O Credo Niceno, observado em nossos dias.

ORIGEM:
O Credo Niceno deriva-se do credo de Nicéia (composto pelo Concílio de Nicéia (325 AD), com pequenas modificações efetuadas pelo Concílio de Calcedônia (451 AD) e pelo Concílio de Toledo (Espanha, 589 AD). Este credo expressa mais precisamente a doutrina da Trindade, contra o arianismo. [1] Eis o texto do Credo de Nicéia, conforme aceito por católicos e protestantes:

TEXTO:
Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho [2] , que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo a ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro. [3]

NOTAS

* Extraído de Paulo Anglada, Sola Scriptura : A Doutrina Reformada das Escrituras (São Paulo: Os Puritanos, 1998), 179-80.

[1] Doutrina de Ario (primeira metade do século IV), segundo a qual Cristo não é eterno, mas o primeiro e mais perfeito ser criado.

[2] Esta frase (tradução do termo latino filioque ) foi adicionada pelo Concílio de Toledo (da igreja ocidental).

[3] Traduzido de Schaff, Creeds of Christendom , 25-29. citado por A. A. Hodge, Outlines of Theology , ( Edinburgh, & Pennsylvania: The Banner of Truth Trust, 1991), 116-117 e Epifânio, Ancoratus c. 374 AD, 118 (citado por Henry Bettenson, Documentos da Igreja Cristã, 56).
Fonte: http://www.monergismo.com/textos/credos/credoniceno.htm

O credo Niceno tem referências Bíblicas, essa é uma delas:

Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.
1 Timóteo 3:16

Este credo vinha na ultima página das Bíblias mais antigas; alguns fatos nos levam a entender que a forma de entendimento de muitas denominações modernas está diferente; e a função dos credos
é resumir um conjunto de princípios bíblicos e combater os enganos.
Nos dias atuais seriam interessantes alguns apontamentos(entre parênteses):

Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo (o qual se revela para nós na bíblia sendo assim diferente dos atores e quadros que vemos hoje em dia), o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo, da Virgem Maria(A qual foi mãe de Jesus em forma humana, e não mãe de Deus), e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos(E quando Ele voltar, todo olho verá, como ele mesmo descreveu no Evangelho de Mateus), e seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador(Que habita em todo aquele que confessa Jesus como salvador; embora cremos em dons espirituais, não damos enfase ao dom de línguas submetendo-o e dizendo que só o tem quem fala em línguas, mas temos como maior evidência os frutos do Espírito como sinal daqueles que o são habitados por Ele, ler Tito 2.11-15), que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica(Que não se resume a edifício de concreto nem em denominações, e nem por isso cometo pecado deixando de congregar, mas comungo com irmãos que reconhecem os apóstolos bíblicos, e não aqueles que se intitulam apóstolos ou super-apóstolos), reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo (em prática piedosa) a ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro(que não será implantação política de anti-cristo, mas a nova Jerusalém descrita em Apocalipse).
Marcos servo de Cristo.






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