim, quanto para um descrente é o Cristo relatado na bíblia e a fé em Cristo que há dentro do coração dos crentes.
Alguma ciência humana já consegui decifrar completamente o DNA?
Já conseguiram medir a extensão do céu?
Certamente não; mas sabemos que o DNA e o céu existem.
Tentemos explicar o amor de Deus, agora façamos o seguinte; peguemos uma fita métrica, e tentemos explicar isso:

Assim diz o Senhor, aquele que designou o sol para brilhar de dia, que decretou que a lua e as estrelas brilhem de noite, que agita o mar para que as suas ondas rujam; o seu nome é o Senhor dos Exércitos:
"Somente se esses decretos desaparecerem de diante de mim", declara o Senhor, "deixarão os descendentes de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre".
Assim diz o Senhor: "Se os céus em cima puderem ser medidos, e os alicerces da terra embaixo puderem ser sondados, então eu rejeitarei os descendentes de Israel, por causa de tudo o que eles têm feito", diz o Senhor.
Jeremias 31:35-37

E mais isso, se a fita métrica der:

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,
para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,
possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
Efésios 3:16-21

E se depois disso tudo ainda existir uma dúvida?
Pois o racionalismo descontrolado é assim.
Se restar alguma dúvida, lembremos de um comediante que dizia "psit; aguarde e confie".
Mas principalmente lembremos disso:

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
1 Coríntios 13:8-13

Para entender esse Deus não precisamos de estatísticas, precisamos somente crer em Jesus.

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Salmos 91:7-10

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Muitos não acreditarão, mas quem ouvir e crer na mensagem do Evangelho será salvo.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
João 3:16-18

Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,
pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.
1 Pedro 1:8-9

Marcos servo de Cristo.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.