Deus é Deus até debaixo dágua.

O período era de crise e fome em Israel; e por causa disso um homem com sua mulher, e dois filhos foram viver durante algum tempo nas terras de Moabe.
De acordo com Isáias 16, podemos notar que a terra de Moabe era conhecida por sua fertilidade e prosperidade.
E lá naquela terra estrangeira faleceu aquele homem e seus dois filhos; só restando a mulher que se chamava Noemi, junto com soas 2 noras, ou seja 3 viúvas.
Quando Noemi soube que Deus veio em auxílio de seu povo Israel dando-lhe alimento, resolveu voltar com suas noras para lá.
Uma das noras após ter sido liberada por Noemi voltou para Moabe, porém a outra que se chamava Rute, movida por amor foi para Israel com Noemi, e deu esta linda declaração de fé:

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!
Rute 1:16

Deus que é bom até debaixo dágua, ou até na pobreza e falta de esperança, mudou não somente a situação de Israel, mas também de Rute e Noemi através de Boaz que era o parente mais próximo de seu marido.
Naquela época, de acordo com o livro de Levíticos, o parente mais próximo com condições poderia comprar (ou resgatar) a propriedade ou a vida de uma pessoa que caiu em miséria e pobreza.
Mais uma vez Deus fez o impossível; ali também estava a genealogia terrena em que nasceu Jesus posteriormente, como vemos no final do livro de Rute.
Deus gosta de nos surpreender, Deus é surpreendente e age em Histórias como a de Tamar.
Deus não precisa da moral humana; per isso enviou Jesus para pagar para Ele mesmo o preço dos nossos pecados que nos levaria para o inferno.
Jesus é nosso Resgatador.
Deus não precisa de uma terra fértil como Moabe para sustentar seu povo, pois no final Noemi foi socorrida numa terra que antes era pobre (Rute 1.1);
Belém de Judá; Belém quer dizer casa do pão.
Não importa nossa situação atual; nosso socorro não virá de Moabe (terra de fertilidade e prosperidade).
Nosso socorro não virá de denominações que prometem prosperidade; não deixemo-nos enganar.
Não estamos á procura da "prosperidade de deus"; ou seja (Moabe).
Estamos á procura do Deus que salva o pobre pecador; ou seja (Belém de Judá, casa do pão, onde nasecu Jesus, o Pão da vida).
A prosperidade se pode achar em qualquer lugar, até em Moabe; mas Resgate da morte eterna só em Jesus que morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia.

E Noemi exclamou: "Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso com os vivos e com os mortos! " E acrescentou: "Aquele homem é nosso parente; é um de nossos resgatadores! "
Rute 2:20

Atualmente não precisamos só de bens materiais ou prosperidade financeira; precisamos de salvação eterna, e essa fome espiritual só um pode saciar:

Declarou-lhes Jesus: "Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu.
Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo".
Disseram eles: "Senhor, dá-nos sempre desse pão! "
Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.
João 6:32-35

Marcos servo de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profeta ou vidente?

Exortar é julgar?

Kai conjunções.