Profeta ou vidente?

( Antigamente em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: "Vamos ao vidente", pois o profeta de hoje era chamado vidente. )
1 Samuel 9:9-10

Analisando o texto original hebraico; notamos que existem duas palavras muito importantes.
A primeira é Roeh que ocorre 6 vezes no Antigo Testamento, e significa vidente, ou visão, ou aquele que vê.
A segunda é Nabi que ocorre 316 vezes no antigo Testamento, e significa porta-voz, ou alto falante, ou profeta.
Antigamente quando alguém ia consultar a Deus dizia:
Vamos ao Roeh, ao vidente, àquele que pode enxergar se nos daremos bem em nossas pretensões egoístas.
O porta-voz de Deus(Profeta), ou seja, aquele que comunicava a voz de Deus que serviria para exortar e consertar o caminho do povo,
estava sendo resumido(minimizado) somente àquele que poderia os mostrar um futuro promissor egoísta ou seja, um vidente.
Atualmente como seres humanos procuramos a Deus somente para saber se vamos nos dar bem futuramente, queremos ver o futuro, quem sabe até ganhar na loteria.
Dificilmente procuramos a Deus para ouvir seus conselhos repreensões e direção.
Hoje existem videntes e profetas.
Profeta não é somente aquele que diz o futuro, mas sim aquele que diz o que Deus disse que vai acontecer no futuro ou presente.
Concluindo, aquele que diz o que está na Bíblia; de acordo com a sã doutrina, com o Evangelho de Cristo.
Lamentavelmente muitas denominações e homens estão se tornando parecidos com pessoais e locais onde se faz previsões.
O trecho bíblico acima fala de quando o servo de Saul e ele foram perguntar a Samuel onde estava a junta de jumentos do pai de Saul que tinham fugido;
e Samuel, verdadeiro profeta que era, primeiro falou do plano que Deus tinha na viada de Saul e ungiu com óleo para ofício de rei, e só depois "passou a visão"
dizendo que as jumentas já tinham sido encontradas.
Qual é melhor ouvir os planos que Deus tem para nós ou ter a visão de onde está nossa fonte de lucro e prazer humano?

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".
Mateus 6:19-34

Marcos servo de Cristo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exortar é julgar?

Kai conjunções.